Diabetes

Diabético pode comer queijo?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A dieta do diabético pode ser bastante restritiva, e excluir uma série de alimentos: mas será que o queijo é um deles? Afinal, o diabético pode comer queijo ou não?

Essa dúvida vem muito da falta de informação sobre alimentos no geral, e principalmente sobre a diabetes e seu tratamento. Mas saiba que o queijo é uma ótima fonte de energia, e que ele pode ser uma peça chave no cardápio de muitas pessoas, diabéticas ou não.

Então, a seguir vamos conhecer melhor este alimento e descobrir se ele pode ser incluído na dieta do diabético, além de conhecer os benefícios do queijo para a saúde dessas pessoas. 

Nutrientes do queijo

Apesar das diferenças nos sabores e texturas, os queijos têm algumas características nutricionais em comum, como:

  • São ricos em proteínas
  • Têm grandes quantidades de cálcio
  • Contém boas quantidades de algumas vitaminas, como A, B2, B9, B12 e D
  • Não contém grandes quantidades de carboidratos.

Mas existem diferenças também, principalmente no teor de gorduras saturadas e na quantidade de calorias.

continua depois da publicidade
Queijos magros são as melhores opções para qualquer pessoa

Por isso, incluir queijos magros na dieta pode ser uma excelente forma de aumentar a ingestão desses nutrientes, sem prejudicar a contagem de calorias diárias.

Pessoas com diabetes podem comer queijo?

Antes de responder a essa pergunta, é vital entender o que é a diabetes:

  • Diabetes tipo 1: uma doença autoimune que ataca as células do pâncreas, fazendo com que o órgão pare de produzir insulina
  • Diabetes tipo 2: nesse tipo, o fator principal da doença é a resistência à insulina, que faz com que o organismo não reaja de forma adequada ao hormônio.

Então, nos dois casos, a pessoa passa a sofrer com o aumento dos níveis de glicose no sangue, principalmente após comer alimentos ricos em carboidratos. 

Então, como o queijo é um alimento pobre em carboidratos, diabéticos sim comê-lo, lembrando sempre que a moderação é o fator mais importante para manter a saúde.

continua depois da publicidade

Assim, o ideal é sempre selecionar o tipo de queijo de acordo com as informações nutricionais, e dar preferência àqueles com baixo teor de gorduras. 

Veja também: Calorias do queijo – minas, branco, coalho, mussarela e mais

Outras questões importantes para quem tem diabetes

Apesar de o controle dos níveis de açúcar no sangue ser a mais importante para o controle da diabetes, existem outros fatores que devem ser analisados, para prevenir o aparecimento de outros problemas de saúde. São eles:

A questão das gorduras

A diabetes é um dos principais fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares como: 

  • Infartos
  • Acidentes vasculares cerebrais (AVC)
  • Tromboses, especialmente das pernas
  • Aneurismas.

Por isso, é aconselhável evitar o colesterol alto, além de também controlar os níveis de triglicérides no sangue. E a forma mais comum de fazer isso é diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, como é o caso de alguns queijos.

continua depois da publicidade

Então, embora as gorduras provenientes dos produtos laticínios possam ser consumidas moderadamente, as gorduras insaturadas presentes em alimentos como nozes, sementes, abacate e alguns tipos de peixe constituem alternativas mais saudáveis.

A questão do sódio

Outro ponto importante a se prestar atenção é a quantidade de sódio presente nos queijos, que também pode afetar pessoas que têm problemas como a hipertensão.

Por exemplo, enquanto 30 g de queijo mussarela da marca Tirolez apresenta 118 mg de sódio, 30 g de queijo cheddar da marca Frimesa contêm 221 mg e uma porção de 30 g de queijo provolone da marca Quatá possui 260 mg do mineral.

Com isso, além de escolher um queijo com poucas calorias e baixo teor de gorduras saturadas, o ideal é que o diabético também opte pelo queijo que apresente a menor quantidade possível de sódio.

Benefícios do queijo para quem tem diabetes

Existem alguns benefícios que o queijo pode fornecer a diabéticos

Dizer que o diabético pode comer queijo apenas moderadamente não significa que ele tenha necessariamente que ser excluído. Até porque ele pode trazer alguns benefícios, como veremos a seguir:

continua depois da publicidade

1. É fonte de cálcio

O queijo e outros produtos laticínios fornecem boas quantidades de cálcio, que é um nutriente essencial para a construção de ossos e dentes.

Por isso, incluir laticínios do dia a dia pode ajudar a prevenir problemas como a osteopenia e a osteoporose.

2. Ajuda a controlar a glicemia

Um artigo divulgado no periódico Nutrición Hospitalaria demonstrou que consumir pelo menos três porções de laticínios por dia pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, o que melhora o controle de açúcar no sangue.

Além disso, os queijos geralmente são ricos em proteínas, que contribui para o seu baixo índice glicêmico, e ajuda a equilibrar os picos de açúcar no sangue que são desenvolvidos quando se consome carboidratos.

3. Aumenta a saciedade

O alto teor de proteínas do queijo pode ajudar a controlar a ingestão de calorias, uma vez que ele aumenta a sensação de saciedade.

Dicas e cuidados

Pessoas com diabetes devem ser acompanhadas por profissionais especialistas no assunto, como médico e nutricionista, para entender como deve ser feito o tratamento com medicamentos e dieta.

Isso é fundamental para que as dúvidas sobre o controle do problema sejam todas resolvidas, e assim se tenha o melhor tratamento possível.

Além disso, é importante ressaltar que este artigo serve apenas para informar, e jamais pode substituir as recomendações profissionais e individualizadas do médico e do nutricionista.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já ouviu falar que diabético pode comer queijo? Possui essa condição e costuma comer queijo com frequência? Comente abaixo!

5 de 5 (4 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Depois que comecei a comer ameixas passei a arriar um barro legal.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde,queria que esta mensagem alcance á dra patrícia Leite.Estou pré diabética (6)de glicemia, e colesterol alto.Será possível ela me dar uma tabela de composição nutricional? Tenho 67 anos de idade. Ficaria muito grata se ela me ajudasse! Obrigada 👊

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Diabético tem que parar de comer qualquer tipo de pão, mesmo integral, que a mistura de farinha comum com outra farinha, rico em carboidratos refinados que são um veneno, sobretudo para os diabéticos

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Como uma fatia de queijo fresca pela manhã acompanhado de 1 fatia de pão de forma integral. E aí?
    Obrigado.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite