Varizes

Dicas de Exercícios Para Tratamento de Varizes

Acredita-se que os exercícios físicos sejam adotados pela maioria para conquistar um corpo perfeito e delineado. Atualmente, isso está mudando, e o que tem se popularizado é o uso dessas atividades físicas para o bem estar de cada um, para manter o corpo sempre equilibrado e saudável. O que deve ser priorizado é o estilo de vida saudável, e isso está evidente nos hábitos e buscas das pessoas para conquistar melhor condicionamento físico. Dentre os benefícios, sua vida pode ter qualidade superior ao adotar os exercícios para tratamento de varizes. Eles são fáceis e se realizados de forma correta, podem ser realizados em casa.

O que são varizes

São veias dilatadas, alongadas que são formadas pela dificuldade do retorno do sangue dos membros inferiores ao coração. A formação de varizes pode ter resultado de diversos fatores: genética, tratamentos de reposição hormonal, sedentarismo, obesidade, tabagismo, uso de anticoncepcional e até gravidez. Aquelas pessoas que permanecem longo tempo em pé ou muito tempo sentado devem buscar alternativa, pois possuem grande probabilidade de desenvolverem essa doença.

Principais Sintomas

Os sintomas iniciais são a sensação de peso e cansaço sobre as pernas; inchaços são comuns, principalmente na região do tornozelo. Em seguida, pode-se destacar queimações e essas reações se intensificam com altas temperaturas, períodos que antecedem e durante a menstruação e na gravidez, que alertam para a necessidade do tratamento de varizes.

Como evitar

As varizes podem ser evitadas com hábitos saudáveis. É ideal manter-se sempre no peso ideal, buscar uma alimentação saudável e equilibrada. O uso de sal deve ser dosado. É importante não manter as pernas cruzadas enquanto estiver sentado. Os exercícios físicos devem ser conciliados com a rotina diária. O uso de meias elásticas também é indicado.

Posso fazer musculação?

Muito se fala sobre a utilização de musculação para tratamento de varizes. O maior fator para a formação dos vasos é a dificuldade da circulação do sangue, então, se você adotar exercícios que exijam condicionamento de seus membros inferiores, só estará adquirindo benefícios.

A musculação é um dos exercícios para tratamento de varizes. É importante reconhecer os próprios limites, pois exigir mais que seu corpo pode oferecer, é só um risco a mais para as varizes. Então, busque uma avaliação e acompanhamento para que usufrua apenas dos pontos positivos da musculação.

Exercícios aeróbicos

Podemos notar que é fundamental manter os membros em movimento, assim, a probabilidade de surgir varizes é reduzida. Os exercícios aeróbicos são as opções mais simples para iniciar a prática de exercícios para tratamento de varizes. Essas atividades podem proporcionar uma melhora no sistema circulatório das pernas, o que pode reduzir os inchaços e melhorar o condicionamento físico. Busque fazer caminhadas, suba escadas, escolha movimentar-se um pouco mais no cotidiano.

Spinning

Pedalar pode ser a opção ideal para você manter suas pernas em movimento e com circulação ativa. Sabe-se que em casos de inchaços é indicado elevar as pernas, para que assim o sangue circule de forma eficiente entre membros inferiores e coração. Então, uma opção saudável é a simulação de pedaladas com as pernas para o ar, você melhorará o condicionamento de suas pernas e poderá utilizar como tratamento de varizes.

  • Deite-se no chão e apoie as mãos ao lado do corpo.
  • Eleve as pernas ao ar, simule pedaladas como se estivesse em uma bicicleta.
  • Tente manter as pernas no alto, isso proporcionara uma circulação melhor e ainda poderá tonificar o abdômen.

Levantamento de pernas

Esse exercício não objetiva tonificar músculos ou ganho de massa, muito pelo contrario, é um exercício funcional voltado para melhorar o seu sistema circulatório nos membros inferiores, e assim reduzir os desconfortos causados pelas varizes.

  • Deite-se no chão e apoie as mãos ao lado do corpo ou sob os glúteos.
  • Estique as pernas sobre o chão.
  • Eleve uma perna de cada vez calmamente.
  • Eleve a perna a fim de formar um L entre perna e tronco.
  • Mantenha a perna estendida ao ar até que se sinta confortável.
  • Retorne com a perna ao solo e repita o movimento com a outra perna.
  • Repita quantas vezes se sentir confortável.

Flexão de joelhos e tornozelos

Esse exercício para tratamento de varizes exige um pouco mais de condicionamento, então é fundamental que você reconheça seu condicionamento, não force seu corpo a realizar movimentos não adequados para o seu condicionamento físico.

  • Deite-se no chão e apoie as mãos ao lado do corpo.
  • Eleve os joelhos até a altura do peito.
  • Mantenha a panturrilha dobrada até abaixo.
  • Movimente os joelhos enquanto se mantém nessa posição.
  • Não permita que os seus pés se suspendam livremente.
  • Faça as repetições de acordo com o seu condicionamento e alternando as pernas.

Adutor de coxas

  • Deite-se e mantenha a coluna e a cabeça bem apoiadas no chão.
  • Eleve as pernas, deixando os joelhos um pouco flexionados e a sola dos pés paralela ao teto.
  • Deixe as pernas unidas e faça movimentos lentos abrindo e fechando-as.

Corrida estacionária

  • Deixe as pernas paralelas e os braços flexionados ao lado do corpo.
  • Simule o movimento de uma corrida, só que sem sair do lugar.
  • Levante os calcanhares em direção ao bumbum.

Abdominal infra

  • Deite-se em um colchonete.
  • Estique seus braços e posicione–os embaixo das suas costas com as mãos embaixo dos glúteos, deitando sobre eles.
  • Então levante suas pernas esticadas até realizar um ângulo de 90º entre elas e seu tronco.

Quais destes exercícios para tratamento de varizes parece o mais complicado para você? Você já testou algum diferente? Comente abaixo sua experiência!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


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2 comentários

  1. Eny Muniz Da silva Ferreira

    Pratico corrida, mas ultimamente não tenho praticado direito porque comecei a sentir uma dor em todo o pé direito e peso nas pernas. Já tomei uma pancada de anti-inflamatórios, usei várias pomadas para dor e não melhora! O que pode ser isso? O que faço?

    • OLÁ Eny.
      Vc pode estar com uma fascite plantar – geralmente isso se dar por overtraining ou tênis indevido.
      Consulte um ortopedista. Até lá suspenda os treinos para a inflamação regredir e faça crioterapia (aplique gelo por 20′ na região, aguarde 40′ e repita – cerca de 2 x dia).

      Boas melhoras!
      Carla Maria Quandt
      Educadora Física
      CREF/SC 11032-G

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