Tipos de Dieta

Dieta para secar a barriga rápido – Alimentos e dicas

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A dieta para secar a barriga rápido envolve mais do que uma alimentação saudável.

Para atingir este objetivo, é preciso escolher bem os alimentos consumidos, além de focar em exercícios específicos para tonificar os músculos.

Então a seguir você aprenderá mais sobre a dieta para secar a barriga rápido, seus alimentos, dicas e muito mais.

Exemplo de dieta para secar a barriga rápido

Dia 1
  • Café da manhã: 1 copo de vitamina de frutas (1 copo de 200 ml de água-de-coco + ½ maçã + ½ pera + 3 folhinhas de hortelã + 1 fatia de mamão + 1 col./sopa de linhaça).
  • Lanche: 1 suco de açaí com morango ou 1 tigela pequena de açaí com banana ou 1 porção média de salada de frutas.
  • Almoço:
    Em casa: 3 col. (sopa) de arroz integral + 3 colheres de sopa de brócolis cozidos no vapor + 1 filé de peixe grelhado + Salada verde bem variada à vontade.
    – Fora de casa: Tapioca salgada ou sanduíche natural (de frango, atum ou ricota no pão integral, sem maionese). Se for a um restaurante, peça um peixe grelhado com salada ou legumes no vapor.
  • Lanche da Tarde: 1 copo (200 ml) de suco de melancia com hortelã ou 1 copo de suco de laranja ou 1 maçã ou 1 pera.
  • Jantar: Salada grande de folhas verdes + frutas + oleaginosas + 1 lata de atum light, acompanhada de 2 torradas integrais temperadas com azeite extravirgem e semente de linhaça.
  • Ceia: Shake de chá-verde (200 ml) + abacaxi (2 fatias) + hortelã (3 folhinhas). Bata tudo no liquidificador com gelo. Além de refrescante, rejuvenesce, ajuda a emagrecer e desincha a barriga
Dia 2:
  • Café da manhã: ½ papaia com farinha de linhaça + 1 xícara de chá de hortelã + 1 torrada integral com geleia de frutas vermelhas
  • Lanche: 1 suco de laranja, ou suco de melão
  • Almoço:
    Em casa: 1 concha de lentilha + 2 colheres de sopa de arroz integral + 1 berinjela refogada com quinoa e cheiro-verde + Salada verde à vontade.
    – Fora de casa: 1 sanduíche (pão integral, atum light, requeijão light e cenoura ralada) ou peixe assado com batata.
  • Lanche da tarde: 1 taça de salada de frutas com granola ou 1 tigela pequena de açaí com banana ou 1 copo de suco de abacaxi com hortelã ou 1 copo de suco de frutas vermelhas.
  • Jantar: 1 filé de peixe ou frango grelhado + 4 colheres de sopa de cenoura e brócolis cozidos ou salada de alface americana, tomate, cenoura, uva passa e kiwi temperadas com azeite.
  • Ceia: 1 xícara de chá verde gelado batido com 10 amoras ou 10 morangos.

Coisas para evitar ou consumir com cuidado

  • Bebida com gás: Refrigerante de todos os tipos, inclusive água com gás, alteram a mucosa intestinal, causam o desequilíbrio da flora e estufam a barriga;
  • Doces, pães e biscoitos feitos com farinha branca: Esses alimentos têm alto índice glicêmico, que aumentam o acúmulo de gordura abdominal;
  • Alimentos embutidos como salsicha, linguiça, salame e mortadela: Todos eles contêm muito sódio, que provoca ou aumenta a retenção de líquidos e o inchaço;
  • Pular refeições: Isso faz com que você fique com mais fome no final do dia.
  • Bebida alcoólica em excesso: Álcool tem grandes quantidades de calorias e quase sempre vem acompanhado de petiscos calóricos;
  • Excesso de produtos light e diet: Estas versões geralmente contêm grandes quantidades de adoçantes artificiais, o que pode desencadear problemas no metabolismo, aumentando os estoques de gordura.

Dicas para secar a barriga rápido

Veja a seguir algumas dicas que vão garantir que você possa perder gordura abdominal:

1. Mastigue bastante a comida

A digestão começa na boca, e sem mastigação adequada, a comida não é bem digerida. Comida bem digerida significa menos gás, inchaço e gordura no corpo.

Além disso, mastigar bem os alimentos também significa que você está prestando mais atenção ao que você come, o que ajuda a melhorar a consciência alimentar e a aumentar a sensação de saciedade.

2. Faça intervalos de 3 horas entre as refeições

Se você comer de três em três horas irá evitar a compulsão alimentar e ainda irá estimular o metabolismo. Mas lembre-se que os lanches feitos nos intervalos das refeições de uma dieta para secar a barriga rápido devem conter proteínas e ser saudáveis.

3. Evite os carboidratos simples

Já foi demonstrado em estudos que o consumo excessivo de carboidratos simples, ou açúcares, faz com que o corpo aumente o acúmulo de gordura.

Assim, uma dieta que seja pobre em açúcar evita que isso aconteça, além de ajudar a queimar as reservas de gordura já existentes.

Portanto evite os carboidratos simples e escolha os carboidratos certos (os saudáveis).

4. Diminua o consumo de sal

Um dos culpados de fazer sua barriga inchar pode ser o sal de sua dieta. Isso acontece porque o sódio em excesso faz com que o corpo retenha líquidos.

Assim, uma boa opção para uma dieta para secar a barriga rápido é apostar em temperos saborosos, que diminuem a necessidade de adicionar sal às receitas.

5. Escolha sempre alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibras são muito bons para uma dieta para secar a barriga rápido. Portanto escolha frutas, em especial com casca, grãos, verduras e produtos integrais. Esses alimentos são ricos em fibras solúveis e insolúveis, ambas com efeitos benéficos para o corpo.

As fibras diminuem a absorção de gorduras e colesterol, dão saciedade, além de ajudarem a prevenir e tratar a prisão de ventre.

6. Hidrate-se

A ingestão regular de água ajuda a emagrecer, já que ela:

  • Ajuda a reduzir o apetite
  • Ajuda o corpo a eliminar resíduos através da urina
  • Mantém os rins funcionando bem, e assim evita a retenção de líquidos.

Os especialistas recomendam tomar de 2 a 3 litros de água por dia para que o corpo fique bem hidratado.

7. Pratique exercícios físicos

Inserir exercícios físicos na sua rotina é a principal dica para melhorar sua saúde e emagrecimento.

Mas não é qualquer exercício. O ideal é combinar exercícios aeróbicos, como corrida e caminhada, com outros que aumentem a massa muscular, como a musculação. Faça exercícios de alta intensidade, como HIIT, sprints (tiros) e spinning;

Uma dica especial: invista em abdominais e agachamentos que não precisam de nenhum equipamento para serem feitos. Existem tipos diferentes de abdominais, que podem ser feitos em casa:

8. Durma bem

O descanso é uma parte fundamental para evitar a obesidade, inclusive no abdômen. Dessa maneira, se você não dorme entre seis e oito horas por noite, terá dificuldades em se manter acordado e bem disposto durante o dia.

  • A falta de um bom sono também engorda, porque aumenta o apetite: Dormir pouco aumenta a compulsão alimentar, e leva a escolha de alimentos mais gordurosos.
  • Quando você não tem um sono adequado, seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse, aumentam, o que aumenta o apetite e estimula o armazenamento de gordura abdominal.

Quer saber mais sobre como secar a barriga rápido? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e confira em mais detalhes as dicas para perder barriga.

Gostou das dicas?

O que seria mais difícil para você conquistar a barriga que sonha? Quais são suas maiores dificuldades e em que estágio se encontra nessa luta? Comente abaixo!

4.2 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Excelente !! Muitas informações uteis.......

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite