Dieta Para Secar a Barriga Rápido – Alimentos e Dicas!

Especialista:
atualizado em 28/07/2020

Evitar o açúcar, comer alimentos ricos em fibras e controlar o sal: conheça passos de uma dieta para secar barriga rápido e como fazer!

A dieta para secar a barriga rápido envolve correr todos os dias e fazer uma alimentação com poucas calorias, gorduras e açúcares para que o corpo gaste a gordura acumulada. Mas, além da corrida, é importante fazer outros exercícios para o abdômen, melhorando a aparência abdominal.

Porém, a alimentação certamente é a maior preocupação de quem precisa emagrecer. Ingerir menos calorias do que se pode gastar é a conta mais simples que você pode fazer. Alguns alimentos, além de serem pouco calóricos, também podem estimular a queima de gordura ou dar uma sensação de saciedade que fará com que você não tenha fome por muito tempo.

Os passos da dieta para secar barriga rápido

  • Mastigar bem antes de engolir o alimento;
  • Comer de três em três horas;
  • Evitar o açúcar;
  • Controlar a ingestão de sal e sódio;
  • Comer alimentos ricos em fibras;
  • Ingerir líquidos o suficiente para manter-se hidratado (mas sem exagerar);
  • Comer devagar;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Dormir bem;
  • Fazer exercícios com bola.

Como fazer: exemplo de dieta para secar barriga rápido!

Dia 1:

  • Café da manhã: 1 copo de vitamina de frutas (1 copo de 200 ml de água-de-coco + 1/2 maçã + 1/2 pera + 3 folhinhas de hortelã + 1 fatia de mamão + 1 col./sopa de linhaça).
  • Lanche: 1 suco de açaí com morango ou 1 tigela pequena de açaí com banana ou 1 porção média de salada de frutas.
  • Almoço:
    Em casa: 3 col. (sopa) de arroz integral + 3 col. (sopa) de brócolis cozidos no vapor + 1 filé de peixe grelhado + Salada verde bem variada à vontade.
    – Fora: Tapioca salgada ou sanduíche natural (de frango, atum ou ricota no pão integral, sem maionese). Se for a um restaurante, peça um peixe grelhado com salada ou legumes no vapor.
  • Lanche da Tarde: 1 copo (200 ml) de suco de melancia com hortelã ou 1 copo de suco de laranja ou 1 maçã ou 1 pera.
  • Jantar: Salada grande de folhas verdes + frutas + oleaginosas + 1 lata de atum light, acompanhada de 2 torradas integrais temperadas com azeite extravirgem e semente de linhaça.
  • Ceia: Shake de chá-verde (200 ml) + abacaxi (2 fatias) + hortelã (3 folhinhas). Bata tudo no liquidificador com gelo. Além de refrescante, rejuvenesce, ajuda a emagrecer e desincha a barriga

Dia 2:

  • Café da manhã: ½ papaia com farinha de linhaça + 1 xícara de chá de hortelã + 1 torrada integral com geleia de frutas vermelhas
  • Lanche: 1 suco de laranja, ou suco de melão
  • Almoço:
    Em casa: 1 concha de lentilha + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 berinjela refogada com quinua e cheiro-verde + Salada verde à vontade.
    – Fora: 1 sanduíche (pão integral, atum light, requeijão light e cenoura ralada) ou peixe assado com batata.
  • Lanche da tarde: 1 taça de salada de frutas com granola ou 1 tigela pequena de açaí com banana ou 1 copo de suco de abacaxi com hortelã ou 1 copo de suco de frutas vermelhas.
  • Jantar: 1 filé de peixe ou frango grelhado + 4 col. (sopa) de cenoura e brócolis cozidos ou salada de alface americana, tomate, cenoura, uva passa e kiwi temperadas com azeite.
  • Ceia: 1 xícara de chá verde gelado batido com 10 amoras ou 10 morangos.

Erros a evitar

  • Bebidas com gás como refrigerantes e até água com gás alteram a mucosa intestinal, causam o desequilíbrio da flora e estufam a barriga, podendo acabar com a sua dieta para secar a barriga rápido. Os diet ou light contêm adoçantes que podem provocar gases.
  • Doce, pão e biscoito feitos com farinha branca têm alto índice glicêmico, que aumenta a gordura acumulada na região da barriga.
  • Carne vermelha: sua proteína leva mais tempo para ser digerida, permanecendo mais tempo no organismo, o que favorece a prisão de ventre e a formação de gases, aumentando a barriga.
  • Alimentos embutidos como salsicha, linguiça, salame e mortadela contêm muito sódio, que provoca ou aumenta a retenção de líquidos e o inchaço. O efeito você pode ver no mesmo dia.
  • Período menstrual: durante a fase pré-menstrual, quando, devido à variação hormonal, a mulher fica mais inchada. Para reverter ou controlar esse quadro de inchaço, evite o consumo de sal, açúcar, álcool e cafeína.
  • Saltar refeições: esta tática sempre dá errado. Você acaba com tanta fome no final do dia que acabará compensando e arruinando sua dieta.
  • Evitar todos os tipos de gorduras: alguns alimentos ricos em gordura boa podem ajudar a reduzir a barriga e a comer menos. Estes alimentos podem ser boas fontes de proteína, ajudar seu metabolismo e evitar mais centímetros na cintura, desde que se escolha os corretos – um exemplo é o abacate.
  • Achar que abdominais solucionam todos os seus problemas: é claro que esse tipo de exercício tonifica os músculos, mas sozinhos eles não vão fazer sumir a gordura que recobre seu abdômen. O mais eficaz são exercícios aeróbicos, como a caminhada ou pedalada, em conjunto com a musculação.
  • Bebida alcoólica em excesso: álcool tem grandes quantidades de calorias e você nunca sente que já bebeu o suficiente. Se for inevitável, prefira os menos calóricos.
  • Depender dos produtos diet e light: Você provavelmente faz um grande favor ao consumir produtos industrializados diet e light, mas estas versões geralmente contêm grandes quantidades de adoçantes artificiais, o que alguns nutricionistas acreditam que pode desencadear problemas no metabolismo, aumentando os estoques de gordura. Além disso, produtos light possuem gorduras e açúcares.

Quer saber mais sobre a dieta para secar barriga rápido? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra os grandes erros ao fazer dieta que você deve evitar:

O que você vai mudar na sua dieta agora?

Você acredita que consegue seguir uma dieta para secar a barriga rápido sem maiores problemas? O que precisa mudar em seus hábitos para atingir seu objetivo? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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10 comentários em “Dieta Para Secar a Barriga Rápido – Alimentos e Dicas!”

  1. Me ha gustado este post y nunca antes había estudiado una opinión como esta sobre
    el tema, genial ! Felicidades

  2. pessoal muito muito bom essas dicas, emagreci 12 kg em 1 mes, barriga sequinhaa, coxas com músculos, seios em pé, e pele branquinha

  3. Wauuuuu que grandes dicas essa foi uma grande descoberta visto que ha muito que nao tenho o controle em quase tudo eu fico muito grato pelas dicas desta feita farei uma grande mudanca para evitar com que tudo aquilo de errado que eu fazia seja coisa do passado.

    • Seria muito bom se todo mundo pudesse viver esta vida de sonhos. Sai de manhã para trabalhar e só volta a noite.

  4. A dieta parece ser legal! Acho possível comer isso e não sentir fome. Tenho restrição apenas a fazer tantos abdominais pois tenho 2 discos de titânio na cervical que me limitam muito fazer essa atividade.