Calorias das Bebidas Alcoólicas – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Um dos tipos de bebida mais antigos produzidas pelo homem – foram encontrados vestígios do líquido em vasilhas datando de 6.000 AC – a produção do álcool é conhecida por todos os povos e pode ser feita a partir dos mais diversos ingredientes, que vão desde a mandioca até o arroz e o mel.

Assim como variam os ingredientes, variam também as formas de preparo e as calorias das bebidas alcóolicas, que podem ter um valor energético bastante elevado de acordo com o tipo de bebida e a quantidade de açúcar em sua composição.

Saiba quais são os principais tipos de bebida alcóolica e as calorias de cada um, e veja também algumas dicas para não deixar o álcool atrapalhar sua dieta.

Tipos

As bebidas alcóolicas possuem um teor de etanol que pode variar de 3 a 70% (existem algumas bebidas que chegam a passar de 90%) e podem ser classificadas como fermentadas, destiladas e compostas. Veja alguns exemplos de cada uma delas:

  • Fermentadas: Vinho, Saquê, Cerveja, Hidromel, Sidra, Chopp;
  • Destiladas: Rum, Whisky, Vodka, Tequila, Cachaça, Absinto, Conhaque;
  • Compostas: Licores, Vermute, Bitters.

Valor Nutricional do Álcool

O álcool é considerado uma bebida com calorias vazias, ou seja, que não oferecem nenhum valor nutricional ao organismo. Além disso, embora as calorias das bebidas alcóolicas variem de uma para outra, podemos afirmar que no geral o álcool é bastante calórico, e seu consumo deve ser limitado para aqueles que querem manter a boa forma ou emagrecer.

Calorias das Bebidas Alcoólicas

Como já vimos, existem diversos tipos de bebida alcóolica, que variam em teor alcóolico, quantidade de açúcar e modo de produção. Conheça as calorias das bebidas alcóolicas mais consumidas no Brasil abaixo:

– Calorias da Cerveja

cerveja

As calorias da cerveja variam bastante de uma bebida para outra, mas em geral uma lata de 350 ml contém 154 calorias. Se você optar por uma garrafa de 600 ml, as calorias passam para 264 kcal. Ou seja, as calorias da garrafa de cerveja são equivalentes às de uma fatia de pizza de atum. Ou 5 maçãs. Não que você vá fazer essa troca, mas é sempre bom saber, não é mesmo?

– Calorias do Chopp

ChoppFavorito do happy hour, o chopp é mais calórico que a cerveja: são 132 kcal desta (tulipa de 300ml) contra 180 kcal do chopp. A dica, portanto, é intercalar o consumo do chopp com uma latinha de cerveja e um copo de água, para não exagerar nas calorias.

– Calorias do Vinho Tinto

Vinho

Ainda que seja bastante calórico, as calorias do vinho são menores que boa parte das calorias das bebidas alcóolicas de maior consumo, e também têm a vantagem de ser consumido em quantidades menores. Dificilmente alguém irá tomar (regularmente) mais que duas taças de vinho de uma única vez.

Embora o vinho tinto contenha resveratrol, um poderoso antioxidante que traz benefícios ao coração, seu consumo deve ser feito com moderação. Cada taça de 125 ml de vinho tinto contém 75 calorias – lembrando que o vinho seco é sempre menos calórico que o vinho doce, seja ele tinto ou branco.

Um copo com 100 ml de vinho tinto doce (suave) contém 152 calorias. 

– Calorias do Vinho Branco

images

O vinho branco é levemente mais calórico que o vinho tinto: são 85 kcal em uma taça de 125 ml – ou 102 calorias para uma taça de 150 ml. Já uma taça de 110 ml de vinho branco doce contém, em média, 142 calorias.

– Calorias da Vodka

A vodka é uma das bebidas alcóolicas mais calóricas: uma única dose de 20 ml contém 48 kcal. É claro que em geral quanto maior o teor alcóolico, menor tende a ser a quantidade de bebida consumida, mas para efeito de comparação, a vodka é quase cinco vezes mais calórica que a cerveja quando comparamos o mesmo volume.

– Calorias do Rum

Produzida a partir do melaço da cana-de-açúcar, a bebida de origem caribenha apresenta um alto teor alcóolico – de 40 a 50 GL– e uma quantidade igualmente alta de calorias: são 110 kcal em uma dose de 50 ml.

– Calorias da Caipirinha

download (1)

Possivelmente a bebida brasileira mais famosa no exterior, a caipirinha tradicional leva limão, açúcar e cachaça, e normalmente é servida em copos de 200 ml com bastante gelo. Um copo de caipirinha contém 371 calorias.

– Calorias do Champanhe

Também conhecido como champagne (nome aliás que se deve à região da França onde é produzida a bebida), o espumante é menos calórico que o vinho tradicional e contém “somente” 126 kcal por taça (de 175ml).

– Calorias do Whisky

download

Uísque na versão nacional, a bebida destilada produzida a partir de cereais contém 240 kcal por dose de 100 ml.

Veja as calorias das bebidas alcóolicas menos populares e alguns dos drinks também consumidos por aqui:

  • Calorias do Conhaque: 125 kcal (dose de 50 ml)
  • Calorias da Margarita: 312 kcal (copo de 200 ml)
  • Calorias da Sidra: 100 kcal (copo de 200 ml)
  • Calorias do Hidromel: 356 kcal (copo de 240 ml)
  • Calorias do Absinto: 155 kcal (dose de 50 ml)
  • Calorias da Tequila: 96 kcal (dose de 50 ml)
  • Calorias do Vermute: 50 kcal (cálice de 35ml)
  • Calorias do Saquê: 41 kcal (dose de 30 ml)
  • Calorias da Caipiroska de frutas vermelhas: 330 kcal (copo de 200ml)
  • Calorias da Marguerita: 312 kcal (taça de 200 ml)
  • Calorias do Dry Martini: 210 kcal (copo de 120 ml)
  • Calorias do Daiquiri: 280 kcal (taça de 200 ml)
  • Calorias do Mojito: 295 kcal (copo de 200ml)
  • Calorias do Jagërmeister: 111 kcal (dose de 50 ml)
  • Calorias do licor: 69 kcal (cálice de 20 ml)
  • Calorias do Gim-tônica: 85 kcal (copo de 120 ml)
  • Calorias da Saquerita: 340 kcal (copo de 200 ml)
  • Calorias da Smirnoff Ice: 240 kcal (1 long neck de 275 ml)
  • Calorias do Quentão: 294 kcal (copo de 100 ml)
  • Calorias do Prosecco: 106 kcal (taça de 125 ml)

Dicas

  • Intercale o consumo de cerveja ou chopp com um copo de água: além de diminuir o número de calorias, você ainda evita a ressaca do dia seguinte (lembre-se de que o álcool desidrata);
  • Se você quer beber mas não está a fim de acabar com a dieta, deixe a cerveja de lado e escolha as bebidas mais fortes, como o vinho seco, a vodka e o rum. E tente beber com moderação (uma ou duas doses no máximo);
  • Com 85 kcal por copo de 200 ml, a gim tônica é considerada um dos drinks mais leves da balada, e pode ser uma boa pedida para refrescar sem exagerar nas calorias;
  • No dia em que já souber que vai beber, consuma bastante proteína magra (peito de frango, peixes e carne sem gordura), pois assim seu metabolismo irá se manter em alta e será mais fácil evitar os estragos calóricos do álcool;
  • Sempre que possível, selecione as versões “light” das bebidas de sua preferência – lembrando que mesmo com teor energético reduzido elas devem ser consumidas com moderação;
  • Limite seu consumo de bebida alcóolica a somente uma ou duas vezes na semana;
  • Antes de sair de casa, imponha um limite para o quanto poderá beber – assim ficará mais fácil de se controlar durante a noite;
  • Evite parar no carrinho de lanches, o famoso podrão, depois da balada, pois se o fizer, lá se vão no mínimo outras 400 calorias para atrapalhar sua dieta;
  • Prefira deixar algo leve já pronto em casa, para quando voltar da festa não haver tentação de comer qualquer coisa que estiver pela frente.

Vídeo Relacionado:

Gostou das dicas?

Quais são as calorias das bebidas alcoólicas que você gosta mais e toma com mais frequência? Você procura evitá-las na maior parte do tempo? Comente abaixo suas escolhas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

2 comentários em “Calorias das Bebidas Alcoólicas – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Boa matéria.

    Só poderia ter comparado nas mesmas dosagens, por exemplo 100ml de cada bebida. Assim ficou bagunçado.