Estudo Aponta que a Cafeína Pode Aumentar sua Ânsia por Doces

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Você está certo de que está fazendo tudo corretamente. Está tomando cuidado com as suas compras, planejando refeições, observando sua dieta e indo para a academia regularmente. Mas aquela calça jeans que você guardou em seu guarda-roupas como um trunfo para usar quando conseguisse ainda não está entrando em você. Você deixou de comer doces há meses, mas ainda não conseguiu o resultado esperado.

Não entre em pânico.

Acontece que pode haver um pequeno traidor sorrateiro em sua cozinha e sua rotina diária que está adiando e sabotando o seu triunfo na jornada pela perda de peso.

Nova pesquisa publicada no Journal of Food Science sugere que qualquer pessoa que esteja tentando perder peso, mas que tenha estabilizado, pode se beneficiar com o abandono do café.

Como assim, você está se perguntando?

De acordo com pesquisadores da Universidade de Cornell, a cafeína pode desencadear o desejo por doces. O estudo analisou 170 voluntários que foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo recebeu café descafeinado com um suplemento de 200 miligramas de cafeína (tornando-o mais forte). O outro grupo recebeu café descafeinado com uma substância adicionada para levar ao mesmo nível de amargura.

Ambas as bebidas tiveram açúcar adicionado.

Verificou-se com o estudo que as pessoas acham que as bebidas com cafeína são menos doces, e os pesquisadores acreditam que isso pode provocar os desejos. Todos se sentiram mais alertas, o que fez os pesquisadores destacarem o possível efeito placebo do café. Apenas beber café faz você acreditar que está mais acordado e alerta, segundo eles!

Todos sabemos que a cafeína aumenta nosso estado de alerta. O que você pode não saber é que também reduz a percepção de doçura. Significa que você anseia mais por doces para a frente.

O autor sênior do estudo, Professor Robin Dando da Cornell, afirmou: “Quando você bebe café com cafeína, vai mudar a forma como você percebe o gosto – independente do quanto tempo que esse efeito dura. Então, se você comer algo diretamente depois de beber um café ou outras bebidas com cafeína, provavelmente irá sentir o gosto da comida de maneira diferente”.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já havia percebido que o café pode mudar o sabor do que você come após tomá-lo? Sente essa vontade por doces quando toma café? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário