Se você é um ex-fumante preocupado com o dano que os cigarros podem ter causado aos seus pulmões, então você pode querer começar a adicionar duas frutas à sua dieta.
De acordo com novas pesquisas da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, uma dieta rica em maçãs e tomates pode ajudar a reparar os pulmões de ex-fumantes.
Os pesquisadores descobriram que os adultos que comeram mais de dois tomates ou mais de três porções de frutas frescas todos os dias experimentaram um declínio mais lento na função pulmonar em comparação com aqueles que comeram menos de um tomate ou menos de uma porção de fruta por dia, respectivamente. Eles concluíram isso depois de monitorar 650 adultos ao longo de um período de 10 anos.
“Este estudo mostra que a dieta pode ajudar a reparar o dano pulmonar em pessoas que pararam de fumar”, diz a autora principal Vanessa Garcia-Larsen ao European Respiratory Journal.
“Também sugere que uma dieta rica em frutas pode diminuir o processo de envelhecimento natural do pulmão, mesmo se você nunca fumou.”
Ela continuou: “A função pulmonar começa a diminuir em torno de 30 anos de idade a uma velocidade variável, dependendo da saúde geral e específica dos indivíduos. Nosso estudo sugere que comer mais frutas regularmente pode ajudar a atenuar esse declínio à medida que as pessoas envelhecem e pode até ajudar a reparar os danos causados pelo tabagismo”.