Exercícios para Braços

Extensão de tríceps em pé usando elástico – Como fazer e erros comuns

Publicado por
Francisco Santana

A extensão de tríceps em pé usando elástico é um exercício ótimo para fortalecer o tríceps. 

O exercício de extensão de tríceps em pé com elástico acima da cabeça é uma outra forma de trabalhar o tríceps, mas a principal diferença é a posição em que eles são feitos. 

No caso da extensão de tríceps em pé usando elástico, o posicionamento é a chave para torná-lo mais desafiador, já que é preciso fazer força contra a ação da gravidade. Assim, ele é ótimo para ativar bem o músculo e ainda serve para variar os exercícios de tríceps no treino.

Vale lembrar que treinar o tríceps é importante para movimentos de puxar e empurrar que costumam ser bem comuns no dia a dia.

Além disso, ter tríceps fortes ajuda a ter um melhor desempenho em esportes que usam muito os braços, como os de arremesso, por exemplo. 

continua depois da publicidade

Outro benefício de estimular o tríceps é diminuir a flacidez debaixo do braço que costuma incomodar algumas pessoas com o passar do tempo.

Como fazer extensão de tríceps em pé usando elástico

Para esse exercício, você vai precisar de uma faixa elástica de resistência. Por precisar de apenas um elástico, a extensão de tríceps pode ser feita em qualquer lugar.

Antes de mais nada, fique em pé e coloque um pé mais à frente do outro. Deixe os joelhos flexionados. Prenda o meio do elástico com o pé da frente e segure uma ponta em cada mão.

Então, incline o tronco para a frente em um ângulo de 45 graus mantendo a cabeça alinhada com a coluna. Em seguida, flexione os braços de modo que os cotovelos fiquem atrás da linha da coluna e as mãos à frente do corpo.

continua depois da publicidade

Agora, estenda os braços para trás puxando o elástico. Volte para a posição inicial flexionando os cotovelos para a frente. Repita até completar sua série. 

Erros comuns

É muito importante manter a cabeça alinhada com a coluna e não curvar as costas durante o movimento

Os erros que você precisa evitar para ter bons resultados no desenvolvimento e hipertrofia muscular do tríceps são os seguintes.

Erro 1: Movimentar os cotovelos

É preciso travar os cotovelos ao lado do corpo para ativar e isolar o tríceps durante o exercício. Isso significa que você deve evitar que os cotovelos se movimentem para a frente e para trás ou que se afastem muito do centro do corpo. 

Se você não travar os cotovelos, o exercício vai ativar outros músculos além do tríceps, reduzindo a tensão no músculo alvo. 

Erro 2: Usar uma faixa muito resistente

Existem faixas de resistência para todos os gostos e tipos físicos. Mas se você escolher uma resistência muito alta logo de cara, isso pode prejudicar sua postura e resultar em dores e lesões.

continua depois da publicidade

Erro 3: Não alinhar a cabeça com a coluna

A cabeça não deveria mexer durante a extensão de tríceps. De fato, manter a cabeça alinhada ao tronco é importante para a prevenção de dores e lesões na coluna e no pescoço.

Além de se concentrar para manter a cabeça no lugar, vale a pena ajustar a postura abrindo bem o peitoral e os ombros.

Erro 4: Curvar as costas

Arquear as costas na extensão de tríceps prejudica a postura. Além disso, o mau posicionamento também sobrecarrega as articulações das costas e dos ombros.

Para ajudar a manter a postura correta, contraia o abdômen durante a execução do exercício. Além de realizar o movimento corretamente, você também protege a sua lombar. 

No caso de desconfortos ou dúvidas, peça orientação para o seu professor de educação física. 

continua depois da publicidade
Fontes e referências adicionais

Você se preocupa em manter a boa postura na hora de fazer exercícios como o tríceps com elástico? Tem alguma outra preferência de exercícios de tríceps? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Francisco Santana