Postura das costas

10 Dicas de Como Melhorar a Postura e Prevenir Dores

O estilo de vida moderno e hábitos não saudáveis que as pessoas exibem nos dias de hoje causaram muitos problemas de saúde nessa geração. Um desses problemas é a postura inadequada. Esse é um efeito resultante de muitas práticas não saudáveis e tem consequências severas. Uma postura inadequada não apenas afeta a personalidade de um indivíduo mas também resulta em problemas como dores nas costas e processo de envelhecimento acelerado. Assim, para se manter saudável, é importante que você saiba como melhorar a postura e mantê-la correta o dia inteiro.

Aqui está uma lista de dez dicas que podem ser úteis de como melhorar a postura e prevenir dores.

1. Mexa-se em intervalos regulares

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas tem empregos que requerem muitas horas na frente do computador, ou em uma mesa. Sentar na mesma posição por várias horas tem consequências severas, uma das quais é que os músculos se cansam de ficar na mesma posição. O efeito resultante é que a pessoa começa a se curvar. O único remédio é “mais movimento corporal”. Assim, é preciso que se crie um hábito de levantar e se mover por um minuto ou dois. Isso deve ser feito pelo menos uma vez a cada meia hora.

2. Sentar em cadeiras com apoio lombar suficiente em uma postura correta

De novo considerando o fato que se sentar por muito tempo em uma posição específica é uma necessidade para a maioria dos trabalhos hoje em dia, é importante que a cadeira em que a pessoa se senta tenha apoio lombar. O encosto da cadeira deve ter curvas naturais que se encaixam na parte inferior das costas. A cadeira deve ser feita de forma que quando uma pessoa senta nela, sua coluna esteja em contato com o encosto desde o início da coluna até a parte superior das costas.

Além disso, a pessoa deve se sentar em uma posição adequada; por exemplo, enquanto trabalha em um computador, o nível do olho deve ser vendo o topo da tela. Tanto os braços quanto pulsos devem estar adequadamente suportados pela cadeira e mesa. Também deve-se garantir que enquanto está sentado, o peso do corpo esteja na parte posterior da coxa, e a pélvis esteja ligeiramente para frente.

3. Dormir de costas em um colchão firme

Esse é um conselho de infância que quase todos recebem de seus pais e parentes. Entretanto, ao chegar à idade adulta a maioria de nós esquece isso e começa a dormir de lado, um hábito não saudável e que deve ser evitado até para saber como melhorar a postura.

De muitos benefícios de dormir de costas, a melhora da postura do corpo é provavelmente o mais importante. Quando uma pessoa dorme reta, sua coluna fica completamente apoiada pela cama. Tal posição de sono também assegura o alinhamento correto dos ombros (por exemplo, enquanto dorme de costas, os ombros ficam alinhados corretamente com o corpo). Se essa prática é continuada por um período prolongado, o corpo gradualmente começa a reter sua postura perfeita.

Também é sugerido que a pessoa deva dormir em um colchão firme, já que ele oferece melhor apoio durante o sono.

4. Uso adequado de travesseiros enquanto dorme

Apesar das instruções regulares de médicos, as pessoas tendem a esquecer a importância do travesseiro certo para si mesmos. Não escolher o certo pode resultar em muitos problemas físicos, como dor de cabeça, e pode levar a insônia algumas vezes.

Quando a melhora da postura é considerada, usar um travesseiro adequado tem um grande papel. O tipo de travesseiro que pode ser perfeito para uma pessoa depende de sua estrutura corporal e seu estilo de sono. Se uma pessoa dorme de costas na maior parte do tempo, um travesseiro plano ajuda-a a conseguir uma postura melhor, mas o oposto ajuda-a a conseguir uma postura melhor se ela dorme de lado.

Uma pessoa também pode colocar um travesseiro embaixo dos joelhos (se dormir de costas) para reduzir o estresse na região lombar.

5. Evite saltos altos

Saltos altos são sem dúvidas elementos de paixão entre as mulheres. As mulheres encontram uma sensação de confiança quando equipada com sapatos de salto alto, entretanto, estes sapatos que aparentemente melhoram a confiança das mulheres frequentemente acabam tirando o alinhamento do corpo.

O uso regular de salto alto altera o centro de gravidade do corpo, e o corpo perde a postura perfeita. Assim, se você procura como melhor a postura, deve deixar de lado o salto alto. Se possível, a pessoa deve evitar completamente o salto alto. Se não, saltos plataforma ou grossos devem ser preferidos, e não os saltos finos. Além disso, os saltos devem ser pequenos, e usados apenas quando necessário.

6. Exercícios Regulares

Exercícios regulares ajudam uma pessoa a ter postura melhor. Foi observado que pessoas que se exercitam diariamente geralmente têm uma postura melhor que pessoas que passam mais tempo sentadas. Assim, para melhorar a postura, é sugerido que uma pessoa dedique cerca de 10 a 15 minutos de sua rotina diária para exercícios regulares.

Há como melhorar a postura através de vários exercícios. Uma pessoa que quer isso, deve fazer alguns deles regularmente. Entretanto, enquanto se exercita, ela deve estar ciente de seus limites. De forma alguma deve se esforçar demais. Também é importante que a pessoa siga os passos corretamente.

Excluindo isso, a pessoa deve se alongar regularmente a intervalos contínuos para aliviar a fadiga muscular.

7. Evitar certos hábitos não saudáveis

O estilo de vida moderno trouxe às pessoas (especialmente os jovens) muitos hábitos não saudáveis. Esses hábitos levam a vários problemas. Um desses problemas é a postura inadequada.

Uma das principais características da juventude de hoje em dia é seu amor por seus celulares e outros aparelhos. Eles usam esses aparelhos dia e noite, mas usar esses aparelhos de forma incorreta frequentemente leva a problemas de saúde.

Assim, as formas incorretas de usar esses aparelhos, como inclinar a cabeça enquanto fala no telefone ou colocar a cabeça para frente enquanto escreve uma mensagem devem ser evitadas. Outros hábitos parecidos incluem manter as mãos nos bolsos por muito tempo, se dobrar para a frente enquanto usa o computador, etc.

8. Manter uma postura em pé correta

Esforços devem ser feitos para manter uma postura em pé correta. Garantir isso é importante para ter um conhecimento adequado da posição correta. Uma postura em pé perfeita é ficar com os pés separados na mesma distância dos ombros sem travar os joelhos, cabeça em linha com a coluna, olhos diretamente à frente e queixo paralelo ao chão.

A pessoa deve distribuir o peso de forma igual nos dois pés. Os pés devem estar a uma pequena distância para que se alinhem com os ombros. Muitas pessoas sugerem que, para ver se a postura adequada foi alcançada ou não, você pode encostar na parede.

Muitos métodos foram criados para manter uma postura em pé correta. Alguns sugerem o “método do balão”, em que uma pessoa fica em pé e assume que um balão está amarrado ao topo da cabeça e está puxando a cabela em direção ao céu. Outros sugerem ficar em pé próximo a uma parede e girar as omoplatas para que elas toquem a parede.

9. Tente evitar qualquer tipo de estresse

Esse passo é mais fácil falar do que fazer, nessa geração que encara o estresse em quase todas as esferas da vida, seja pessoal ou profissional, e assim é quase impossível evitar todo o estresse que encontram em suas vidas.

Mas ainda é importante que a pessoa não deixe o estresse subjugar sua personalidade. Isso é importante porque se o nível de estresse de uma pessoa fica muito alto, seu efeito se torna aparente no corpo. Isso pode resultar em tensão nos músculos que são mais usados, e assim causar a quebra de postura.

10. Ser confiante

Um velho ditado diz “aquele que olha nos olhos quando fala é confiante sobre o que está falando”. Essa afirmação provavelmente resume a alegação de que uma pessoa confiante olha para a frente, o que em retorno quer dizer que ela tem uma postura melhor.

Foi observado que uma pessoa que é confiante exibe uma postura melhor do que uma que não tem confiança. Pode-se concluir que a postura e o nível de confiança são interdependentes; enquanto por um lado uma postura ruim diminui o nível de confiança de uma pessoa, por outro uma pessoa com pouca confiança exibe uma postura ruim. Assim, uma pessoa que quer aprender como melhorar a postura, deve continuar confiante em todas as atividades que realiza em sua vida.

Você tem sentido efeitos da má postura? Quais são os seus maiores erros do dia a dia? Você acha que, em seu caso, há como melhorar a postura sem maiores problemas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*