Extrovertidos Têm Mais Chance de Engordar, Revela Estudo

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O que determina se uma pessoa engordará ou não? A qualidade da sua alimentação, a velocidade do seu metabolismo, a frequência com a qual ela pratica atividades físicas e a sua taxa de açúcar no sangue certamente influenciam. Mas você sabia que traços da personalidade também podem fazer com que alguém fique mais propenso a ter quilinhos a mais?

É verdade! Pelo menos de acordo com uma pesquisa suíça que disse que pessoas extrovertidas, neuróticas e desorganizadas são as que possuem mais chances de comer em excesso, e por consequência ganhar quilos a mais. O estudo também revelou que pessoas abertas a novas experiências e as que são conscientes possuem uma tendência menor de consumir alimentos ricos em calorias.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores do Federal Institute of Technology (Instituto Federal de Tecnologia, tradução livre) da Suíça agruparam 1.000 respostas de questionários referentes a hábitos alimentares, personalidade e escolhas na hora de comer.

Ao Newser, a autora do estudo, Carmen Keller deu uma explicação sobre as descobertas de seu trabalho: “Nós descobrimos que a personalidade de uma pessoa determina, sim, porque ela ou ele come o que come.”

Os resultados da pesquisa apontaram que uma pessoa mais aberta a novas experiências costuma comer frutas, saladas e vegetais com maior frequência do que comer carne. Além disso, alguém que é consciente consegue resistir à tentação de comer por impulso ou desejo estimulado pelo cheiro ou sabor de um alimento.

Por outro lado, segundo o estudo, os extrovertidos consomem comidas mais gordurosas e bebem mais bebidas alcoólicas, por tenderem a fazer suas refeições com outras pessoas, em ocasiões sociais. E os neuróticos comem alimentos com mais calorias como forma de lidar com as suas emoções negativas.

“Uma falta de consciência faz com que as pessoas comam impulsivamente e percam o seu autocontrole em frente a alimentos tentadores que sejam saborosos e tenham um cheiro bom”, completou Keller.

Estudo enfatiza outra pesquisa

A pesquisa suíça veio a complementar um resultado já apresentado por outro estudo realizado pelas universidades de Oxford e Cambridge, ambas da Inglaterra, no ano passado. Esse trabalho identificou a existência de três grupos amplos de consumidores exagerados de comida: os “banqueteiros”, que não param de comer porque nunca se sentem satisfeitos, os que estão “sempre desejando comer” e não conseguem parar de pensar em comida e os “comedores por impulsão”, que recorrem a um docinho quando passam por dificuldades.

Em suma, os pesquisadores do estudo inglês mostraram que a causa para uma pessoa estar acima do peso pode estar no seu apetite, no seu desejo ou nos seus genes.

Você acredita que a sua personalidade pode ser um fator preponderante para o que você come regularmente? Você se encaixa em que tipo de pessoa determinada acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário