Propriedades dos Alimentos

Faz mal comer arroz cru?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Confira se faz mal comer arroz cru ou se essa mania que pode parecer bem estranha não causa nenhum problema para a saúde de quem tem.

Tem muita gente com manias estranhas por aí. Tem gente que come miojo cru – veja se essa mania faz mal), gente que come gelo – veja se faz mal também – e outra pode ser comer arroz cru. Mas será que essa última mania bizarra pode fazer mal para a saúde?

continua depois da publicidade

Faz mal comer arroz cru?

O arroz é aquele alimento que costuma aparecer no prato dos brasileiros na companhia do seu inseparável colega feijão, mas também pode ser utilizado em receitas de risotos e bolinhos salgados, por exemplo.

Entretanto, algumas pessoas podem não ter a paciência de esperar o arroz ficar pronto na panela ou no forno e não resistem ao desejo de petiscar o arroz ainda cru. Mas isso não seria perigoso para a saúde?

A princípio, há apenas o risco de infecção, porque os produtos crus podem conter germes, bactérias e fungos. Fora isso, não há nenhum grande risco para a sua saúde.

A questão da bactéria Bacillus cereus

De acordo com informações do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, o arroz que não passou por um processo de cozimento apresenta esporos da Bacillus cereus, uma bactéria que pode resultar no desenvolvimento de uma intoxicação alimentar.

continua depois da publicidade

Um dos motivos favoráveis à suspeita de que faz mal comer arroz cru é justamente o fato da bactéria Bacillus cereus, encontrada em diversos alimentos, também estar presente no arroz cru.

Entretanto, algumas estirpes desta bactéria competem com outras bactérias no sistema digestivo, servindo como um probiótico e reduzindo a quantidade de bactérias potencialmente perigosas como a salmonela.

Porém, outras estirpes são potencialmente perigosas para os humanos. Dessas estirpes perigosas, a estirpe emética B. cereus, que é indutora de vômito e náusea, está principalmente associada com os produtos do arroz.

Quando o arroz não é cozido ou é insuficientemente cozido, essa estirpe de Bacillus cereus dá origem a uma toxina conhecida pelo nome de cereulide, que pode provocar vômito e náusea dentro de um período de 24 horas.

A questão da lectina

A lectina é outro motivo pelo qual é possível afirmar que faz mal comer arroz cru. Essa proteína encontrada em arroz e feijão não cozidos é uma das principais causas da intoxicação alimentar, podendo resultar em reações como náusea, diarreia e vômito quando o consumo é feito de maneira excessiva.

continua depois da publicidade

Os seres humanos não são capazes de digerir as lectinas, por isso passam pelo trato digestivo de forma inalterada e podem causar damos à parede intestinal. Isso pode levar a sintomas como diarreia e vômito. Inclusive em longo prazo, as lectinas encontradas no arroz não cozido estão associadas com o desenvolvimento de doença celíaca, diabetes e câncer colorretal.

A questão do revestimento de celulose do arroz

O arroz tem um revestimento externo de celulose, estrutura que auxilia a proteger os grãos contra danos. No entanto, essa propriedade protetiva do alimento também está associada à má digestão, uma vez que o sistema digestivo do organismo humano não é capaz de processar a maior parte dos alimentos ricos em celulose.

Enquanto os alimentos ricos em celulose servem como fibra alimentar e promovem a saúde digestiva, a inabilidade de digerir o revestimento de celulose do arroz diminui o seu teor nutricional. Entretanto, quando o arroz é cozido em água fervente, esse revestimento de celulose é danificado. Isso gera uma melhor digestão do arroz, assim como um aumento na absorção dos seus nutrientes.

Por outro lado, um arroz que não passou por um processo de cozimento, não teve o revestimento de celulose danificado e, consequentemente, pode comprometer a digestão e absorção dos seus nutrientes.

O que fazer se você tem desejo de comer arroz cru

Vale a pena consultar um médico para verificar se isso não pode estar associado a algum problema de saúde e pedir aconselhamento em relação a estratégias eficientes para interromper o hábito.

continua depois da publicidade

De acordo com a Nutrition International, organização voltada para o auxílio nutricional a pessoas necessitadas, existe uma condição chamada pelo nome de pica, em que as pessoas afetadas têm o desejo de consumir coisas que não entram na categoria de alimentos, como terra, carvão, cinzas, gelo, giz de quadro-negro, fermento em pó, pontas de cigarro, espuma e enchimento dos móveis, por exemplo.

As pessoas que sofrem com a condição, que ainda pode ser conhecida pelos nomes de alotriofagia e picanismo, também podem ter o desejo de consumir amido não cozido como arroz, tubérculos, farinha crua e amido de milho crus, especificou a organização.

As mulheres grávidas são mais propensas que a população geral a apresentar os sintomas da alotriofagia e esta condição pode ser um indicativo de que a gestante desenvolveu um quadro de anemia.

Isso porque o picanismo pode ser provocado por uma deficiência nutricional, como ferro, zinco ou outro nutriente, ao mesmo tempo em que pode ser manifestada por pessoas que sofrem com problemas de saúde mental como esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Ou seja, para quem se depara com a vontade de comer arroz cru ou outros itens estranhos, é realmente importante marcar uma consulta médica para descobrir se o hábito não está associado a uma outra condição de saúde que exige cuidados amplos e começar a tratá-la rapidamente e de maneira adequada.

Fontes e referências adicionais

Você já ouviu falar que faz mal comer arroz cru? Conhece alguém que goste de comer arroz dessa forma? Comente abaixo!

4.4 de 5 (15 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou grávida de quatro meses e como muito arroz cru eu fico preocupada com o desenvolvimento do meu bb por quer dar anemia mais não consigo parar.e mais forte qui eu a vontade de comer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá!Tenho essa costume feio de comer arroz cru,a quase 4 anos,e não consegui ainda me livrar disso. Sei que não fico bem comendo diariamente porque inibi minha fome de outros alimentos,e não faz bem pra mim. Porém não consegui ainda me livrar desse vício feio.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu comomuito arroz cru é normal me dar muita vontade

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou viciada em comer arroz cru . O que devo fazer

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu estava lendo sobre e estou a uma semana tendo uma vontade enorme de comer arroz cru oque devo fazer

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu como arroz cru de mais

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Como arroz cru a anos
    Tem dias que parece que tem algo se mexendo dentro de mim
    E tambem tem vezes que fico toda empipocada e com muita coceira estou muito preocupada

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Alguns grupos de cozinheiros, para acelerar o processo de preparo do arroz, estão refogando-o com bastante óleo por alguns minutos aos invés do preparo normal de cozimento. Apesar da pequena quantidade ingerida o mal-estar não demora a ocorrer. Minha preocupação maior é se isto poderia provocar uma crise de apêndice.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu gosto muito de arroz cru

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Não consigo parar de comer Arroz cru
    Já tem tanto anos que acredito está fazendo muita mal
    A única coisa que me deixa tranquila mas não quero mas isso pra minha vida

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
1 2 3 8
Publicado por
Dra. Patricia Leite