Faz mal comer miojo cru?

atualizado em

Há algumas pessoas que, por pressa ou por algum hábito estranho, chegam a comer miojo cru, sem saber se isso faz mal para a saúde ou não. 

Mas por falar nesse macarrão, ainda que não seja o alimento mais saudável do mundo, e ele passa muito longe disso, o miojo cozido pode se tornar uma opção de refeição para quem não tem tempo de preparar algo mais elaborado para comer.

Por isso, no decorrer deste artigo vamos entender o que pode levar alguém a comer miojo cru e descobrir se esse hábito pode causar algum problema de saúde ou não.

Veja também: Miojo milagroso – o que é, dieta, receitas e onde comprar.

O que é o miojo?

O macarrão instantâneo, ou miojo, é uma pré-assada vendida em praticamente todos os mercados, e que pode ser preparado apenas com a adição de água quente.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, esse alimento é alvo de muitas controvérsias, uma vez que apesar de sua praticidade, o seu valor nutricional é bastante ruim.

Por que algumas pessoas querem comer miojo cru?

Miojo cru
Em alguns casos, o desejo de comer miojo cru pode precisar de avaliação médica

Existem alguns motivos que podem levar alguém a comer coisas que outras pessoas nem pensariam em comer, como é o caso do miojo cru.

Esses motivos podem variar bastante, desde uma simples curiosidade, até alguns problemas de saúde, como:

  • Síndrome PICA, também conhecida como alotriofagia e picanismo: De acordo com a Nutrition International, essa doença faz com que as pessoas afetadas tenham o desejo de consumir coisas que não entram na categoria de alimentos, como terra, carvão, cinzas e gelo, por exemplo. Então, quando uma pessoa come com frequência macarrão instantâneo totalmente cru, é importante investigar se não se trata de um caso de picanismo.
  • Parasitoses: A infestação por parasitas intestinais também pode causar sintomas semelhantes aos do picanismo, principalmente em crianças pequenas.
  • Anemia: Embora seja um sintoma raro, algumas pessoas com anemia podem sentir vontade de consumir objetos que não sejam comida, ou que não estejam cozidos, como o miojo cru. O mesmo pode ocorrer também com outras deficiências nutricionais, embora com menor frequência.
  • Problemas de saúde mental: Por fim, a ingestão de objetos estranhos ou não próprios para consumo pode ser também um sintoma de algum problema psiquiátrico, como a esquizofrenia e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Ou seja, para quem se depara com a vontade de comer miojo cru ou outros itens estranhos, é importante marcar uma consulta médica ou psicológica, para descobrir se o hábito não está associado a alguma condição de saúde. Assim, é possível iniciar um tratamento adequado rapidamente, evitando complicações.

  Continua Depois da Publicidade  

Riscos de comer miojo cru

O Food and Drug Administration (FDA) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), dos Estados Unidos, já advertiram a população sobre os riscos que o consumo de massas cruas pode trazer para a saúde.

Esses riscos se devem principalmente à possibilidade de contaminação desses alimentos, algo que já ocasionou diversos casos de infecção pela bactéria E. coli.

Além disso, o miojo, seja ele cru ou cozido, possui grandes quantidades de sódio, gordura saturada e carboidratos simples, que podem contribuir para o ganho excessivo de peso e para o desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares.

A questão do sódio

Pote de miojo
O miojo costuma ter sódio demais

Como dito acima, um dos problemas associados ao consumo do produto cru se deve ao seu teor de sódio, que está presente tanto na massa quanto no tempero em pó que acompanha o produto.

Isso acontece porque, de acordo com as informações nutricionais das embalagens, um pacote de 85 gramas do miojo pode conter entre 600 e 1500 mg do mineral, a depender da marca.

  Continua Depois da Publicidade  

Esses valores são considerados muito altos, principalmente quando levamos em consideração que algumas organizações de saúde, como a Associação Americana do Coração, recomendam que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1500 mg do nutriente por dia.

Veja também: 16 alimentos ricos em sódio para tomar cuidado

Então é só não usar o tempero que está tudo certo?

Apesar de a maior parte do sódio presente no miojo estar no tempero em pó, o consumo exagerado de macarrão instantâneo também é prejudicial devido ao teor de gorduras e conservantes que são encontrados na composição do produto.

Assim, de acordo com nutricionistas, o consumo frequente do macarrão instantâneo também pode favorecer o surgimento de uma série de problemas de saúde, como:

Veja também: Glutamato monossódico – o que é, para que serve e alimentos.

  Continua Depois da Publicidade  
Fontes e referências adicionais

Você já ouviu falar que faz mal comer miojo cru? Já experimentou o miojo dessa forma? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

4 comentários em “Faz mal comer miojo cru?”

  1. Não sei se realmente estou errado mas aqui vai minha opinião. Eu acho que miojo cru não faz mal pois eu como a anos e nunca passei mal com isso, E eu acho muinto bom.

    Responder
  2. Tecnicamente não existe miojo cru – ele é cozido antes de ser embalado. Exatamente como Cheetos (faz sentido que quem gosta dele frio e crocante o utilize como snack)

    Embora não seja impossível adquirir novas bactérias durante o resfriamento, parece haver menor espaço temporal para contaminação do que com massas cruas, aveia, linhaça e outros itens aceitos como seguros.

    E, assim como o desejo de comer salada ou Cheetos não costuma sugerir picanismo, imagino que miojo frio (cozido apenas uma vez) represente um desejo bem diferente dos desejos por massas cruas ou pontas de cigarro

    Responder