Fazer 5 minutos de exercícios por dia ajuda a baixar a pressão, diz estudo

publicado em

Os exercícios são uma estratégia importante para cuidar do físico e da saúde. Um exemplo disso é um novo estudo conduzido por cientistas britânicos e australianos: eles apontaram que fazer cinco minutos de atividades diariamente pode ajudar a baixar a pressão arterial. 

Caminhada
Estudo avaliou efeitos de atividades na pressão arterial

A equipe, formada por pesquisadores da Universidade College London, no Reino Unido, e da Universidade de Sydney, na Austrália, realizou testes para identificar se uma pequena quantidade de esforço a mais no dia a dia poderia fazer diferença na condição que acomete cerca de 1,28 bilhão de adultos no mundo todo.

O grupo avaliou os dados de aproximadamente 15 mil voluntários em cinco países, que utilizaram rastreadores de atividades por 24 horas, durante alguns dias.

As atividades analisadas pelos cientistas foram divididas em seis categorias: sono, comportamento sedentário (ficar sentado, por exemplo), caminhada lenta, caminhada rápida, ficar em pé e exercícios mais vigorosos (como correr, andar de bicicleta ou subir escadas). 

Em seguida, a equipe modelou estatisticamente o que poderia acontecer se uma pessoa mudasse várias quantidades de um comportamento por outro, com o objetivo de estimar o efeito na pressão arterial para cada cenário. 

Resultados

Assim, foi notado que apenas cinco minutos de atividades leves, como caminhar em aclives ou subir escadas, já poderiam levar a uma redução na pressão arterial. Os resultados foram publicados no jornal científico Circulation

Os cientistas ainda indicaram que a substituição de comportamentos sedentários por 20 a 27 minutos de exercícios por dia também poderia causar uma diminuição clinicamente significativa, de até 28%, no número de casos de doenças cardiovasculares

“Nossas descobertas sugerem que, para a maioria das pessoas, o exercício é essencial para reduzir a pressão arterial”, explicou Jo Blodgett, líder do projeto, em comunicado. A especialista completou: “A boa notícia é que, seja qual for sua capacidade física, não demora muito para se apresentar efeitos positivos”.

A cientista apontou que a particularidade da pesquisa é que ela considera uma grande variedade de atividades, desde correr para pegar o ônibus a uma curta tarefa de bicicleta, que podem ser integradas às rotinas diárias. Quanto mais atividades que exigem o esforço físico, maiores serão os benefícios à saúde.

O estudo avaliou que cinco minutos extras de qualquer atividade que aumenta a frequência cardíaca podem reduzir a pressão arterial sistólica (PAS) em 0,68 milímetros de mercúrio (mmHg) e a pressão arterial diastólica (PAD) em 0,54 mmHg.

A sistólica é o número mais alto em uma leitura de pressão arterial e refere-se à pressão exercida sobre os vasos sanguíneos no momento de contração dos músculos do coração. A diastólica, por sua vez, é o número mais baixo e é a pressão correspondente a quando o coração descansa entre as batidas.

Em nível populacional, de acordo com o jornal The Guardian, uma redução de 2 mmHg na PAS e de 1 mmHg na PAD equivalem a uma diminuição de aproximadamente 10% no risco de doença cardíaca.

A pressão alta ainda é considerada uma das maiores causas de morte prematura. A condição está relacionada a casos de derrame, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e danos renais. 

Se você já foi diagnosticado com pressão alta, continue a seguir as recomendações do seu médico e converse com ele a respeito da prática de exercícios físicos como parte do tratamento. As informações são da Revista Galileu.

Você tem pressão alta? Pratica atividades físicas? Percebe os benefícios? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário