11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Especialista da área:
atualizado em 08/07/2021

A caminhada é um exercício extremamente benéfico para nosso corpo e nossa mente, além de ser um treino simples e prático de ser realizado, já que a pessoa pode praticar perto ou até dentro da própria casa, em uma esteira.

  Continua Depois da Publicidade  

É uma atividade física que pode ser feita por qualquer pessoa, independente da idade e condicionamento físico, sendo que a prática regular deste exercício traz diversos benefícios para nossa saúde, como a redução dos sinais de estresse e ansiedade, melhoria da circulação sanguínea, fortalecimento do tônus muscular, além do aumento da sensação de prazer e bem estar.

Como se não bastassem todos os benefícios acima, você ainda pode aproveitar para queimar mais calorias na sua caminhada, pois o gasto calórico proporcionado por este exercício, aliado a uma alimentação balanceada, é algo que também fará muito bem para a sua saúde.

E, outra dica importante, caso não queira ou não disponha de muito tempo para realizar essa atividade aeróbica, existem treinos de curta duração, como os 4 treinos de caminhada que queimam calorias em apenas 10 minutos, para que você possa buscar incentivo para iniciar esta prática.

A seguir, conheça 11 incríveis benefícios da caminhada, que farão você perceber que essa atividade, feita diariamente, pode ser mais do que necessária na sua vida.

1. Melhoria da circulação

coração no quadro negro

De acordo com estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, uma caminhada de 40 minutos pode reduzir imediatamente a pressão arterial, e mantê-la mais baixa por um período de 24 horas. Esse efeito ocorre porque durante o exercício, há o aumento do fluxo de sangue, o que expande os vasos sanguíneos e diminui a pressão.

A caminhada também faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, o que traz uma melhoria na circulação da hemoglobina (proteína das hemácias), e contribui para que as artérias, veias e vasos capilares se dilatam e facilitem o transporte de oxigênio pelo organismo.

2. Melhoria do funcionamento do pulmão

A caminhada também é importante para o funcionamento dos pulmões porque quando a pessoa pratica essa atividade com regularidade, as trocas gasosas ocorridas no órgão tornam-se mais intensas, o que faz com que mais impurezas sejam eliminadas, deixando a região com menor quantidade de secreções e poeira.

3. Combate a osteoporose

Osso normal vs osteoporose

Durante a caminhada o impacto dos pés com o chão, a compressão dos ossos das pernas e a movimentação do esqueleto como um todo, aumentam os estímulos elétricos recebidos pelos ossos, o que facilita a absorção de cálcio, deixando-os mais resistentes. Mesmo quando a pessoa já foi diagnosticada com osteoporose, a caminhada pode ajudar a conter o avanço da doença.

4. Afasta a depressão

No momento da prática da caminhada, o nosso organismo libera uma taxa maior de endorfina, o hormônio que proporciona a sensação de alegria e relaxamento. A partir do momento que a pessoa torna a atividade um hábito, produzirá mais endorfina e se sentirá mais animada para realizar o exercício com mais intensidade, ou até mesmo experimentar outros tipos de atividades físicas.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Proporciona bem estar

Mulher feliz

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex, no Reino Unido, comparou dados de 1,2 mil pessoas de faixa etária, estado de saúde mental e gênero diferentes e identificou que aqueles que praticavam atividades como caminhada ao ar livre, ciclismo, pesca, canoagem, equitação e agricultura por pelo menos alguns minutos por dia haviam registrado efeitos positivos no humor e autoestima.

6. Contribui com a saúde do cérebro

Os benefícios da caminhada em relação ao antienvelhecimento também se estendem para o cérebro, como mostrou um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, o exercício ajuda a aumentar os circuitos cerebrais e reduz os riscos de problemas de memória e atenção.

Outro estudo americano, dessa vez produzido pela Universidade de Pittsburgh, determinou que pessoas que caminham 10 a 15 km por semana, em média, têm menor probabilidade de ter declínio de memória futura, por conta do aumento do volume da massa cinzenta do cérebro, que é importante para prevenir problemas de demência como a Doença de Alzheimer.

Além disso, quando caminhamos recebemos estímulos que intensificam nossa percepção sensorial, seja visual, tátil, sonora ou olfativa.

7. Melhora a qualidade do sono

Mulher dormindo

Como caminhar durante o dia causa ao organismo um aumento na produção de substâncias estimulantes como a adrenalina e deixa a pessoa mais disposta para as horas do dia que estão por vir, à noite o corpo procura o descanso e adormece com maior facilidade, fazendo assim com que a melhora da qualidade do sono seja mais um dos benefícios da caminhada. São poucas as pessoas praticantes da caminhada que sofrem de insônia e sonolência.

8. Ajuda a manter a boa forma

O que muitas pessoas provavelmente procuram quando começam a caminhar é a perda de peso. E realmente, o exercício contribui com o emagrecimento. Quando a pessoa começa a gastar mais energia, a sua demanda calórica também aumenta, o que culmina na queima de gorduras localizadas.

Além disso, a prática também contribui com o funcionamento do metabolismo. Uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, identificou que por conta do aumento da circulação, da atividade muscular e da respiração, o metabolismo também fica mais acelerado, contribuindo assim para o emagrecimento.

9. Controle do desejo por chocolate

Homem comendo chocolate

Uma pesquisa realizada na Inglaterra, na Universidade de Exeter, indicou que o hábito de caminhar pode ajudar a controlar o desejo por chocolate.

  Continua Depois da Publicidade  

Tal efeito foi verificado quando os pesquisadores reuniram 25 pessoas viciadas em chocolate, que consumiam ao menos 100 g do doce por dia, e os separaram em dois grupos: um que caminhava diariamente e outro que não praticava o exercício.

Eles perceberam que uma caminhada diária de 15 minutos na esteira era suficiente para reduzir significativamente o desejo pelo chocolate.

10. Protege contra derrames e infartos

Há benefícios da caminhada na proteção contra doenças cardiovasculares como derrames e infartos, porque ela ajuda a controlar a pressão sanguínea e regula os níveis de colesterol no organismo, ao diminuir a produção de colesterol ruim (LDL) e aumentar a quantidade do HDL, o colesterol bom, o que evita o entupimento das artérias.

11. Previne contra a diabetes

exame de glicose

A diabetes é um problema que surge por conta do excesso de glicose no sangue. O hábito de caminhar pode ajudar a prevenir essa doença porque estimula a maior produção de insulina no corpo, hormônio que é justamente responsável pela absorção da glicose pelas células.

Além disso, caminhar pode reverter o quadro de resistência à insulina no organismo, o que também contribui para combater a diabetes.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos os benefícios da caminhada? Tem o hábito de praticá-la com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média 4,37)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente”

  1. Pratico caminhada ao ar livre diariamente como aquecimento para a musculação na academia. Melhor que aquecer na esteira ou na bike na academia. Podem crer!

    Responder
  2. tenho 57 anos comecei a caminhar mais ou menos 2 anos estou me sentindo bem melhor
    devia ter começado antes caminho 5 km todos os dias de segunda a sabado um total de 30 km
    por semana

    Responder
  3. Olá ! Decidi iniciar a caminhada, pois, detesto academias e exercícios em geral. Meu cardiologista recomendou pelo menos 4 vezes por semana (40 minutos ao menos cada dia).

    A prática é simples e motivei-me por conta disso. Simples e eficiente.

    Não tem jeito, temos que ter atividade física ! é como um remédio para nosso organismo.

    Decidi pelo simples bem feito ! Desejo sucesso a todos, saudações, Marcelo Garcia (São Paulo).

    Responder
    • Olá!Sempre gostei de fazer caminhada.Não gosto de academia,não gosto de me sentir presa.(no condomínio onde moro tem 2 academias)gosto de que seja ao ar livre,apreciando o céu e a natureza ao meu redor.Viva a caminhada!Viva a vida!

      Responder
  4. Sempre pratiquei caminhada junto com outros exercicios como a musculacao por ex.
    E sinto todos esses beneficios .
    Tenho quase 50 anos e mantenho a forma e a saude com a pratica de esportes regular.
    Adorei a materia.

    Responder