Especialista da Área:

Limão Baixa Pressão Alta?

Confira se o limão baixa pressão alta mesmo, quais são os seus benefícios neste sentido e como você pode consumi-lo para ajudar no combate à hipertensão.

A hipertensão é conhecida por ser uma doença silenciosa, já que muitas vezes a pessoa só descobre que tem pressão alta quando sofre um AVC – acidente vascular cerebral, aneurisma arterial, enfarte, insuficiência renal, etc.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com a SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), acredita-se que no Brasil mais de 30 milhões de pessoas são hipertensas, sendo a hipertensão a doença considerada de maior prevalência e principal causa de morte entre os brasileiros sendo que, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 10% de todas elas fazem o controle adequado.

Aproveite e conheça também todos os benefícios do limão para a saúde e boa forma e aprenda como fazer um delicioso e poderoso chá de limão.

O que é pressão arterial

A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença crônica que ocorre devido aos níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias. A pressão arterial é determinada tanto pela quantidade de sangue que o coração bombeia quanto pela quantidade de resistência ao fluxo de sangue nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e mais estreitas forem as artérias, maior será a pressão arterial.

Essa condição é conhecida por “doença silenciosa” porque você pode passar anos sem sintomas, mas os danos ao seu coração e vasos sanguíneos continuam e podem ser detectados.

Uma pressão sanguínea que ultrapassa os 140/90 mmHg, ou como popularmente é chamada, “14 por 9”, já é considerada hipertensão e deve ser tratada para evitar danos mais sérios para a sua saúde.

Embora 90% das pessoas que sofram com pressão alta tenha herdado dos pais, há vários fatores que influenciam esta condição, como os hábitos diários como a alimentação e a prática (ou não) de exercícios físicos.

A hipertensão geralmente se desenvolve ao longo de muitos anos, e quanto antes você souber que tem pressão alta, poderá controlá-la para não aumentar os riscos de sofrer com problemas sérios de saúde como um ataque cardíaco ou AVC.

Benefícios do limão para pressão alta

Muitos se perguntam se de fato o limão baixa pressão alta, já que há anos essa fruta vem sendo usada como um remédio caseiro não só para a hipertensão como também para várias outras doenças.

Sendo um dos frutos da família dos cítricos, os limões contêm muitos nutrientes importantes que o corpo humano necessita diariamente para funcionar de maneira adequada.

De acordo com o USDAU – United States Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), um limão médio contém cerca de 29 calorias, 2,8 gramas de fibras, 2,5 gramas de açúcar, 1,1 gramas de proteínas, 0,3 gramas de gordura, 9,3 gramas de carboidratos e 53 miligramas de vitamina C, valor que supre 88% da dose diária recomendada, além de pequenas quantidades de zinco, ferro, cálcio e potássio.

  Continua Depois da Publicidade  

Foi realizada uma pesquisa na Faculdade de Saúde e Bem-Estar da Universidade provincial de Hiroshima, Japão, intitulada de “Efeito na pressão arterial da ingestão diária de limão e caminhada” e publicada no Journal of Nutrition and Metabolism para analisar se o limão baixa pressão alta.

101 mulheres de meia-idade de Hiroshima, Japão, participaram desse estudo, no qual tiveram que ingerir limão e marcar o número de passos percorridos durante cinco meses.

As taxas de mudança das medidas físicas, do exame de sangue, da pressão arterial e do valor medido da pressão sanguínea durante o período de observação foram calculadas e as correlações como a ingestão de limão e o número de passos percorridos foram considerados.

Como resultado, foi sugerido que a ingestão diária de limão e a caminhada são eficazes para a hipertensão, pois ambos mostraram uma correlação positiva em relação a baixar a pressão arterial sistólica.

Os pesquisadores notaram que a ingestão de limão estava mais envolvida com a concentração de ácido cítrico no sangue, e o número de passos com a pressão arterial. Supõe-se que o número de passos e a ingestão de limão estão relacionados à melhora da pressão arterial por diferentes mecanismos de ação.

De acordo com os pesquisadores, vários estudos destacaram o limão como uma fruta importante na promoção da saúde, rica em compostos fenólicos, bem como vitaminas, minerais, fibras alimentares, carotenoides e óleos essenciais.

Limão baixa pressão alta mesmo?

Outra pesquisa, realizada na Universidade de Gifu, Japão, foi realizada para entender o efeito supressor de componentes no suco de limão na pressão arterial. Para isso, foram utilizados ratos espontaneamente hipertensos.

Os efeitos do suco de limão e seus flavonoides brutos sobre a pressão arterial foram examinados de maneira que o suco de limão diluído a 5% foi administrado por via oral através da ração dos animais. Após 90 dias, eles tenderam a ter uma pressão arterial sistólica menor do que os ratos do grupo de controle (que não consumiram limão).

A pressão arterial sistólica dos animais que se alimentaram por 16 semanas com a ração que continha flavonoides do suco de limão foi significativamente menor do que o grupo de controle.

Limão é bom para o coração

Como você pode ver, a pressão sanguínea e o coração estão totalmente conectadas. De acordo com as pesquisas, o limão baixa pressão alta e pode ser um grande aliado para cuidar do coração.

Os limões não só contêm pectina, que beneficia positivamente os seus níveis de colesterol, como também são ricos em vitamina C, conhecida por reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

Essas frutas verdes e muito populares no Brasil também contêm potássio, que de acordo com a American Heart Association (Associação Americana do Coração) pode ajudar a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.

  Continua Depois da Publicidade  

Limão emagrece também?

Um peso corporal saudável está altamente relacionado à pressão sanguínea saudável, e muitos estudos afirmam que o limão pode ser um grande aliado por este motivo.

Enquanto muitos especialistas acreditam que as razões por trás da capacidade dos limões para reduzir o peso são o conteúdo de fibras e a capacidade de queimar calorias, um estudo publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition descobriu que isso pode estar relacionado com compostos presentes dentro da fruta.

Os pesquisadores administraram polifenóis extraídos da casca de limão a ratos que foram simultaneamente alimentados com uma dieta de engorda, e como resultado, ganharam menos peso e gordura corporal do que um grupo de ratos que não receberam os polifenóis.

Dicas de como consumir limão

Os limões são considerados um dos frutos mais versáteis. Cada parte dele – casca, polpa e suco – contém nutrientes benéficos para as pessoas. Por isso, se você procura maneiras diferentes de consumir limão para obter esses benefícios além da clássica limonada e rodelas de limão em seu chá, aqui está:

  1. Adicione um pouco de suco de limão em suas vitaminas, sucos e smoothies.
  2. Acrescente raspas ou suco de limão em sua salada.
  3. Esprema um pouco de suco de limão em alguns vegetais ou em suas sopas.
  4. Esprema um pouco de limão em frutas frescas para dar um sabor extra e/ou evitar o escurecimento.
  5. Misture o suco e as raspas do limão com azeite e suas ervas favoritas e misture com massa quente.
  6. Comece o dia tomando um copo de água com limão.

Como pudemos ver, além de que o limão baixa pressão alta, essa fruta oferece vários outros benefícios para a saúde; por isso, não deixe de adicioná-la à sua dieta para ter uma vida mais saudável!

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que limão baixa pressão alta? Possui hipertensão e pretende ingerir mais limão em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário