Manter uma dieta equilibrada, tomar suplementos e ter um acompanhamento profissional são fundamentais para melhorar o desempenho na academia. Mas sabia que existe, ainda, outra forma de melhorar seu condicionamento? A resposta é: fazer cocô antes de treinar.
De acordo com uma pesquisa realizada por médicos da Universidade de Taipei, na China, fazer “o número dois” antes do exercício pode aumentar o rendimento durante as atividades. O estudo, publicado no periódico Sports Medicine and Health Science, avaliou 13 triatletas. Os voluntários tomaram laxante e mediram seus resultados em um teste de Stroop, uma prova de raciocínio com cores e palavras que avalia o tempo de resposta cerebral.
A análise mostrou que evacuar antes das atividades físicas melhora não só o desempenho do corpo, mas também a função cognitiva; nove dos 13 participantes apresentaram melhores resultados após fazerem cocô naturalmente, enquanto todos tiveram melhores resultados após o uso de laxantes.
Os pesquisadores sugerem que isso acontece devido a uma maior disponibilidade de sangue no cérebro, recurso que geralmente seria usado para a digestão. Portanto, a maior oferta de sangue também pode ser a explicação para um melhor desempenho físico dos atletas após evacuar.
“Quando você faz exercícios, especialmente exercícios de longa duração, seu cérebro vai enviar grandes quantidades de comandos para os músculos. O fato de você conseguir sustentar a contração muscular não depende só da energia desta parte do corpo, mas da forma que seu cérebro é capaz de responder ao desafio. Quanto melhor o cérebro estiver, melhor será a resposta”, pontuou o médico fisiologista Chia-Hua Kuo, líder da pesquisa, em comunicado à imprensa.
Em 2022, esse mesmo grupo de pesquisa demonstrou que fazer cocô antes de andar de bicicleta resultava em melhor desempenho nas provas ciclísticas e de corrida entre triatletas. Na ocasião, os voluntários tiveram melhores resultados da percepção de bem-estar pós-exercício.
A justificativa do melhor desempenho físico, nesse caso, também está na oferta de sangue. Sem o material para digerir, o oxigênio pode ser usado em áreas do corpo que estão sendo exigidas, como pulmões e músculos.
Ademais, os pesquisadores pontuaram que é por gerir esses recursos que o corpo leva muitos corredores a sofrerem diarreia em maratonas, por exemplo.
Sem o uso deliberado de laxante
No entanto, os pesquisadores desaconselham o uso indiscriminado de laxantes a fim de tentar melhorar o desempenho físico. Kuo recomenda a ida ao banheiro de 60 a 90 minutos antes do início, mas de forma natural.
“Se você tem dificuldade para defecar, experimente diferentes alimentos e bebidas com efeitos laxantes, mas não recorra ao óxido de magnésio. Uma alternativa, por exemplo, pode ser uma xícara de café quente ao acordar, essa é uma maneira confiável para estimular os intestinos”, concluiu o profissional.