Fazer cocô antes do treino pode melhorar exercício, sugere estudo

publicado em

Manter uma dieta equilibrada, tomar suplementos e ter um acompanhamento profissional são fundamentais para melhorar o desempenho na academia. Mas sabia que existe, ainda, outra forma de melhorar seu condicionamento? A resposta é: fazer cocô antes de treinar.

Fazer cocô antes do treino pode melhorar condicionamento físico

De acordo com uma pesquisa realizada por médicos da Universidade de Taipei, na China, fazer “o número dois” antes do exercício pode aumentar o rendimento durante as atividades. O estudo, publicado no periódico Sports Medicine and Health Science, avaliou 13 triatletas. Os voluntários tomaram laxante e mediram seus resultados em um teste de Stroop, uma prova de raciocínio com cores e palavras que avalia o tempo de resposta cerebral.

A análise mostrou que evacuar antes das atividades físicas melhora não só o desempenho do corpo, mas também a função cognitiva; nove dos 13 participantes apresentaram melhores resultados após fazerem cocô naturalmente, enquanto todos tiveram melhores resultados após o uso de laxantes.

Os pesquisadores sugerem que isso acontece devido a uma maior disponibilidade de sangue no cérebro, recurso que geralmente seria usado para a digestão. Portanto, a maior oferta de sangue também pode ser a explicação para um melhor desempenho físico dos atletas após evacuar.

“Quando você faz exercícios, especialmente exercícios de longa duração, seu cérebro vai enviar grandes quantidades de comandos para os músculos. O fato de você conseguir sustentar a contração muscular não depende só da energia desta parte do corpo, mas da forma que seu cérebro é capaz de responder ao desafio. Quanto melhor o cérebro estiver, melhor será a resposta”, pontuou o médico fisiologista Chia-Hua Kuo, líder da pesquisa, em comunicado à imprensa.

Em 2022, esse mesmo grupo de pesquisa demonstrou que fazer cocô antes de andar de bicicleta resultava em melhor desempenho nas provas ciclísticas e de corrida entre triatletas. Na ocasião, os voluntários tiveram melhores resultados da percepção de bem-estar pós-exercício.

A justificativa do melhor desempenho físico, nesse caso, também está na oferta de sangue. Sem o material para digerir, o oxigênio pode ser usado em áreas do corpo que estão sendo exigidas, como pulmões e músculos.

Ademais, os pesquisadores pontuaram que é por gerir esses recursos que o corpo leva muitos corredores a sofrerem diarreia em maratonas, por exemplo.

Sem o uso deliberado de laxante

No entanto, os pesquisadores desaconselham o uso indiscriminado de laxantes a fim de tentar melhorar o desempenho físico. Kuo recomenda a ida ao banheiro de 60 a 90 minutos antes do início, mas de forma natural.

“Se você tem dificuldade para defecar, experimente diferentes alimentos e bebidas com efeitos laxantes, mas não recorra ao óxido de magnésio. Uma alternativa, por exemplo, pode ser uma xícara de café quente ao acordar, essa é uma maneira confiável para estimular os intestinos”, concluiu o profissional.

Você tem o costume de ir ao banheiro antes de treinar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário