Frutas Desidratadas Têm Mais Açúcar que Balas, Alerta Grupo

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Por oferecerem diversos nutrientes importantes para o nosso organismo, as frutas não podem faltar no cardápio de nossas refeições. Entretanto, é preciso tomar cuidado com a maneira como consumimos esse tipo de alimento, já que não é em todas as formas que elas são tão saudáveis assim: uma pesquisa feita pelo grupo Action on Sugar (algo como Ação Sobre o Açúcar, em inglês), que analisou 94 produtos à venda no Reino Unido, mostrou que 85% delas tinham mais açúcar do que balinhas gelatinosas em formato de ursinho da marca Haribo.

Além disso, o estudo do grupo ainda identificou que 1/3 das frutas desidratadas vendidas eram compostas de três a quatro colheres de chá de açúcar.

Depois de colher esses resultados, o alerta que o grupo deixou aos pais é que eles devem oferecer a seus filhos frutas e vegetais frescos, em vez de frutas processadas em formato de snacks. O Action on Sugar também chamou a atenção dos fabricantes e afirmou que eles deveriam parar de adicionar açúcar desnecessariamente em seus produtos e parar de rotulá-los como alimentos saudáveis, que podem contribuir com a cota diária do consumo de cinco porções de frutas e vegetais.

“Os pais já acham difícil o suficiente saber o que é ‘saudável’ sem os fabricantes os confundindo com afirmações enganosas. Frutas inteiras e não processadas são mais saudáveis que snacks de frutas e sucos de frutas industrializados, tendo em vista que contêm vitaminas, minerais, água e fibras, e não trazem a devastadora cárie nos dentes que nós vemos em crianças nos dias de hoje”, afirmou a diretora da campanha do Action on Sugar, Katharina Jenner.

Por sua vez, a indústria se defendeu dizendo que a maioria dos produtos industrializados com frutas não possuía adição de açúcar e que os que tinham, apresentavam as devidas informações a respeito disso.

Já os especialistas em saúde da criança afirmaram que os resultados apresentados pela pesquisa do grupo foram assustadores. E não é para menos: uma criança precisaria comer 240 g de morangos frescos para ingerir a mesma quantidade de gramas de açúcar presente em alguns lanchinhos processados com frutas.

O presidente do comitê de nutrição da Faculdade Royal de Pediatrícia e Saúde da Criança, da Inglaterra, explicou como essas frutas processadas perdem os benefícios que podem ser encontrados na versão fresca desses alimentos: “As frutas contêm fibras, que todos nós precisamos para funcionar adequadamente, mas nesses lanchinhos os benefícios das frutas são sacrificados quando elas são cobertas por iogurte e outras coberturas açucaradas.”

Você imaginava que essas frutas desidratadas vendidas no mercado poderiam ter tanto açúcar? Tem o costume de consumi-las como lanche? Comente abaixo!

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