Furúnculo – O Que é, Remédio, Pomada, Tratamento Caseiro e Cuidados

Especialista:
atualizado em 14/12/2017

A pele é o maior órgão do corpo humano, uma barreira fundamental entre o meio exterior e o organismo, além de ter a função de regular a temperatura corporal e proteger o corpo de bactérias e vírus. Existem inúmeras doenças relacionadas à pele e estas podem estar restritas a ela ou podem estar relacionadas a outras doenças sistêmicas, podendo causar muitos sintomas e problemas.

Vamos conhecer abaixo o que é o furúnculo, entender como tratar o problema e que tipos de tratamento caseiro existem para ele.

O que é o furúnculo?

O furúnculo é uma doença de pele que é causada pela inflamação dos folículos capilares e da glândula sebácea pelo Staphylococcus aureus, uma variedade de bactéria que normalmente vive na superfície da pele, gerando pus na região. Os furúnculos podem se agrupar e gerar um problema maior chamado de carbúnculo. Como esta bactéria está naturalmente presente no corpo humano, acredita-se que a infecção ocorra através de pequenos cortes, permitindo a entrada da bactéria nos folículos.

Este problema pode afetar qualquer pessoa, de todas as idades. As pessoas com problemas no sistema imunológico ou que apresentem determinadas doenças, como a diabetes, alergias e pessoas com problemas de obesidade, além dos problemas relacionados à má nutrição ou higiene ruim, podem aumentar os riscos de desenvolver furúnculo.

Eles aparecem com maior frequência na região das costas, embaixo dos braços, nos ombros, nas nádegas ou até mesmo no rosto, aparecendo em áreas mais pilosas e sujeitas a sudorese mais intensa. As regiões que mais são submetidas à fricção e à alta transpiração também são mais suscetíveis.

Os principais sintomas do furúnculo incluem a presença de caroços avermelhados contendo pus, presença de dor local, coceira e possibilidade de ser visto um ponto branco ou amarelo no centro do caroço. Em casos mais graves, quando diversos furúnculos se desenvolvem, pode haver a presença de febre. Recorrências de furúnculos podem acontecer por meses ou anos, tornando o problema de difícil resolução clínica.

O furúnculo é contagioso, pois a bactéria responsável por sua infecção pode ser transmitida pela secreção do pus e também pelo ar. Esta bactéria se adapta melhor a ambientes com umidade e temperaturas maiores, podendo se instalar facilmente nas fossas nasais. As mãos são o principal meio de transmissão da infecção.

Uma das melhores formas de prevenir o problema é manter a higiene pessoal sempre dia, tomando banho regularmente e evitando o acúmulo de oleosidade e sujeira na pele.

O correto diagnóstico do problema deve ser realizado antes do tratamento, pois diversos outros tipos de inflamação podem conter os mesmos sintomas do furúnculo. Um destes problemas é a foliculite, que é uma inflamação do folículo, que gera um inchaço como uma espinha. A causa da foliculite pode ser hormonal ou apenas um crescimento errado do pelo, normalmente sumindo naturalmente, sem necessidade de tratamento. Sempre busque a avaliação de um médico para realizar o diagnóstico correto.

Como tratar o furúnculo?

O tratamento do furúnculo inclui o uso de remédio antibiótico como a neomicina, a bacitracina, a mupirocina ou o ácido fusídico, além de drenagem da lesão. Pode-se também recomendar o uso de sabonetes antibacterianos e antibióticos tópicos no nariz e nas unhas para tratar alguns tipos de furunculose e para evitar a colonização de portadores assintomáticos. Recomenda-se também cuidado com a higiene de roupas e objetos de uso pessoal, evitando um possível contágio.

Tratar o furúnculo é bastante simples, podendo ser feito através de tratamento caseiro. Comece limpando a região em volta com uma solução desinfetante, durante duas ou três vezes ao dia. Faça a aplicação de compressas quentes e úmidas de água com sal na região já limpa. Não esprema nem fure o furúnculo, pois o pus contaminado pode afetar outras regiões em volta, piorando o problema.

Para os casos mais graves, procure sempre a orientação de um médico. Ele pode recomendar o uso de pomada, de remédio antibiótico e anti-inflamatório, e, para situações mais complexas, pode realizar a drenagem do pus no local. Geralmente, com o tratamento, o furúnculo começa a reduzir a quantidade de pus naturalmente, após uma a duas semanas. Com o uso de medicamentos, é possível perceber um alívio dos sintomas já nos primeiros dias.

Existem diversos tipos de pomadas disponíveis no mercado para tratar o furúnculo. Uma das mais indicadas é a Ictiol, que auxilia na redução rápida do acúmulo de pus, auxiliando no alívio da dor.

Entre outras pomadas bastante indicadas para a redução da dor e da inflamação estão também a Nebacetin, a Furacin, a pomada de Basilicão e a Beladona. Todas estas podem ser facilmente encontradas em farmácias, mas devem ser utilizadas somente com orientação médica.

As pomadas devem ser aplicadas sempre na região afetada previamente limpa, por duas a três vezes ao dia, de acordo com a indicação médica. Apesar de ser mais raro, o uso destas pomadas pode causar alguns efeitos colaterais, entre eles prurido, inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura na região onde se passou o medicamento.

Como tratar o furúnculo naturalmente?

Com alguns cuidados, é possível encontrar um bom tratamento caseiro para o problema. Veja, a seguir, algumas formas de tratar este problema de naturalmente:

  • Compressa de cebola: Aplique uma rodela de cebola no furúnculo e prenda com uma faixa ou esparadrapo. Retire somente no dia seguinte;
  • Compressa de chá preto: Aplique um saquinho de chá preto umedecido em água quente e aplique sobre o furúnculo por 15 minutos, durante várias vezes ao dia;
  • Argila verde: A argila possui propriedades que irão ajudar a secar o furúnculo, principalmente o caso do furúnculo no rosto. Misture uma colher de sopa de argila numa tigela de plástico com um pouco de água mineral até formar uma massa. Aplique na região afetada e deixe por 10 minutos. Faça isso por duas vezes ao dia;

Conclusão

O furúnculo é uma doença de pele que é causada pela inflamação dos folículos capilares e da glândula sebácea por uma bactéria. O furúnculo aparece com maior frequência nas áreas mais pilosas e sujeitas a sudorese mais intensa. O tratamento do furúnculo pode ser feito com o uso de antibióticos e também com alguns cuidados básicos de higiene pessoal, pois o furúnculo é contagioso e que requer atenção.

Você já teve algum furúnculo? Em que região do corpo? Fez uso de algum remédio, pomada ou curou com tratamento caseiro? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Furúnculo – O Que é, Remédio, Pomada, Tratamento Caseiro e Cuidados”

  1. Estou com furunculo na coxa esquerda e doe e incomoda bastante. Fui ao médico e me passaram nebacetin pra aplicar na regiao e tomar dipirona pra dor, ta ajudando, mas a regiao do furunculo continua quente, vermelho, e inchada.Pra dar uma aliviada , a noite fiz uma mistura de farinha de mandioca e agua e coloquei em toda regiao inchada e amarrei uma faixa. No outo dia tinha desinchado bem e aliviou um pouco da dor. Foi uma receitinha dos antigos.

  2. Estou com furunculo nas axilas eles se aglomeram é quando estão quase sumindo aparecem outros uso pomadas e até remédios caseiros mas nada disso tá dando jeito. Affs isso irrita muito além de doer de mais neh ??‍♀️??‍♀️

  3. Bom dia Caríssimo,

    Já estou com o furunculo no rosto a mais de um mês e não está a passar. Ele começou como um caroço e depois transformou-se, já fui ao medico e continua na mesma e isso já está a me deixar irritado. E toda vez que sinto que ele está a curar, lá no meio parece nascer um subfurunculo e deixou-me a zona em volta do mesmo, escura parece um ematoma.
    Já usei várias pomadas sub orientação medica e nada está a resultar e também já tomei alguns antibiotico e nada.
    Agradecia a vossa ajuda, já estou saturado com essa situação.

  4. Bom dia !!!

    Estou com um furúnculo na coxa direita há uns 4 dedos da cintura. O médico me mandou tomar TAMIRAN 750, um comprimido por dia, durante 7 dias.
    Já estou no quarto dia de tratamento e até agora não mudou nada. Não é tão grande, mas incomoda bastante. Não consigo dormir de lado.
    Gostaria de saber se o Benzetacil é bom para a cura.
    Obrigado.