Pepino no rosto

Máscara de Pepino para o Rosto – Benefícios, Como Fazer e Dicas

Saudável, o pepino é fonte de uma série de nutrientes importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo como fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, vitamina A, vitamina B9 (folato/ácido fólico), vitamina C e vitamina K.

O vegetal já foi associado a benefícios como o fornecimento de antioxidantes e o auxílio ao aumento da hidratação, à regularidade dos movimentos intestinais, à prevenção da prisão de ventre e ao emagrecimento.

Assim, o alimento é uma boa opção para as refeições. Por exemplo, podemos usá-los em receitas de saladas com pepino, tortas, quiches, empadas, mousses, macarrões veganos, sucos e sopas, por exemplo.

Mas além de tudo, há quem use a máscara de pepino para o rosto e há indícios de que ele também pode fazer bem para a pele quando aplicado desta forma. Será verdade mesmo?

Para que serve – Benefícios da máscara de pepino para o rosto

Muitas pessoas utilizam fatias ou cremes de pepino para obter benefícios na pele do rosto. O que podemos considerar como verdade nisso?

– Redução de colorações escuras

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Drugs and Dermatology no ano de 2009, a vitamina K – que está presente na composição do pepino – pode diminuir colorações escuras decorrentes de hematomas em pessoas que se submetem a tratamentos com laser.

– Remoção de manchas leves na pele 

Uma máscara preparada à base de pepino e iogurte (cuja receita você confere mais abaixo), é dotada de propriedades levemente clareadoras que auxiliam a remover manchas leves da pele, especialmente aquelas que são provocadas pelo sol.

Entretanto, além de utilizar a máscara de pepino e iogurte, recomenda-se passar filtro solar para proteger a pele contra o sol, para evitar que novas manchas apareçam e que as manchas já existentes fiquem mais escuras.

– Efeito antienvelhecimento e de limpeza 

A vitamina C e o ácido cafeico são dois antioxidantes presentes no pepino que, ao serem aplicados na pele, auxiliam a combater as rugas, os danos provocados pelo sol, entre outros problemas.

Quanto mais velhos ficamos, menos antioxidantes a nossa pele tem para combater as rugas e os danos causados pelo sol. O pepino pode auxiliar a restituir parte desses antioxidantes e a nossa pele possui a habilidade de absorver os antioxidantes.

Já o iogurte é um agente esfoliante que trabalha para remover a sujeira e as células mortas da pele. Quando combinado ao pepino, que (também) tem propriedades de limpeza, tem-se a mistura perfeita para hidratar e suavizar a sua pele.

– Olhos inchados 

Este caso é um extra – não é necessário nem preparar uma máscara de pepino para o rosto, pois basta colocar fatias resfriadas do vegetal nos olhos para aliviar os olhos inchados.

As rodelas geladinhas de pepino contêm flavonoides e antioxidantes que diminuem o inchaço, a vermelhidão e a irritação.

Eles também fornecem um efeito de resfriamento que auxilia a encolher os vasos sanguíneos dilatados, consequentemente, reduzindo a aparência de olhos inchados.

Como fazer máscara de pepino para o rosto

Receita 1

Para a primeira receita, você vai precisar de:

  • ½ pepino;
  • 1 potinho de iogurte natural;
  • 2 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional).

Modo de preparo: Juntar todos os ingredientes, levar ao liquidificador e bater até adquirir uma substância homogênea. Passar a mistura para um potinho.

Como usar a máscara de pepino para o rosto: Depois que preparar a sua máscara, você deve passá-la no rosto e deixar agir durante 15 minutos. Em seguida, basta lavar com água gelada.

De preferência, a máscara de pepino deve ver aplicada no rosto durante a noite, antes de dormir. Depois que terminar o processo, recomenda-se passar uma camada de hidratante noturno.

Outra orientação é utilizar a máscara de pepino e iogurte pelo menos três vezes por semana para obter resultados.

Receita 2 

Para a segunda receita, você vai precisar de:

  • ½ pepino, amassado quase na forma de um purê;
  • 2 colheres de iogurte natural.

Modo de preparo: Juntar os dois ingredientes em um potinho e bater até conseguir uma mistura espessa.

Como usar a máscara de pepino para o rosto: Passar a máscara na pele e deixar trabalhando ao longo de 15 minutos. Então, limpar o rosto com água morna.

Receita 3 

Já a terceira receita é indicada como um remédio caseiro para a acne. Para fazer essa receita, você vai precisar de:

  • 1 pepino pequeno;
  • 1 xícara de aveia;
  • 1 colher de chá de iogurte natural.

Modo de preparo: fazer uma pastinha misturando o pepino e a aveia e misturar o iogurte com a pastinha obtida.

Como usar a máscara de pepino para o rosto: Passar a máscara no rosto, deixar agir durante 30 minutos e, então, enxaguar.

Atenção 

Este artigo serve para informar e repassar a você dados que já foram divulgados a respeito da máscara de pepino para o rosto, porém, não pode substituir o diagnóstico e as recomendações de um dermatologista.

Para ter certeza de que fazer uma máscara de pepino para o rosto realmente pode te ajudar, consulte-se com um dermatologista, principalmente se o seu problema for grave e/ou persistente. O profissional é qualificado para te examinar, diagnosticar o seu problema e indicar o tratamento mais adequado e seguro para você.

Você já experimentou usar alguma máscara de pepino para o rosto? Teve bons resultados? O que achou dos benefícios da verdura para a pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*