Bicarbonato nas Axilas Funciona?

Especialista:
atualizado em 22/06/2020

Saiba se o uso de bicarbonato nas axilas funciona, quais são os benefícios que a aplicação promete e qual é a segurança em relação a ela.

Provavelmente, ninguém pensa muito a respeito da função das axilas no nosso corpo, porém, elas ficam localizadas na parte de baixo da articulação dos ombros e é através das axilas que viajam os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos que servem os braços.

As estruturas também carregam mais de 20 gânglios linfáticos, que são pequenos pedaços de tecido que fazem parte do sistema linfático do organismo, responsável por contribuir com o combate a infecções. Além disso, as axilas são compostas por uma concentração elevada de folículos capilares e glândulas sudoríparas.

Quem sofre com suor excessivo ou suor com cheiro forte pode pensar em recorrer a produtos específicos que possam tratar essas condições.

Você já ouviu falar no uso de bicarbonato nas axilas?

Como qualquer outra estrutura do nosso corpo, as axilas necessitam e merecem ser bem cuidadas e preservadas, principalmente quando apresentam algum problema, como um cheiro desagradável ou um ressecamento na pele da região.

É justamente quando esses problemas surgem que algumas pessoas resolvem aderir a estratégias e tratamentos caseiros como o uso de bicarbonato nas axilas.

De fato, o bicarbonato de sódio funciona como um bom esfoliante para a pele mais escura encontrada na região das axilas.

A recomendação consiste em misturar um pouquinho de bicarbonato de sódio com água para formar uma pasta grossa. O próximo passo é esfregar as axilas com esta pasta ao longo de 10 minutos e, então, lavar para removê-la da região.

Para ter melhores resultados, a orientação é repetir esse processo duas vezes a cada semana.

Por sua vez, o bicarbonato de sódio também pode ser utilizado para aliviar pequenas irritações, dores e vermelhidões. A receita sugerida é misturar três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água, esfregar na pele e deixar ali durante 20 minutos antes de lavar e tirar o produto.

O bicarbonato nas axilas como um desodorante natural

O bicarbonato de sódio pode funcionar como uma alternativa para aquelas pessoas que se preocupam com as substâncias químicas que podem ser encontradas nos desodorantes comercializados em supermercados e farmácias, entre outros estabelecimentos.

O bicarbonato de sódio pode servir como um bom desodorante, com duração de até 24 horas. Uma das sugestões é colocar meia colher de sopa (2,5 g) de bicarbonato de sódio, meia xícara (118 ml) de gel hamamélis pura e ¼ de xícara (59 ml) de gel de aloe vera (babosa) pura em uma garrafinha de spray.

O próximo passo é pingar 10 gotinhas do óleo essencial de sua preferência na garrafinha, a sugestão é escolher óleo de mirra, árvore do chá ou lavanda, por exemplo.

Então, basta fechar bem a garrafa, chacoalhar bem para misturar os ingredientes e aplicar o desodorante natural nas axilas. Após passar o produto, a pessoa pode optar por esfregar ou esperar que ele seque naturalmente antes de se vestir.

Especialistas defendem que o bicarbonato de sódio realmente pode auxiliar a exercer o papel do desodorante para algumas pessoas graças ao fato de ser uma substância alcalina, que neutraliza a acidez da pele, o que resulta na diminuição da população bacteriana que degrada as células e provoca o odor desagradável principalmente nas axilas.

O bicarbonato para clarear as axilas

Algumas pessoas também trocam o desodorante tradicional por uma alternativa natural como o bicarbonato de sódio em uma tentativa de clarear as axilas.

Devido ao fato de possuir um efeito abrasivo, o bicarbonato de sódio atua na remoção das células mortas, algo que aparentemente deixa a região mais clara.

A recomendação é fazer um esfoliante caseiro, misturando o bicarbonato de sódio com água de forma homogênea, e passar a combinação nas axilas uma vez por semana por meio de movimentos suaves e circulares.

Bicarbonato para o tratamento de condições que atingem a pele

As evidências a respeito da efetividade do uso do bicarbonato de sódio para o tratamento de problemas que podem afetar a pele das axilas ou de outras regiões do corpo como prurido (coceira), eczema (reação alérgica inflamatória com formação de vesículas e crostas, que vem acompanhadas de coceira), picadas de insetos e psoríase (surgimento de placas vermelhas recobertas de escamas brancas grossas) são consideradas insuficientes.

Além disso, não se sabe se a aplicação de bicarbonato nas axilas é segura

Quem trouxe o alerta quanto a isso foi o site WebMD, que informou que não existe uma quantidade suficiente de informações disponíveis para se saber se a aplicação de bicarbonato de sódio na pele pode ser considerada segura.

Para a publicação, o bicarbonato de sódio não é um bom produto para ser utilizado diariamente na pele. A pele é um órgão ligeiramente ácido, ao mesmo tempo em que o bicarbonato de sódio é uma substância alcalina – e para quem tem a pele sensível, as substâncias alcalinas podem ser um pouco irritantes, completou o WebMD.

Além disso, a publicação advertiu que a aplicação de bicarbonato de sódio na pele de crianças é classificada como possivelmente insegura, tendo em vista que já foram registrados casos de níveis elevados de sódio no sangue em crianças, depois da utilização do produto.

Com isso, antes de passar bicarbonato nas axilas para qualquer finalidade

Vale a pena consultar o dermatologista para saber se o produto realmente pode ajudar a situação em questão e se ele não pode fazer mal para você. Caso se trate de uma condição mais séria, você provavelmente precisará de um tratamento mais profundo do que uma simples receita caseira, portanto, não deixe de buscar a ajuda profissional.

Outra estratégia que pode ser útil é a de passar uma quantidade pequena de bicarbonato de sódio em uma região também pequena da pele para ver se não ocorre algum problema. Se houver uma reação na área, certamente não será uma boa ideia aplicar o produto nas suas axilas ou qualquer outra região do seu corpo.

E se você chegar a passar o bicarbonato nas axilas e perceber algum efeito colateral, procure o auxílio médico, ainda que não julgue se tratar de uma reação adversa muito grave.

Isso é fundamental para verificar a real seriedade do sintoma, receber o tratamento apropriado e saber como deve proceder em relação ao uso do bicarbonato de sódio nas axilas e outras regiões do corpo.

Lembre-se de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações profissionais e qualificadas de um médico dermatologista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você ouviu falar do uso de bicarbonato nas axilas? Pretende experimentar para algum dos listados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário