Gengibre Faz Mal Para Hemorroida?

Especialista:
atualizado em 22/01/2020

Confira a seguir se o gengibre faz mal para hemorroida ou se esse é mais um mito que você não precisa se preocupar em relação ao consumo deste alimento.

As hemorroidas são descritas como veias inchadas, parecidas com as varizes, que aparecem no ânus e na parte inferior do reto.

Geralmente, a causa do problema é desconhecida, porém, ele pode ser desenvolvido em decorrência da força empregada durante os movimentos intestinais ou do aumento de pressão nessas veias ao longo de uma gestação, por exemplo.

Aproveite para conferir se hemorroida tem cura e veja também as opções de remédio para hemorroidas mais usados.

Existem as chamadas hemorroidas internas – localizados dentro do reto – e as hemorroidas externas – que são desenvolvidas abaixo da pele que fica ao redor do ânus. Pode haver ainda uma hemorroida trombosada, em que ocorre a formação de um coágulo (trombo).

Em alguns casos, a condição não provoca sintomas, no entanto, em outros ela pode causar sinais como coceira ou irritação na região anal, desconforto, sangramento indolor durante a movimentação intestinal, dor, inchaço ao redor do ânus e um caroço próximo ao ânus, que pode ser sensível ou doloroso.

As complicações das hemorroidas são consideradas raras, entretanto, podem aparecer problemas como anemia e uma espécie de estrangulamento da hemorroida, que acontece quando o suprimento de sangue a uma hemorroida interna é cortado, causando uma dor extrema.

Já ouviu falar que o gengibre faz mal para hemorroida?

Ao perceber os sintomas de hemorroidas, é importante procurar rapidamente o auxílio médico para tratar o problema e se livrar do incômodo. Mas será que o tratamento da condição inclui se afastar do gengibre? Ou não é verdade que o gengibre faz mal para hemorroida?

Encontramos uma indicação relativa a juntar gengibre e mel, ferver a mistura até criar um extrato e adicionar uma pitada de casca de limão e folhas de menta como forma de tentar amenizar a dor associada às hemorroidas.

Segundo encontramos, essa receita pode auxiliar a desintoxicar o corpo e refrescar o sistema digestivo, para que haja um bom fornecimento de sangue às hemorroidas.

Por outro lado, é importantíssimo saber que não são todos os especialistas que concordam que o gengibre é tão bom assim para um quadro de hemorroidas, pelo contrário.

O gengibre pode ser um irritativo, já que temperos fortes e em excesso podem precipitar crises e sintomas relacionados às hemorroidas. Procure sempre um coloproctologista para saber o que funciona e como proceder em seu caso específico.

Portanto, para quem está sofrendo com a condição e gosta de tomar um chá de gengibre ou temperar alimentos com o ingrediente, o ideal mesmo é consultar o médico para saber se pode continuar a utilizar o alimento, de modo que ele não traga prejuízos ao seu quadro de hemorroidas.

Lembre-se sempre de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações do médico que acompanha de maneira individualizada o seu caso de hemorroidas.

Além de saber se o gengibre faz mal para hemorroidas

É fundamental consultar o médico para saber quais outros cuidados precisa ter em relação à alimentação para favorecer – e não atrapalhar – a boa evolução no tratamento das suas hemorroidas.

Então, ao descobrir que tem a condição, é importante que você sente com o médico, conte a ele a respeito da sua dieta e obedeça a todas as recomendações que forem passadas pelo profissional.

Por exemplo, alimentos com poucas fibras podem piorar um quadro de hemorroidas, além de provocar ou piorar a prisão de ventre. Portanto, limite a quantidade consumida desses alimentos. Alguns exemplos desses itens são: pão branco, leite, queijo e outros produtos laticínios, carne e alimentos processados como refeições congeladas e fast food.

Por sua vez, bebidas cafeinadas e bebidas alcoólicas também podem piorar um caso de hemorroidas e frituras devem ser evitadas pelas pessoas que sofrem com a condição.

Também é aconselhado tomar cuidado com o teor de sal ingerido porque o ingrediente pode fazer com que o corpo retenha água, aspecto que coloca mais pressão nos vasos sanguíneos, o que inclui as veias localizadas nas nádegas que causam as hemorroidas.

Outro passo importante é consultar o médico a respeito do uso de suplementos como os de ferro.

Outros problemas associados ao gengibre

A mestra em bioquímica Naomi Parks alertou que o chá de gengibre não pode ser consumido por pessoas que sofrem com a diabetes, por mulheres que estejam grávidas ou mulheres que se encontrem no processo de amamentação.

A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos alerta que pessoas que fazem uso de medicamentos diluidores do sangue (anticoagulantes) devem evitar os suplementos de gengibre, e ainda destacou que pessoas com distúrbios hemorrágicos e condições cardíacas também devem evitar os suplementos de gengibre.

Por sua vez, quem tem histórico de problemas na vesícula biliar deve consultar o médico antes de tomar o chá de gengibre. De acordo com a publicação, a regra geral consiste em não consumir mais do que 4 g de gengibre diariamente.

Para crianças, adolescentes, idosos e pessoas que têm qualquer doença ou condição especial de saúde (além dos grupos já citados acima), vale a pena consultar o médico antes de utilizar qualquer forma do gengibre. Para os outros, é importante não exagerar no consumo de qualquer forma da raiz.

Referêcias Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que gengibre faz mal para hemorroida? Costuma sofrer com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Gengibre Faz Mal Para Hemorroida?”

  1. Adoro gengibre, todas as vezes que faço uso dele seja em tempero Maravilha sofro ,sinto logo uma reação de DOR e sinto o vaso ficar igual uma pipoca e foi até a sola dos pés, dessa vez estou lutando com a hemorroida me causou dormência na sola do pé e me traz preocupação pois sou diabética tipo 2