Remédio para Hemorroidas – 9 Mais Usados

Especialista:
atualizado em 25/06/2019

Ter hemorroida pode ser muito desagradável e causar certa dor e desconforto. Embora as hemorroidas sejam uma das causas mais comuns de sangramento retal, eles não costumam ser um perigo grave à saúde e geralmente desaparecem em uma ou poucas semanas.

Para que você se recupere o mais rapidamente possível, é importante procurar um médico para ter certeza de que não há nenhuma complicação de saúde.

Apesar de existir a opção de remover as hemorroidas cirurgicamente, há vários tipos de remédios disponíveis que são muito eficazes para aliviar o desconforto até que a condição melhore sozinha. Desta forma, vamos falar sobre as opções de remédio para hemorroidas mais usadas, além de dar dicas de remédio caseiro para hemorroida que ajudem a aliviar o incômodo causado pelo problema.

Hemorroidas

Hemorroidas ocorrem quando as veias encontradas na parte inferior do reto e do ânus ficam inchadas e inflamadas. Quando isso acontece, as paredes desses vasos sanguíneos se esticam e ficam muito finas, fazendo com que as veias inchem e fiquem irritadas, principalmente na hora de defecar, e é por isso que dói evacuar quando se tem hemorroidas.

As hemorroidas podem ser internas ou externas. A hemorroida interna é aquela que está dentro do reto e que não pode ser visualizada nem sentida. Geralmente, esse tipo de hemorroida não causa nenhum sintoma porque existem poucos nervos sensíveis à dor no local. Nesse caso, o único sinal observado é o sangramento.

Já a hemorroida externa é aquela que é facilmente identificada e que se encontra sob a pele ao redor do ânus. Nesse local, existem muitos nervos sensíveis à dor, o que faz com que o indivíduo sinta muita dor e sangre. Além disso, algumas delas ficam maiores e incham para fora do esfíncter anal, o que torna possível que ela seja vista.

Geralmente, esse tipo de hemorroida externa visível é uma protuberância com aparência úmida e mais rosada do que a área ao redor. Algumas delas podem ter coágulos de sangue que deixam a região roxa ou azul, condição chamada também de trombose.

Possíveis causas

Pessoas que têm familiares que sofrem de hemorroidas podem ter um risco maior de desenvolver o problema, mas existem outros fatores que podem influenciar o desenvolvimento de uma hemorroida.

A obesidade ou o ganho de peso durante a gravidez, por exemplo, pode resultar em um acúmulo de pressão no reto inferior que interfere no fluxo sanguíneo e faz com que as veias inchem.

Além disso, a hemorroida pode surgir quando uma pessoa faz muita força durante as evacuações ou quando ela faz um esforço físico muito grande como o ato de levantar ou carregar algo muito pesado. Casos de diarreia e constipação graves também podem causar hemorroidas.

Principais sintomas

Os sinais de uma hemorroida costumam ser:

  • Desconforto ao redor do ânus;
  • Dor na região do ânus;
  • Coceira no local;
  • Inchaços roseados ou com cor roxa ou azul e com aparência úmida no ânus;
  • Sangramento nas fezes.

Diagnóstico

O diagnóstico consiste na avaliação de um médico. No caso de hemorroida interna, um instrumento como um anuscópio pode ser inserido no canal anal e no reto para facilitar a identificação da hemorroida.

Outros exames mais completos podem incluir uma sigmoidoscopia para examinar o cólon inferior ou uma colonoscopia para verificar todo o cólon. Raios-X também podem ser solicitados para observar o interior do cólon.

Depois de determinado se o paciente realmente apresenta uma hemorroida, o tratamento deve ser iniciado.

Remédio para hemorroidas

Seja externa ou interna, uma hemorroida inflamada deve ser tratada de forma adequada. Mesmo que elas geralmente melhorem por conta própria ou com alterações simples nos hábitos diários, é importante visitar um médico para que o tratamento seja o mais correto e eficaz possível.

Apesar de não existir um remédio para curar hemorroida, o uso dos medicamentos listados abaixo ajuda a aliviar os sintomas e tratar a condição mais rapidamente.

O tipo de remédio para hemorroidas mais indicado é as pomadas. Alguns analgésicos de uso oral também podem ser usados para aliviar a dor e a inflamação em alguns casos, mas, em geral, basta aplicar uma pomada adequada para que a hemorroida melhore em poucos dias ou semanas.

Alguns medicamentos podem ser encontrados ainda na forma de supositórios. Nesse caso, um medicamento com formato arredondado é inserido no ânus, onde irá liberar o princípio ativo do remédio localmente. Supositórios são muito usados em casos de hemorroida interna para que a substância ativa alcance o local da lesão.

Vamos conhecer então quais são os medicamentos que podem fazer você se recuperar mais rapidamente de uma hemorroida.

1. Analgésicos

Para promover alívio da dor, o médico pode indicar o uso de analgésicos como o Ibuprofeno ou o Paracetamol, por exemplo. Eles podem ser ótimos aliados em casos de hemorroida interna em que a pomada não alcança a inflamação.

No entanto, os analgésicos tratam apenas os sintomas relacionados à dor e amenizam um pouco a inflamação no local.

2. Hemovirtus

Trata-se de uma pomada com efeito analgésico usada no tratamento de hemorroidas e varizes, ajudando a aliviar os sintomas dessas condições. Esse remédio para hemorroidas também tem ação anti-inflamatória, calmante e vasoconstritora, que ajuda a comprimir os vasos sanguíneos inflamados, evitando o sangramento.

A pomada deve ser aplicada sempre depois das evacuações e após feita a higienização adequada no local.

3. Proctyl

O Proctyl é uma ótima pomada para hemorroidas, principalmente em casos em que há uma hemorroida inflamada acompanhada de coceira, fissuras e sangramento.

O remédio tem ação anti-inflamatória e anestésica e age removendo o tecido lesionado e estimulando a formação de tecidos saudáveis no local. A pomada também alivia a coceira, comprime os vasos sanguíneos e evita o surgimento de infecções.

O Proctyl também está disponível na forma de supositório para tratamento de hemorroidas internas.

4. Bepantol

O Bepantol é uma pomada que pode ser útil no tratamento das hemorroidas, já que ela também é indicada no tratamento de fissuras anais e inflamações e feridas em geral.

Ela apresenta efeito cicatrizante e hidratante, que ajuda a reparar e a nutrir a pele afetada pela hemorroida. Seu uso é muito indicado em hemorroida externas. É recomendado aplicar uma fina camada da pomada no local cerca de 3 vezes ao dia ou conforme orientação médica.

5. Ultraproct

O Ultraproct é um remédio para hemorroida em forma de creme ou pomada usado para aliviar a dor, o inchaço e a coceira relacionados à hemorroida.

Trata-se de um corticosteroide com ação anti-inflamatória, analgésica e antipruriginosa. Além disso, sua fórmula inclui um anestésico local que alivia a dor e o desconforto tanto em casos de hemorroidas internas quanto externas.

6. Imescard

É uma pomada utilizada no tratamento de hemorroidas externas ou internas que atua aliviando a inflamação e a dor. Além disso, o Imescard apresenta ação antibiótica e anti-inflamatória, o que evita o surgimento de infecções na fissura anal gerada pela hemorroida.

7. Xyloproct

O Xyloproct é uma pomada que contém em sua composição componentes importantes para aliviar a dor e a inflamação como um anestésico, que é a lidocaína, e um corticosteroide, que é a hidrocortisona.

Assim, trata-se de uma pomada muito útil para aliviar inflamações e desconfortos relacionados a hemorroidas ou a outras fissuras anais.

Ela também pode ser usada por pacientes que fizeram cirurgia de remoção de hemorroidas para amenizar a dor no pós-operatório.

8. Proctosan

O Proctosan é uma pomada utilizada no tratamento de hemorroidas e varizes. Ela atua reduzindo as dores e aliviando sintomas como coceira e vermelhidão.

Sua ação é anti-inflamatória, calmante, anestésica e vasoconstritora, o que evita sangramentos e reduz a inflamação e o inchaço no local.

9. Reguladores intestinais

Quando há uma grave constipação relacionada a hemorroidas, o médico pode indicar que o paciente tome remédios com ação laxante para melhorar a função intestinal. Um exemplo inclui o Angiolax.

Laxantes podem ser indicados para pessoas que precisaram passar por uma cirurgia para remoção de hemorroidas, facilitando a evacuação, que pode ser difícil e dolorosa nos primeiros dias de recuperação.

Remédio caseiro para hemorroida

Algumas coisas que você pode fazer facilmente em casa ajudam a se livrar da hemorroida mais rápido são:

– Tomar banhos mornos

A água morna ajuda a relaxar e aliviar a dor e o desconforto associado à hemorroida. Você também pode usar um recipiente com água morna para se sentar cerca de 3 vezes por dia por 10 a 15 minutos.

Só tome cuidado para não esfregar a região e deixá-la mais irritada do que antes. Apenas mergulhar o local em água morna já é o suficiente.

– Massagear levemente com uma pomada ou creme adequado

Cremes contendo hamamélis, hidrocortisona ou lidocaína em sua composição, por exemplo, ajudam a aliviar o desconforto assim como a dor e a coceira pelo menos temporariamente. Outros ingredientes interessantes incluem o aloe vera e o óleo de coco, que apresentam propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, respectivamente.

No caso de pomadas contendo corticosteroides como a hidrocortisona, é importante procurar um médico para te orientar sobre a dosagem adequada e o tempo de uso para evitar efeitos colaterais.

– Aplicar compressas frias

O uso de compressas frias ou gelo envolto em um pano limpo várias vezes ao dia pode amenizar a dor, reduzir a inflamação e diminuir o inchaço local.

– Usar lenços umedecidos

Como a região anal já está bem sensível com a hemorroida, o ideal é que você não use o papel higiênico tradicional para higienização após as evacuações. Prefira usar um papel higiênico levemente umedecido ou use lenços umedecidos que não contenha substâncias irritantes como álcool ou perfumes.

– Usar roupas leves e soltas

A hemorroida precisa respirar para cicatrizar bem. O acúmulo de suor no local devido ao uso de tecidos quentes ou muito grudados no corpo pode deixar o local ainda mais irritado, fazendo com que a hemorroida demore mais tempo para ir embora.

Outras opções de tratamento

Quando a hemorroida é um pouco mais grave ou o paciente sente muito desconforto, o médico pode optar por aplicar uma injeção local para que a inflamação seja amenizada mais rapidamente.

Outros procedimentos que podem ser feitos incluem a ligadura elástica, a coagulação ou cauterização e a cirurgia.

  • Ligadura elástica: esse procedimento é comum em hemorroidas internas que podem ser vistas ou sentidas do lado de fora. Com o uso de um dispositivo específico, o médico insere uma faixa de borracha bem pequena ao redor da hemorroida. Isso faz com que o suprimento de sangue até o local cesse imediatamente. Sem fluxo de sangue na hemorroida, ela acaba secando e encolhendo de tamanho até se soltar da pele.
  • Coagulação ou cauterização: com o uso de uma sonda elétrica, de um feixe de laser ou de uma luz infravermelha, o médico queima minimamente o local para remover o tecido danificado e selar a extremidade da hemorroida. Assim como no caso anterior, a hemorroida se fecha e encolhe.
  • Cirurgia: em casos em que nenhum tratamento surte efeito, a hemorroida pode ser removida cirurgicamente. O procedimento mais comum para realizar a operação se chama hemorroidectomia, mas já existem técnicas mais atuais que utilizam grampos ou um sensor Doppler para identificar e cortar o suprimento de sangue para a hemorroida.

Dicas de prevenção

Mesmo que você tenha tendência a apresentar hemorroidas, é possível tentar prevenir o problema através da adoção de algumas mudanças simples de hábitos. Algumas dicas incluem:

  1. Ingerir mais fibras: o consumo de alimentos ricos em fibras como vegetais, frutas, nozes, sementes, leguminosas e grãos integrais ajuda o intestino a funcionar melhor, o que evita problemas como a diarreia e a prisão de ventre que podem contribuir para o desenvolvimento de hemorroidas.
  2. Beber água: a hidratação ajuda a evitar fezes duras e problemas como a constipação. Isso ajuda você a ter que fazer menos esforço para eliminar as fezes.
  3. Praticar exercícios: a prática de atividades físicas ajuda a manter o sangue circulando bem, o que evita o surgimento de hemorroida.
  4. Ir ao banheiro sempre que estiver com vontade: não espere ou segure a vontade de ir ao banheiro. Quando a vontade surgir, vá ao banheiro mais próximo e faça o que tem que ser feito. Isso vai reduzir a chance de ter uma hemorroida.

As hemorroidas tendem a desaparecer sozinhas, mas o tratamento é muito importante para que o desconforto seja amenizado o quanto antes e para eliminar o risco de complicações.

Geralmente, os tratamentos caseiros já são suficientes para cuidar das hemorroidas, mas lembre-se que a opinião médica é sempre essencial para avaliar a situação e indicar o melhor remédio para hemorroidas em cada caso, principalmente em casos de hemorroidas recorrentes que podem interferir muito na qualidade de vida.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já usou algum remédio para hemorroidas? Quais foram os resultados para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,60 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário