Remédio para hemorroidas – 9 mais usados

Especialista da área:
atualizado em 27/04/2021

As hemorroidas são problemas bastante comuns, principalmente em grávidas, e por isso é importante conhecer os melhores remédios para tratá-las. E, apesar de não ser algo grave, as hemorroidas afetam muito a qualidade de vida das pessoas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, vamos agora conhecer os nove principais remédios para hemorroidas, além de entender melhor o que elas são e quais as formas de preveni-las.

O que é hemorroida?

As hemorroidas são veias inchadas e inflamadas no reto e no ânus, que causam desconforto, dor e sangramento local. 

Elas podem ser classificadas como:

  • Internas, que são mais difíceis de ser identificadas;
  • Externas, facilmente visíveis e identificáveis. 
homem com hemorridas

Possíveis causas

A hemorroida é um problema que tem uma série de causas, como:

Principais sintomas

Os sintomas que podem ser causados pela hemorroida podem incluir:

  • Desconforto ao redor do ânus;
  • Dor na região do ânus;
  • Coceira no local;
  • Inchaços roseados ou com cor roxa ou azul e com aparência úmida no ânus;
  • Sangramento nas fezes.

Diagnóstico

O diagnóstico de hemorroida é feito através de exame físico, feito por um médico especializado.

  Continua Depois da Publicidade  

  • No caso de hemorroida interna, um instrumento como um anuscópio pode ser inserido no anus e no reto para facilitar a identificação da hemorroida. Mas também pode ser feito um exame de toque para o diagnóstico;
  • Já a hemorroida externa pode ser identificada visualmente pelo médico.

Depois de determinado se o paciente realmente apresenta uma hemorroida, o tratamento deve ser iniciado.

Remédio para hemorroidas

Seja externa ou interna, uma hemorroida inflamada deve ser tratada de forma adequada. E mesmo que elas melhorem por conta própria ou com alterações simples nos hábitos do dia a dia, é importante procurar um médico para que o tratamento seja o mais correto e eficaz possível.

Então, a seguir vamos conhecer os nove medicamentos mais usados para tratar o problema:

1. Analgésicos

Para promover alívio da dor, o médico pode indicar o uso de analgésicos, como o Ibuprofeno ou o Paracetamol. Eles podem ser ótimos aliados em casos de hemorroida interna, quando a pomada não alcança a inflamação.

No entanto, os analgésicos tratam apenas os sintomas relacionados à dor e amenizam um pouco a inflamação no local.

2. Hemovirtus

Trata-se de uma pomada com efeito analgésico, usada no tratamento de hemorroidas e varizes, ajudando a aliviar os sintomas dessas condições. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é composta por:

  • Extrato de Hamamelis virginiana;
  • Extrato de Davilla rugosa P;
  • Extrato de Atropa belladonna L;
  • Mentol;
  • Lidocaína.

3. Proctyl

O Proctyl é um medicamento que pode ser encontrado tanto como pomada quanto como supositório. Em ambos os casos, o medicamento contém policresuleno e cinchocaína, que ajudam a tratar a inflamação e a dor. 

4. Bepantol

O Bepantol é uma pomada que pode ser útil no tratamento das hemorroidas, já que ela também é indicada no tratamento de fissuras anais e inflamações e feridas em geral. Ela apresenta efeito cicatrizante e hidratante, que ajuda a reparar e a nutrir a pele lesionada, e seu uso é muito indicado para hemorroidas externas. 

Mas é importante ressaltar que o Bepantol não tem nenhum composto com ação específica em hemorroidas, e que em casos graves, ele não terá muito efeito.

5. Ultraproct

O Ultraproct é um remédio para hemorroida em forma de creme ou pomada usado para aliviar a dor, o inchaço e a coceira relacionados à hemorroida. Ela é composta por fluocortolona e lidocaína, que ajudam a melhorar a dor e a inflamação local.

6. Imescard

Esse medicamento é utilizado no tratamento de hemorroidas internas ou externas, e deve ser ingerido de acordo com as informações fornecidas pelo fabricante.

  Continua Depois da Publicidade  

Sua composição contém:

  • Aloína;
  • Atropa belladonna I. (Beladona);
  • Extrato seco de Polygonum Hydropiper (erva-de-bicho);
  • Cephaelis ipecacuanha (Ipeca).

7. Xyloproct

O Xyloproct é uma pomada que contém em sua composição componentes importantes para aliviar a dor e a inflamação:

Assim, trata-se de uma pomada muito útil para aliviar inflamações e desconfortos relacionados a hemorroidas ou a outras fissuras anais.

8. Proctosan

O Proctosan também é uma pomada muito utilizada no tratamento de hemorroidas e varizes, e contém em sua composição as seguintes substâncias:

  • Hidrocortisona;
  • Lidocaína;
  • Subgalato bismuto;
  • Oxido de zinco.

Sua ação é anti-inflamatória, calmante, anestésica e vasoconstritora, o que evita sangramentos e reduz a inflamação e o inchaço no local.

9. Reguladores intestinais

Quando há uma grave constipação relacionada a hemorroidas, o médico pode indicar o uso de remédios com ação laxante, para melhorar a função intestinal e evitar que o problema piore.

  Continua Depois da Publicidade  

Remédios caseiros para hemorroida

Existem algumas coisas que você pode fazer em casa, que ajudam a melhorar o incômodo e auxiliam no tratamento das hemorroidas mais rápido. Veja a seguir quais são:

1. Banho de assento morno

A água morna ajuda a relaxar e aliviar a dor e o desconforto associados à hemorroida. Então, você também pode usar um recipiente com água morna para se sentar cerca de 3 vezes ao dia, por 10 a 15 minutos. Mas é importante não esfregar a região, para evitar deixá-la mais irritada do que antes. 

2. Aplicar compressas frias

O uso de compressas frias ou gelo envolto em um pano limpo, várias vezes ao dia, pode aliviar a dor, reduzir a inflamação e diminuir o inchaço local.

3. Usar lenços umedecidos

Como a região anal já está bem sensível com a hemorroida, o ideal é que você não use o papel higiênico tradicional para higienização após as evacuações. 

Por isso, prefira usar um papel higiênico levemente umedecido ou use lenços umedecidos que não contenha substâncias irritantes, como álcool ou perfumes.

4. Usar roupas leves e soltas

A hemorroida precisa respirar para cicatrizar bem, e o acúmulo de suor no local devido ao uso de tecidos quentes ou muito grudados no corpo pode deixar o local ainda mais irritado. Então, dê preferência a roupas de algodão mais leves e folgadas, para facilitar a respiração da pele.

Outras opções de tratamento

Quando a hemorroida é um pouco mais grave ou a pessoa sente muito desconforto, o médico pode optar por alguns tratamentos mais invasivos, que, no entanto, irão trazer uma melhora mais rápida.

São eles:

  • Ligadura elástica: esse procedimento é comum em hemorroidas internas, que podem ser vistas ou sentidas do lado de fora. Com o uso de um dispositivo específico, o médico insere uma faixa de borracha bem pequena ao redor da hemorroida, e corta o suprimento de sangue. Sem fluxo de sangue na hemorroida, ela acaba secando e encolhendo de tamanho até se soltar da pele;
  • Coagulação ou cauterização: com o uso de uma sonda elétrica, de um feixe de laser ou de uma luz infravermelha, o médico queima minimamente o local para remover o tecido danificado e selar a extremidade da hemorroida. Assim como no caso anterior, a hemorroida se fecha e encolhe;
  • Cirurgia: em casos em que nenhum tratamento funciona, a hemorroida pode ser removida cirurgicamente, um procedimento chamado hemorroidectomia.

Dicas de prevenção

Mesmo que você tenha tendência a desenvolver hemorroidas, é possível tentar prevenir o problema através de algumas mudanças simples nos hábitos. Algumas dicas incluem:

  • Ingerir mais fibras: o consumo de alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas, nozes, sementes, leguminosas e grãos integrais, ajuda o intestino a funcionar melhor;
  • Beber água: a hidratação ajuda a evitar o ressecamento das fezes e problemas como a constipação. Isso ajuda você a ter que fazer menos esforço para evacuar;
  • Praticar exercícios: a prática de atividades físicas ajuda a manter o sangue circulando bem, e evita o surgimento de hemorroida;
  • Ir ao banheiro sempre que estiver com vontade: não espere ou segure a vontade de ir ao banheiro.
Fontes e referências adicionais

Você já usou algum remédio para hemorroidas? Quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média 3,60)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Remédio para hemorroidas – 9 mais usados”