Como Fazer Chá de Gengibre – Receita e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/04/2020

Uma das dicas que mais buscamos para dieta é como fazer chá de gengibre. Trata-se de um dos tipos mais simples de chás a serem feitos, além de terem diversos benefícios terapêuticos, dentre eles uma ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptica e anti-inflamatória. O gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajudar na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias.

O consumo do chá de gengibre deve ser moderado, entretanto, não ultrapassando duas xícaras da bebida por dia, exceto no tratamento de tosses persistentes. Abaixo você aprenderá mais sobre como fazer o chá de gengibre, algumas receitas e várias dicas.

O chá de gengibre por si só não pode fazer maravilhas para a perda de peso, mas ele pode ser usado junto com uma dieta balanceada e exercícios físicos adequado para ajudar a emagrecer. Veja abaixo e saiba sobre como usar o chá de gengibre para perder peso.

O gengibre tem sido usado tanto como tempero culinário como na medicina tradicional. Os usos medicinais mais notáveis desta planta são para diabetes, hemorroidas, varíola, paralisia, disenteria e hipertensão, e é por isso que várias pesquisas ao redor do mundo afirmam que quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre. Você gostará de saber se quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre.

O chá de gengibre com limão traz uma redução na quantidade de calorias consumidas ao longo do dia, o que beneficia a perda de peso. Até porque, para emagrecer é necessário ingerir um número de calorias mais reduzido do que a quantia que é gasta. Confira você também sobre o chá de gengibre com limão e se ele ajuda na eliminação de peso.

Sua propriedade mais interessante, porém, é seu caráter termogênico, ou seja, a bebida é capaz de provocar um maior gasto de energia fazendo o nosso corpo ao produzir mais calor. Nesse aspecto, o chá de gengibre tem efeitos similares e mais saudáveis que muitos remédios emagrecedores, o que lhe dá a fama de alimento emagrecedor e facilitador da perda de gordura corporal.

Ainda assim, caso a intenção seja a perda de peso, seu consumo deve ser aliado à realização de exercícios físicos regulares e, se possível, ao acompanhamento nutricional regular.

Os benefícios do chá de gengibre para a saúde são inúmeros. Mas para que serve a bebida, e como fazer chá de gengibre? Vejamos a seguir.

Gengibre

Provavelmente você já conhece várias das propriedades do gengibre. Trata-se de uma raiz antioxidante de baixa caloria. Por causa do seu efeito antioxidante, o gengibre protege as células do corpo contra a ação dos radicais livres, o que ajuda a deixar a pele mais jovem e saudável além de prevenir contra uma série de doenças associadas ao aumento do estresse oxidativo.

Segundo o United States Department of Agriculture (USDA), em 2 colheres de chá de gengibre há apenas 4 calorias. Isso significa que o chá de gengibre pode ser usado sem receio como um aliado para a manutenção da sua dieta (visto que o gengibre também tem propriedades termogênicas) e da sua saúde.

Nativo da Ásia, o gengibre pertence à família de plantas Zingiberaceae. Além de ser usado para o preparo de chás, o gengibre também é famoso por seu uso na culinária para realçar o sabor de diversas receitas.

Os principais benefícios do gengibre tem a ver com o fortalecimento do sistema imunológico, com sua ação antioxidante e com o potencial da raiz de reduzir a inflamação.

Para que serve o chá de gengibre? 

Esta raiz asiática possui características bactericida e fungicida, anti-inflamatórias, é diurética, alivia dores de estômago e enjoos, melhora a digestão e a circulação sanguínea e impulsiona o sistema imunológico. Existem diversos estudos, ainda, sobre a possibilidade do gengibre ter efeitos anticarcinogênicos e sobre sua atuação na prevenção e no tratamento do câncer. Uma pesquisa publicada em 2013 no periódico Cancer Prevention Research, por exemplo, mostrou que pessoas com alto risco de desenvolver câncer colorretal que tomaram 2 g de gengibre durante 28 dias apresentaram menos alterações negativas no tecido do cólon e uma menor proliferação celular – ambos resultados atestam o papel do gengibre na prevenção do câncer colorretal.

É uma planta que estimula também o aquecimento do corpo, especialmente das extremidades (mãos e pés), ao estimular os receptores da capsaicina – mesmo componente que dá a ardência às pimentas – sendo considerada uma “erva de aquecimento”.

Esta qualidade termogênica dá ao chá de gengibre a qualidade de emagrecedor, especialmente por acelerar o metabolismo e, assim, estimular a queima de gorduras, ainda que o corpo não esteja em movimento. Em conjunto com sua característica diurética, o chá de gengibre é uma bebida natural e saudável para agilizar o emagrecimento.

Como fazer chá de gengibre

Vendido em saquinhos, desidratado, em pó ou fresco, o gengibre é relativamente fácil de ser encontrado em mercados ou feiras. Para extrair o máximo de seus benefícios, entretanto, recomenda-se o uso da raiz fresca e o conhecimento de como fazer chá de gengibre em casa de modo a não perder as propriedades da raiz.

Existem diversas receitas de bebidas feitas a partir do chá de gengibre, tornando-o mais saboroso ou amplificando suas propriedades. Descrevemos abaixo duas fáceis receitas de como fazer chá de gengibre.

1. Receita simples de chá de gengibre

Ingredientes:

  • Cerca de 2 a 3 cm de gengibre fresco, ou 5 colheres da raiz de gengibre ralada;
  • 1 litro de água.

Preparação:

Após lavar bem e ter cortado ou ralado a raiz, espere a água ferver em fogo alto e adicione o gengibre. Tampe a panela, reduza o fogo para reduzir a fervura e aguarde de 8 a 10 minutos. Desligue o fogão, espere amornar e coe antes de consumir.

2. Chá de gengibre com limão

Após o aquecimento da água e a adição do gengibre, use o suco de um limão ou corte a fruta ao meio e a coloque, com casca, na mistura. Tampe a panela, diminua o fogo, e aguarde de 8 a 10 minutos até o fim da infusão. 

Dicas de como preparar, tomar e armazenar o chá

  • Tome cuidado para não esquentar demais a raiz, dado que o gengibre pode perder parte de suas propriedades;
  • O gengibre ralado libera mais suas substâncias, porém se torna mais sensível ao aquecimento excessivo e faz com que o chá tenha um sabor mais forte;
  • Use mel ou açúcar mascavo para adoçar o chá de gengibre de maneira saudável;
  • Se desejar enfraquecer o sabor forte do chá, adicione mais água ou mel à bebida;
  • Ao colocar limão com casca no chá de gengibre, a mistura se torna um ótimo diurético natural, além de conter antioxidantes provenientes da fruta. A casca ajuda a adicionar fibras e aumenta a sensação de saciedade da bebida, e tomá-lo durante o dia ajuda controlar a gula e a ansiedade;
  • É possível armazenar o chá a fim de tomá-lo durante o dia, e a única alteração para fazer o chá gelado é guardá-lo na geladeira após o preparo. Ele ainda pode ser reaquecido;
  • Para acelerar os efeitos do chá de gengibre pode-se substituir a água por chá verde ou chá mate no momento de prepará-lo, uma vez que ambos são termogênicos e diuréticos.

Possíveis efeitos colaterais

O chá de gengibre pode causar alguns efeitos adversos, mas é pouco improvável que você os observe. Apenas quando grandes quantidades de gengibre são ingeridas, tais efeitos podem ocorrer.
Alguns deles podem ser:

  • Gases;
  • Inchaço abdominal;
  • Azia;
  • Náusea.

Certas pessoas podem apresentar uma redução na pressão arterial e, por isso, quem faz uso de remédios para controlar a pressão deve tomar mais cuidado com o uso frequente de gengibre.

Cuidados

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), o gengibre é seguro, mas não há nenhuma garantia quanto à sua eficácia terapêutica. Sendo assim, use o chá de gengibre como parte da sua dieta e não como uma bebida milagrosa. Conheça mais alguns cuidados que você precisa ter com o gengibre para preservar a sua saúde:

  • O chá de gengibre ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuindo sua viscosidade e agindo como anticoagulante. O resultado é um aumento na possibilidade de sangramentos e hematomas, fazendo com que o gengibre não deva ser usado por quem usa remédios sintéticos para este fim sem consultar a um médico primeiro;
  • Não se deve tomá-lo em casos de febre alta (>38°C), se houver inflamações na pele, úlceras ou pedras na vesícula;
  • Antes de tomar o chá de gengibre durante a gravidez é preciso discutir sobre seu consumo com um obstetra;
  • Não existem fórmulas mágicas para o emagrecimento e, ainda que o chá de gengibre ajude a atingir este objetivo, deve-se equilibrar seu consumo com uma dieta alimentar saudável e exercícios regulares.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de preparar chás para fazer em casa? Quais são os seus preferidos? Você tem o intuito de tomar o chá de gengibre para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (96 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

16 comentários em “Como Fazer Chá de Gengibre – Receita e Dicas”

  1. Tenho varizes horriveis, (saltadas p fora ), e ja tomei varios remedios p circulaçao, e msm assim sinto dores. Outro dia, peguei um pedaço de gengibre, ( tamanho de uma pitanga, bati no liquidificador com 1 copo e 1/2 de agua, coei e tomei de uma so vez. Minha dor sumiu por mais de quinze dias. Devo continuar a tomar, ? Quando e como ( posologia ) ? Grato

  2. Saudações, estou entrando agora na vida dos chás. comecei tomando cha de hibisco e navegando a procura de algo que eu pudesse misturar ao mesmo, encontrei o gengibre.
    Podes me diser se esta mistura é de alguma forma prejudicial??
    pretendo fazer e tomar meio copo americano ha noite antes de dormir e somente. Podes me ajudar, aconselhar quanto a essa minha objetivação??
    Grato

  3. Pretendo tomar o chá de gengibre como antiinflamatório natural e já que é bom para emagrecer, quem sabe perco os 2 quilos que preciso rsrs . Vou fazer o chá com o gengibre fresco.

  4. O gengibre quando transformado em suco , pode continuar com aquele paladar ardido que ele possui ?