Jovem Morre Após Comer Barra de Cereais

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

A jovem de 21 anos de idade Maisie Durant morreu no começo deste ano depois de comer uma barra de cereais após uma sessão de treinamento físico. A moça era alérgica a nozes e não percebeu que a barrinha continha o ingrediente em sua composição.

Acredita-se que ela tenha sofrido de uma rara condição chamada de anafilaxia induzida pelo exercício, que faz com que a pessoa tenha uma reação alérgica severa e potencialmente fatal induzida pela prática de atividade física.

Maisie havia comprado a barrinha de cereal logo após sair da academia e de lá foi direto para sua casa, onde passou mal e desmaiou. Ela foi levada ao hospital, porém morreu horas depois na frente de seu devastado pai, Jonathan Durant, de 58 anos.

A menina sofria com a alergia desde sempre, mas controlava os sintomas moderados do problema com o uso de diversos medicamentos. “O controle normal da alergia de Maisie não funcionou porque ela vinha se exercitando. Os exercícios realmente entraram na vida dela recentemente”, explicou o pai.

Para Jonathan, sua filha precisava ter sido orientada a ter mais cuidados do que apenas tomar remédios: “Maisie sempre tomou comprimidos para alergia, enquanto na verdade ela deveria ter recebido um EpiPen (dispositivo de autoaplicação utilizado para tratar crises de anafilaxia) e ter sido educada sobre os riscos de se exercitar. O que eu gostaria é de ver todo mundo que tem alergia ser totalmente equipado e educado”, desabafou.

Jonathan Durant morava com a filha na Inglaterra e afirmou que nunca será capaz de esquecer a imagem da filha passando mal e morrendo.

Agora, ele pretende ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo problema de sua filha, tanto que juntamente com sua família montou uma página na internet para arrecadar recursos em prol de uma campanha sobre a anafilaxia.

Até fevereiro deste ano, a página da família Durant já havia arrecadado mais de 45 mil euros – que correspondem a mais de R$ 155 mil – em doações de pessoas que conheciam Maisie e até mesmo de desconhecidos. “Algumas pessoas que nós não conhecemos têm sido imensamente generosas, simplesmente porque têm um filho ou filha que chegaram perto de ter o mesmo destino de Maisie. Nós queremos ajudar a proteger outras pessoas disso”, comentou.

A jovem

“Ela era muito brilhante. Ela gostava de se divertir, mas também havia um lado sério e generoso por parte dela. Se ela queria alguma coisa, corria atrás”, disse Jonathan, ao descrever a falecida filha.

Quando tinha 16 anos de idade, Maisie se tornou uma doadora de órgãos, então com sua morte, ela ajudou a salvar a vida de três pessoas, incluindo a de duas que sofriam de insuficiência renal. “Isso te dá uma ótima indicação de como Maisie era”, completou o pai.

Apesar da família da jovem não ter tomado conhecimento do nome das pessoas que receberam as doações, eles foram informados que todos estão saudáveis.

maisie2Maisie foi homenageada pelos colegas de trabalho após a sua morte

O velório aconteceu no dia quatro de fevereiro e os seus colegas de trabalho lhe prestaram uma singela homenagem, dedicando um minuto de aplausos em honra de sua memória.

Além dos familiares e amigos, Maisie deixou um namorado, de nome Chesney, com quem tinha planos de viajar para Berlim, na Alemanha.

A relação entre os exercícios físicos e as alergias 

O médico Stephen Till, que trabalha como consultor de alergias em adultos, explicou a relação entre os exercícios físicos e as alergias.

Ele explicou que quando ocorre uma anafilaxia, o sistema imunológico tem uma reação mais severa a uma alergia, o que afeta o sistema cardiovascular e as vias respiratórias. Caso a pessoa que sofre com o problema tenha praticado alguma atividade física, esses efeitos podem se tornar ainda piores.

Mas por que será que isso acontece? Não há um motivo específico comprovado, mas existem suspeitas de que isso ocorra porque a prática de exercícios faz com que a permeabilidade do intestino aumente, que a maneira como os vasos sanguíneos reagem aos alergênicos mude ou por afetarem um grupo de células nervosas (neuroendócrinas), que são responsáveis pela produção de hormônios como a adrenalina.

Além disso, outros fatores como calor, álcool, ansiedade e estresse mental podem causar o mesmo efeito.

Você conhece alguém que tenha alguma alergia parecida com esse caso da menina Maisie? Conseguiria viver tendo que evitar se exercitar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário