Laqueadura Engorda?

atualizado em

A esterilização por Laqueadura é uma prática relativamente nova. As primeiras experiências do homem com esse procedimento vêm do século XIX, contudo, foi no século XX que essa técnica ganhou reconhecimento. Após os anos 60, com o uso de tecnologias mais avançadas, a Laqueadura veio a ser um dos principais e mais procurados método de esterilização definitiva e, de acordo com a OMS, o Brasil é o principal usuário dessa técnica.

Sua eficácia é quase que 100% garantida e as complicações durante e/ou após a cirurgia são mínimas. Apesar de ser um procedimento simples, muitas mulheres preocupam-se com os possíveis efeitos colaterais dessa cirurgia, e não abandonam a seguinte pergunta: Laqueadura engorda? Quais são os riscos disso acontecer?

Essas e outras dúvidas serão esclarecidas a seguir. Entenderemos como é a cirurgia da Laqueadura, seus tipos, as contraindicações e outros pontos importantes.

Entendendo o sistema reprodutor

Antes de mais nada, é importante situar quais são os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções, para depois entender como a Laqueadura irá afetá-los.

O aparelho reprodutor feminino é constituído por dois ovários, responsáveis por liberar, todos os meses, os óvulos a serem (ou não) fecundados pelo espermatozoide. Produzem, ainda, hormônios sexuais femininos, como estrógenos e progesterona. As Trombas de Falópio (ou trombas uterinas) conduzem o óvulo em direção ao útero, sendo que a fecundação pode ocorrer durante esse transporte. O Útero fixa o óvulo fecundado e é onde este se desenvolve. Por último, há a Vagina, onde os espermatozoides são introduzidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Definição

A Laqueadura é uma cirurgia que requer internação e anestesia geral ou regional. Ela consiste em cortar, obstruir ou amarrar as tubas uterinas da mulher, impossibilitando o encontro entre óvulo e espermatozoide, e, consequentemente, evitando a fecundação.

A cirurgia dura, em média, quarenta minutos. Após o procedimento, é recomendado dez dias de repouso. É importante que a mulher evite ter relações sexuais por até uma semana. Após esse período, deve-se usar camisinha por aproximadamente 1 mês.

A Laqueadura não impede a contração de doenças sexualmente transmissíveis, por isso é importante utilizar outros anticoncepcionais, mesmo já tendo passado pela cirurgia.

Os tipos de Laqueadura

São três os tipos de procedimento para a realização da Laqueadura.

  Continua Depois da Publicidade  

Por via Laparoscópica, o médico realiza uma pequena incisão perto do umbigo, na parte inferior do abdômen. Através desse corte, introduz-se um pequeno dispositivo (Laparoscópio) que facilitará a visualização das trompas e, assim, o médico poderá fechá-las com anéis e clips ou cauterizá-las.

Outro método é a Minilaparatomia, feito logo após o parto ou poucos dias depois. De ambos os lados do aparelho reprodutor, parte da trompa é removida.

Há, ainda, a Laqueadura Histeroscópica, que pode ser feita fora do ambiente hospitalar e apenas com anestesia local. É feita através da vagina e não necessita de cirurgia. Um dos tipos dessa Laqueadura é introduzir uma pequena mola, chamada Essure, nas trompas. Essa mola irá inflamar e sofrer efeitos do sistema imunológico, por ser um corpo estranho. Com a cicatrização, as trompas estarão fechadas. Com semelhante efeito da Laqueadura por molas, há a técnica Adiana que, a partir do endoscópio introduzido na vagina, emite radiofrequências no interior das trompas, inflamando-as.

Uma das principais perguntas das mulheres que procuram esse método de esterilização é se a laqueadura engorda. Será que esse método fácil e definitivo pode gerar o ganho de peso?

Laqueadura engorda?

A Laqueadura é uma cirurgia que não afeta diretamente nenhum órgão endócrino, nada tendo a ver com o metabolismo ou qualquer outro fator que gere o aumento de peso. Essa cirurgia é um dos métodos com menor taxa de efeitos colaterais e não é correto dizer que laqueadura engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

O ciclo menstrual da mulher continua o mesmo e os hormônios produzidos pelo ovário também. O ganho de peso após a Laqueadura só pode ser justificado se houver alteração na produção hormonal dos ovários, o que não é comum de acontecer.

Indicações

Todas as mulheres que optam nunca mais ter filhos, podem encontrar na Laqueadura um meio eficaz e permanente para isso. Deve-se ter confiança total na decisão, visto que as chances de engravidar tornam-se menores que 1%. O medo de engordar pode ser descartado.

Contraindicações e restrições legislativas

A primeira contraindicação é para as mulheres que não possuem total certeza de que não querem mais ter filhos. Pensando nos possíveis arrependimentos, a Lei Federal 9263, de 1996, estabelece penalidades e decreta que apenas mulheres acima de 25 ou que possuem dois ou mais filhos podem fazer Laqueadura. As mulheres que possuem doenças propícias a riscos de saúde para si própria ou para um futuro bebê (como diabetes de alto risco, pressão alta, eclampsia etc) também estão no direito de recorrer à cirurgia.

Para as que se enquadram nesses pré-requisitos, devem assinar um documento que apresenta os riscos e implicações da cirurgia, sendo autorizado o processo só após 60 dias da assinatura.

Existem efeitos colaterais?

Algumas complicações podem existir após a cirurgia, como infecções, lesões da bexiga ou dos intestinos, hemorragia interna ou problemas ligados à anestesia. Porém, a chance de alguma delas ocorrer é muito pequena, quase nula.

  Continua Depois da Publicidade  

Quanto aos efeitos colaterais, estudos sobre isso ainda estão em desenvolvimento. Mesmo assim, algumas das mulheres que passaram pela cirurgia de Laqueadura sofreram irregularidade na menstruação, dores, alterações emocionais/sexuais e aumento de risco de futuras histerectomias, principalmente após cinco anos da cirurgia e em mulheres mais jovens.

O ganho de peso não é um fator relatado na lista dos prováveis efeitos colaterais dessa cirurgia. Portanto, as mulheres podem ficar tranquilas, pois é falso dizer que Laqueadura engorda.

Reversão: é possível?

A reversão é possível, mas não em todos os casos e a chance de dar certo beira os 20%. A principal condição para que a reversão seja possível é que os finais das trompas estejam presentes e sadios. É importante que a mulher esteja em uma idade propícia para engravidar, sendo que as mais jovens têm maiores chances de sucesso na cirurgia de reversão.

Para as mulheres que não tiverem sucesso nessa nova tentativa de engravidar, há ainda outras formas alternativas, como a fertilização in vitro.

Fontes e Referências Adicionais:

Por que você acreditava que a laqueadura engorda? Você já fez o procedimento? Acabou ganhando ou perdendo peso? Comente sua experiência abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

94 comentários em “Laqueadura Engorda?”

  1. Fiz a cirurgia há 4 dias no momento estou sem apetite. Mas realmente existe muitos relatos sobre mulheres que engordaram após a cirurgia, e se repararem bem o médico no fim do texto não descarta totalmente a chance de engordar por conta dos ovários poder ter uma desregulação nos hormônios ele diz ser raro mas acho que na vdd e raros os casos que não acontecem

    Responder
    • Fiz laqueação há 5 meses não engordei até consigo perder peso mais facilmente pq parei a pilula. Claro que faço ginasio e fecho boca mas antes fazia e ñ perdia peso. Quanto a dores ainda sinto alguma coisa na altura da ovulação que antes não sentia. Tenho ainda mais lubrificação e a vontade de ter relações continua igual

      Responder
  2. se os efeitos colaterais estão ainda em estudo , se tem muitas mulheres que relatam o aumento de peso e se há alterações no ciclo menstrual , alterações emocionais e sexuais não é certo dizer que a afirmação de que a laqueadora engorda é falsa e sim que não há estudos que indicam tal afirmação , mesmo porque só havera confirmação ou não se um médico cientista resolver investigar a fundo e fazer um estudo com as pessoas que acreditam que engordaram por causa da laqueadura.

    Responder
  3. Fiz, faz um mês, no início fiquei com a barriga inchada mesmo. Mas logo depois já voltei ao normal. Espero não engordar, depois de ver essa matéria me animei, pois diz que não envolve nada com metabolismo que possa engordar.

    Responder
    • Agora faz 2 anos e 2 meses que fiz a cirurgia, não engordei nada graças à Deus, apenas não exagero na comida, pois depois dos 40 anos, a probabilidade de engordar é maior.

      Responder
    • Fiz, vai fazer um ano, perdi 4 kilos não sei se foi laqueadura só sei que fiz pq sofro fortes dores na lombar e não queria correr o risco de engravidar de novo. Me arrependi no início pq TB tinha tirado um cisto no ovário direito o médico viu e achou melhor tirar. Fez biópsia e era apenas cisto de corpo outro, tinha 3cm. Meu Deus isso mecheu muito com minha libido, alterou meus hormônios q ficou pirado e eu quase surtei, não tinha desejo aí achei que foi a Laqueadura, nas não, falei com um especialista em sexologia e ele me disse que cirurgia no ovários altera os hormônios sexuais. Ufa hj voltou ao normal mas 90% da libido só. Mas enfim pelo menos voltou e comoveu fiz videolaparoscopia a recuperação foi ótima e hj não sinto nada, só minha lombar que tá ferrada mas já estou em tratamento. Espero que esse depoimento ajude muita gente a esclarecer dúvidas

      Responder
  4. Fiz fez 30 dias mas não engordei não só gostaria de saber quando posso voltar a fazer exercícios físicos….

    Responder
  5. Tb acredito que engorda. Tenho 3 filhos e sempre voltei ao meu peso normal. Quando tive o terceiro, fiz a laqueadura no parto e novamente voltei ao meu peso normal. Quando meu caçula fez 2 anos e parei de amamentar, engordei mais que na gravidez. Meu peso era 59kg e hj peso 86kg. Já cheguei a pesar 90kg. Faço dieta, não como açúcar e nem gordura, malho 3x na semana(no mínimo) e não consigo emagrecer. Estou assim há 7 anos. Acredito que mude os hormônios sim. Fiz a laqueadura quando tinha 25 anos. Essa semana já marquei alguns médicos para saber sobre isso.

    Responder
    • Tenho 3 filhos.Eu fiz a laqueadura há 1 ano e 4 meses e no início emagreci 16 kg,na gravidez tbm não engordei quase nada ,após uns 5 meses de laqueada comecei a ganhar peso,engordei 30 kg e não consigo perder.Minha menstruação está toda desregulada, tem meses que desce,meses que não.Nunca vem no tempo correto.Tenho certeza que tem algo errado.

      Responder
  6. Fiz a laqueadura e engordei minha menstruação anteroutudo muda mudou em minha depois da laquiadura voltei a toma anticonsepisional pra conte a menstruação

    Responder
  7. Fiz a laquiadura tem 14 dias não sinto tanta dor mais minhA barriga. Esta inchada não sei se e normal foi um corte tipo da cesariana. Só q menor

    Responder
  8. Olá ,o médico fez laqueadura sem o meu consentimento e conhecimento, em que situações isso é comum pela legislação brasileira?

    Responder
    • isso nunca pode acontecer, vc pode processar o medico e o estado, além de receber indenização e eles serem obrigados a fazer cirurgia para reverter.

      Responder
  9. Engordei. Pesava 68kg e hoje peso 92kg. Foi logo após a esta cirurgia. Pior que faz 07 anos e nunca voltei ao normal.

    Responder
    • Será que não está relacionado a sua alimentação, apensar que depois dos 30 o nosso metabolismo fica mais lento.

      Responder
  10. Oi boa tarde eu acredito que engorda pos tenho 4 filhos tenho meu filho mas velho de 15 seg gravidez vei um casal de gêmeos até ai meu corpo tava normal ai então engravidei da minja quarta filha até no período de gestação eu quase nem engordei então fiz a laquidura e não demorou logo comecei pegar pesso e hoje sofro para perder tenho 34 anos e ta difícil fasso dietas caminhada aula de zumba mas ta difícil ent acredito sim que laquidura engorda

    Responder
      • Olá fiz a laqueação com dois furinhos ha 3 meses os dois primeiros a minha barriga estava um pouco inchada agora esta a voltar ao normal tb ganhei 2 kgs mas já perdi como tal não posso dizer que engorda temos é de pensar na nossa alimentacao. Tenho ainda umas impressoes no umbigo mas correu bem

        Responder
    • eu também engordei, me sinto inchada, dolorida, não consegui ainda usar calças jeans pois me aperta e dói muito! ja fazem 5 meses que fiz a laqueadura junto com a cesarea. Senti cheiro de queimado na sala, mas não sei qual procedimento foi adotado, foi pelo sus…

      Responder
      • Quero fazer muito fazer laqueadura. Mais tenho muito medo de engordar.
        Fiquei mais tranquila depois que li essas letras. O medo ta mais pouco.
        Pois meu metabolismo ja é lento. Se eu engordar tou frita. Ja peso um pouco a mais do meu peso normal.
        Misericórdia.

        Responder
    • Eu me chamo iris!! Fiz laqueadura ,ha dois meses e era gorda mais estou muito magra tenho medo de não voltar meu corpo normal!!

      Responder
  11. ola.estive fazendo a cirurgiae sinto dores mas apos ler o documentario acredito, que e passageiro.
    logo poderei retornar a rotina dos exercicios

    Responder