Propriedades dos Alimentos

Limão faz mal para os rins?

Publicado por
Marcela Gottschald

Os rins são órgãos bastante sensíveis a diversas substâncias e alimentos, mas será que o limão é um deles, e faz mal para esse órgão?

Esse tipo de dúvida aumentou bastante nos últimos anos, devido principalmente às propriedades ácidas do limão e às teorias sobre o pH do corpo que ganharam popularidade.

Porém, já se sabe que o efeito do limão no pH do organismo pode ser bastante benéfico, o que o torna uma fruta excelente para a saúde.

Então, a seguir vamos conhecer melhor as propriedades do limão e entender como elas podem afetar o funcionamento dos rins.

Veja também: 8 receitas de sucos para pedra nos rins.

Propriedades nutricionais do limão

LimãoLimão
Como toda fruta, o limão é rico em nutrientes

O limão é uma fruta rica em uma série de nutrientes, em especial a vitamina C. Assim, incluí-lo na dieta pode trazer benefícios para a saúde, como:

  • Aumento da absorção de ferro
  • Ajuda na proteção do coração e os vasos sanguíneos
  • Contribuição para a saúde do trato urinário, principalmente na prevenção de infecções
  • Melhora de sintomas respiratórios.

Além disso, a fruta também contém boas quantidades de vitamina A, complexo B e minerais, como magnésio, fósforo, potássio, zinco e cobre. Portanto, o limão pode trazer muitos benefícios à saúde.

O limão faz mal para os rins?

Será que mesmo fornecendo todos esses nutrientes que são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, é possível afirmar que a fruta prejudica o nosso corpo de alguma maneira? Por exemplo, será que o limão faz mal para os rins?

Mas, para respondermos essas perguntas, antes precisamos conhecermos um pouco melhor a importância dos rins e as propriedades nutricionais do limão:

1. Os rins

Os rins são órgãos responsáveis por filtrar o sangue. Ou seja, é através deles que o organismo elimina toxinas, excesso de nutrientes e de água.

Além disso, o órgão também é responsável pela produção e regulação de alguns hormônios e pelo equilíbrio do nível de água no organismo, além de participar da regulação da pressão arterial.

Assim, boa parte do que comemos, e que é absorvido durante a digestão, passará em algum momento pelos rins.

Por isso, existem alguns alimentos, ervas, medicamentos e suplementos que podem afetar o funcionamento renal.

Nesse sentido, conheça 9 alimentos ruins para os rins que você deve evitar, e também aprenda a fazer 8 receitas de sucos para pedra nos rins, se você estiver com esse tipo de condição.

2. O pH da urina

O limão é uma fruta ácida, assim como a laranja e a lima, devido tanto à presença do ácido cítrico quanto da vitamina C.

Por isso, ao ingerir regularmente essas frutas, ocorre uma mudança na acidez da urina, que se torna mais ácida.

E, contrariando a crença popular muito difundida na atualidade, acidificar o trato urinário pode trazer inúmeros benefícios, uma vez que o pH ácido torna mais difícil a proliferação de bactérias.

Assim, o consumo de frutas cítricas, bem como de suplementos de vitamina C, pode contribuir para a prevenção de infecções urinárias, e consequentemente ajudar no bom funcionamento dos rins.

3. Efeito diurético

Além de modificar o pH da urina, o limão pode também estimular a diurese. Ou seja, ele ajuda os rins a produzirem mais urina, facilitando assim a eliminação de toxinas, além de diminuir a chance de formação de cálculos renais.

Veja também: Receita de suco de limão detox refrescante!

Conclusão: O limão faz mal para os rins ou não?

Como vimos, o limão possui propriedades que podem ajudar na prevenção de alguns problemas que atingem o trato urinário.

Assim, podemos dizer que, quando consumido sem exageros, o limão não faz mal para os rins, muito pelo contrário.

Dicas e cuidados

Os problemas nos rins exigem que o paciente tome cuidado com a sua dieta

Pessoas que sofrem de problemas renais devem tomar algumas precauções com relação à dieta, já que a eliminação de toxinas substâncias que estejam em excesso no sangue pode estar prejudicada.

Mas esses cuidados serão diferentes para cada problema renal:

  • Cálculo renal: Pessoas que sofrem com esse problema normalmente devem evitar alimentos ricos em oxalato, como espinafre, acelga e beterraba. Além disso, devem se manter bem hidratados, bebendo ao menos dois litros de água por dia.
  • Insuficiência renal: Esse problema ocorre quando os rins não são mais capazes de filtrar o sangue adequadamente. Ou seja, deve-se evitar alimentos ricos em substâncias que se acumulam no sangue, como o potássio e o fosfato.

Entretanto, apesar de existirem algumas dicas que possam ajudar a todos que sofrem de problemas renais, é importante procurar um profissional de nutrição para montar uma dieta adequada e individualizada.

Vídeo: Limão faz mal?

Assista os vídeos a seguir para tirar mais dúvidas sobre o limão e conhecer os alimentos que fazem mal para os rins.

Vídeo: Piores alimentos para os rins

Você já tinha ouvido ou lido em algum lugar que o limão faz mal para os rins? Tem o costume de consumir a fruta com frequência? Comente abaixo!

4.3 de 5
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Sim, eu já ouvi comentário a esse respeito, inclusive a minha irmã q só tem um rim foi proibida pelo médico de consumir a fruta.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Aguinaldo C R Zuchini.
    O limão contém ácido citrico.
    Ajuda na digestão e dissolve cálculo renais. O consumo da fruta além de ser um ótimo bactericida, tb evita a formação de novos calculos e almenta o volume urinário.
    Obrigado. Revista BBC de Londres. Sem casca e claro.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Muito complicado nesta questão de uso de frutas em geral , onde aparece controvérsias sobre restrições de uso , principalmente para uso do limão e dá laranja , lendo certas matérias , logo pelo quê estou vendo , se vamos nos perguntar diante de uma nutricionista ou um médico ?
    Em resumo dá para entender quê esta parte alimentícia tem restrição no geral , bom para um lado e ruim para outro organicamente , ou seja tem quê ter moderação mesmo , como também se pede para quem toma bebidas alcoólicas ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • So queria saber se tomar água com Limão, pipino e gengibre faz mal para quem fez uma Nefrectomia, Agradeço se responderem!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Se eu tomar muito suco limão da affta ..uma pergunta limão .é bom pra que tem gota por causa da ácido úrico

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tomo 1 litro d'água por dia com 1 limão espremido. Me faz muito bem.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • apartir que usei limao com agua em jejum tive boa melhora na gastrite e gases; no almoço coloco limao para retirar excesso de oleo; portanto eu me cinto muito bem com limao.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde, o limão é muito benéfico para quase todos os problemas de saúde,bebo e recomendo!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou querendo saber o que não fas mal?tudo fas mal! Não posso comer quase nada, beber quase tudo não posso o que posso? Dese jeito morro desnutrido! Obrigado!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu sempre gostei muito de limão colocava na salada tomava com água sem açúcar só que tive pedras nos rins e me falaram que o limão fazia mau aí eu parei .

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade