Frutas cítricas – Quais são, benefícios e dicas de uso

Especialista:
atualizado em 04/11/2020

Laranja e limão são exemplos de frutas cítricas bem populares. Confira quais são seus benefícios para a saúde e dicas de uso de frutas cítricas.

Frutas cítricas são frutas ricas em vitamina C. Alimentos cítricos em geral são ricos em minerais como o potássio e o magnésio, por exemplo.

Além disso, as frutas do gênero Citrus são geralmente azedas. Apesar disso, elas são saborosas e nutritivas.

Aliás, os benefícios da vitamina C não são os únicos benefícios das frutas cítricas. Confira quais são os benefícios e aprenda a incluir as frutas na sua alimentação de formas diversas.

Quais são as frutas cítricas

Quando se fala em frutas cítricas as primeiras que vêm à mente são a laranja ou o limão. Porém, existem muitas outras, como:

  • Mexerica ou tangerina;
  • Abacaxi;
  • Lima;
  • Toranja;
  • Acerola;
  • Caju;
  • Kiwi;
  • Ameixa;
  • Maracujá;
  • Uva;
  • Morango.

Principais benefícios

laranjas

Os benefícios das frutas cítricas são os seguintes.

Fontes de vitamina C e outros nutrientes

Conforme dados da United States Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), uma laranja média fornece toda a vitamina C recomendada para um dia. 

De acordo com um estudo publicado em 2015, além de ácidos cítricos, as frutas do gênero Citrus oferecem vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, cobre e potássio. Além disso, elas contêm:

  • Flavonoides;
  • Carotenoides;
  • Óleos essenciais.

Todos fazem muito bem para a saúde.

Podem diminuir o risco de câncer

São muitos os estudos que relacionam as frutas cítricas a um risco menor de câncer. De fato, isso é verdadeiro e tem a ver principalmente com os antioxidantes.

Sendo assim, o consumo frequente de frutas cítricas ajuda a combater e prevenir vários tipos de câncer.

Reduzem o risco de pedras nos rins

Pedras nos rins causam muita dor e podem causar até infecções no trato urinário. Elas se formam quando a urina é muito concentrada ou quando há o acúmulo de minerais nos rins.

Além de beber bastante água, outra forma de prevenir as pedras nos rins é aumentando o consumo de frutas cítricas.

De fato, as pesquisas mostram que esse tipo de fruta aumenta o nível de citrato na urina. Em seguida, esses citratos se ligam aos minerais, permitindo a saída deles através da urina e evitando a formação de cálculos renais.

Favorecem a saúde do cérebro

Os flavonoides têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir doenças neurodegenerativas.

A inflamação tem um papel importante no desenvolvimento de doenças desse tipo e é por isso que os flavonoides das frutas cítricas são tão importantes.

A hesperidina e a apigenina, por exemplo, são flavonoides capazes de proteger as células cerebrais e melhorar a função do órgão em estudos

Podem ajudar a emagrecer

A maioria das frutas cítricas pode ajudar a emagrecer já que contêm poucas calorias, alto teor de água e muitas fibras.

Isso ajuda a emagrecer não apenas por causa do baixo teor calórico, como também devido à saciedade e ao efeito diurético das frutas.

Fazem bem para o coração e reduz o colesterol

Foi constatado em um estudo do Journal of Epidemiology que as pessoas que ingerem frutas cítricas têm taxas mais baixas de doenças cardíacas e derrames. 

As frutas também ajudam a reduzir a pressão arterial e a melhorar os níveis de colesterol. Isso deve principalmente às fibras solúveis e aos flavonoides que elevam o colesterol do tipo HDL (bom) e reduzem os triglicerídeos e o colesterol LDL (ruim), conforme pesquisa.

Benéficas para a digestão

Outro benefício das frutas cítricas tem a ver com seu alto teor de fibras que facilita a digestão e reduz a prisão de ventre.

As fibras solúveis encontradas especialmente nas laranjas também ajudam a regular o colesterol e a promover a perda de peso. Aliás, aproveite para saber a diferença entre fibra solúvel e insolúvel.

Deixam a pele e os cabelos saudáveis

Os antioxidantes das frutas cítricas deixam a pele com aspecto jovem e saudável. 

Quando usada na pele, as frutas cítricas podem:

  • Limpar profundamente a pele e o couro cabeludo;
  • Reduzir manchas na pele;
  • Estimular a produção de colágeno. 

Veja também os benefícios da vitamina C para a pele.

Dicas

salada de frutas cítricas

Por fim, confira algumas dicas de uso de frutas cítricas.

Evite os sucos

O suco da fruta contém muito açúcar. Por isso, é bom evitar os excessos. Além disso, a fruta inteira oferece muito mais nutrientes como as fibras, por exemplo.

Use frutas cítricas em saladas

Substitua o vinagre pelo sumo do limão e experimente adicionar gomos de laranja em sua salada de folhas.  

Faça salada de frutas

As frutas cítricas ajudam a conservar as outras frutas por mais tempo além de garantir um gostinho especial. No entanto, armazene na geladeira ou consuma imediatamente para evitar a oxidação.

Prepare molhos cítricos

Molhos de laranja combinam bastante com pratos assados como frangos, deixando o prato mais suculento e saboroso.

Preserve os nutrientes

Comer um bolo de laranja no café da tarde é maravilhoso, mas é importante saber que o calor do forno acaba com a vitamina C e que os nutrientes oxidam rapidamente em contato com o calor ou a luz.

Certamente, isso não quer dizer que você não deve preparar molhos quentes ou um bolo de laranja de vez em quando, mas sim que você deve se lembrar de ingerir as frutas cítricas in natura.

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma ingerir uma boa variedade de frutas cítricas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário