limões

15 Benefícios do Limão – Para Que Serve e Propriedades

O limão é uma fruta cítrica pequena e pode ser encontrado em diversas variedades, todas muito ricas em sabor. Há muitos benefícios do limão para a saúde e boa forma também. Ele contém muitas vitaminas e minerais e pode ser usado de várias maneiras, como suco, tempero para salada, adicionado em bebidas, em conservas, sopas e sobremesas. Entenderemos a seguir detalhes sobre as propriedades do limão e para que serve exatamente.

O limão é uma fonte riquíssima de vitamina C, conhecida por seus benefícios à saúde e também à beleza. Ela age na luta contra os radicais livres e tem ação na renovação celular, ou seja, ajuda a melhorar a saúde como um todo e a rejuvenescer de dentro para fora.

Entre outros benefícios, o limão também serve como antibactericida e antiviral, ajuda na digestão, combate vermes, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão.

Um pouco sobre o limão

O limão vem de uma árvore perene originalmente encontrada na Ásia. Existem muitas variedades da fruta e sua cor varia do verde intenso ao laranja, passando por tons mais amarelados. Toda a fruta, sua polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários e têm propriedades importantes responsáveis pelo benefícios do limão para a saúde.

O suco de limão é usado frequentemente para fazer limonada e como tempero. Ele contém seis por cento de ácido cítrico em sua composição, o que o torna azedo. O limão também contém vitamina C, cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, bem como açúcar, carboidratos e fibras.

15 Propriedades e benefícios do limão – Para que serve

Vamos entender agora as propriedades do limão para saúde e boa forma.

1- Rico em fitonutrientes com propriedades antibióticas

Como muitas das frutas e vegetais, limões contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. De especial interesse são os chamados flavonoides glicosídeos, incluindo muitas moléculas relacionadas com o kaempferol. Embora estes flavonoides tenham sido apontados por parar a divisão celular em muitas linhas celulares de câncer, eles são, talvez, mais interessantes pelos seus efeitos antibióticos.

O suco de limão tem sido usado em várias aldeias na África Ocidental, onde há epidemias de cólera, uma doença desencadeada pela atividade da bactéria chamada Vibrio cholera. Pesquisadores descobriram que o suco tem um forte efeito protetor contra a doença e passaram a sugerir que a população passasse a inclui-lo durante a refeição principal do dia.

Vários outros estudos e pesquisas sobre os benefícios do limão têm mostrado sua influência nos ciclos de vida das células que afetam a sua permanência ou autodestruição no organismo.

2- Rico em vitamina C combate os radicais livres

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes solúveis encontrados em alimentos. Ela circula nos meios aquosos do humano neutralizando os radicais livres com os quais entra em contato, dentro e fora das células.

Os radicais livres podem interagir com as células saudáveis ​​do corpo, danificando suas membranas e diminuindo a sua integridade. Eles também podem causar uma variedade de inflamações, inchaço e dores. Esta é uma das razões pela qual a vitamina C tem sido usada na redução de alguns dos sintomas de osteoartrose e artrite reumatoide.

3- Ajuda na prevenção de doenças cardíacas

Tomar suco de limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio. Ele controla a tensão arterial elevada, e os sintomas que ela causa como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por isso também é comumente usado para reduzir o stress mental e a depressão.

O limão também traz benefícios ao coração pelo fato de conter vitamina C, um combatente natural dos radicais livres que atacam a saúde das nossas células. Os radicais livres também agem das células dos vasos sanguíneos e paredes dar artérias, danificando-os e tornando-o mais suscetíveis ao acúmulo de colesterol nas paredes das artérias. A vitamina C pode ser útil também para prevenir o desenvolvimento e a progressão da aterosclerose e doenças do coração em diabéticos.

4- Ajuda o sistema imunológico

A vitamina C também é vital para fortalecer o sistema imunológico. O principal objetivo do sistema imunológico é proteger o organismo de doenças, por isso um pouco de vitamina C a mais pode ser úteis em condições como resfriados, gripes e infecções de ouvido recorrentes. Manter uma dieta saudável, rica em fontes de vitamina C traz benefícios importantes durante os meses de inverno, quando os níveis de atividade física tendem a cair.

5- Ajuda na prevenção e combate ao câncer

Além da já conhecida ação da vitamina C na luta alternativa contra o câncer, pesquisas recentes apontam para os benefícios da casca do limão nesta luta. Uma das mais importantes descobertas mostra que a casca do limão ajuda a erradicar toxinas do nosso organismo. Os agentes responsáveis por este benefícios seriam substâncias conhecidas como flavonoides e limonóides, presentes no limão e em algumas outras frutas cítricas.

Cientistas também já sabem que o extrato de limão pode destruir uma grande variedade de células com câncer em diferentes partes do nosso corpo como nas mamas, no colo do útero e nos pulmões. Ele eliminaria somente as células malignas, sem afetar as células saudáveis do organismo. Alguns artigos apontam ainda para a possibilidade de o limão ser mais efetivo do que a quimioterapia, além de mais seguro e saudável.

Foi realizado um estudo na Europa com pacientes portadores de diferentes tipos de câncer. Neste estudo, pacientes que consumiram 150 gramas de frutas cítricas quatro ou mais vezes por semana tiveram uma diminuição significativa dos riscos de câncer, com exceção do câncer de mama. No entanto, um estudo americano semelhante, mostrou também uma diminuição no risco de câncer da mama em participantes utilizando as mesmas porções de cítricos.

Nota:
Ao consumir frutas cítricas é importante não ficar restrito apenas ao suco. A polpa, a casca e até as sementes devem ser consumidas quando possível. Uma pesquisa mostrou que 75 gramas de cítricos por dia (o equivalente a um limão Taiti médio), seria a quantidade mínima ideal a ser ingerida por aqueles que desejam reduzir os riscos de câncer.

6- Possível coadjuvante para controle do colesterol LDL

Alguns estudos indicam que o limão faz parte de uma categoria de alimentos que são benéficos no controle do colesterol do nosso organismo. Isto se deve aos flavonoides encontrados na casca do limão assim como em outras frutas cítricas como as laranjas e tangerinas. Os flavonoides são antioxidantes com um poderoso efeito sobre os níveis de colesterol no organismo, mas lembre-se que a grande quantidade de flavonoides do limão está concentrada na pele mais externa da casca, onde está a cor e o sabor amargo da fruta.

Em um estudo do International Journal of Humanities and Social Science (Jornal americano que estuda as ciências humanas e sociais), publicado em 2013, os cientistas relataram que os indivíduos que consomem suco de limão diariamente, apresentaram uma queda significativa em seu LDL, ou “mau colesterol. O estudo também incluía exercícios regulares e uma dieta com pouca gordura.

7- Proteção contra a artrite reumatoide

Frutas cítricas, como laranjas e limões são ricas em vitamina C – um componente necessário para a síntese de colágeno, que ajuda a construir e reparar vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos e é, portanto, útil para pessoas com osteoartrose, ou artrite reumatoide. A recomendação diária de vitamina C, advindas de frutas cítricas nos Estados Unidos é de 75 gramas por dia para mulheres adultas, e 90 gramas por dia para os homens.

8- Bom para problemas digestivos

Há ainda benefícios do limão para as pessoas que sofrem de dor de estômago. Problemas digestivos como diarreia ou constipação podem fazer você se sentir desconfortável. Para lidar com esses problemas, adote a ingestão de um copo de suco limão puro pela manhã. Você pode maximizar os benefícios digestivos adicionando uma colher de chá de mel a esta solução.

9- Ajuda a perda de peso

Celebridades como a atriz Gwyneth Paltrow não escondem que são adeptos ao consumo de água com limão e afirmam que o líquido não só é a “Fonte da Juventude” em si, mas ainda estão certas de que ajuda na perda de peso. Especialistas também defendem o consumo da água com limão porque hidrata o corpo além de evitar o consumo de outras bebidas mais calóricas.

Na verdade, o suco de limão é um bom coadjuvante para a redução de peso dada a grande quantidade de fibra pectina, que auxilia o organismo contra os ataques de fome. Portanto tomar de suco de limão espremido em água é mesmo um remédio facilitador da perda de peso.

Veja também: 

10 – Protetor para os dentes

O suco de limão também é comumente indicado por dentistas de diferentes especialidades. O suco do limão espremido na hora pode ser aplicado para amenizar dores de dente e também serve para massagear a gengiva para diminuir sangramentos e eliminar mau cheiro causado por gengivites.

11- Bom para pessoas com hipertensão

Beber suco de limão é útil para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque contém potássio. Ele controla os sintomas da pressão arterial elevada como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por causa desta propriedade ele também serve para reduzir o stress mental e depressão.

Pessoas que não consomem quantidade suficiente de potássio estão em maior risco de serem afetadas por distúrbios cardiológicos.

12- Pode ajudar a tratar pedras nos rins

O suco de limão pode ajudar a proteger contra a formação de pedras nos rins, de acordo com um estudo publicado em 2007 na BMC Urology. Realizado em ratos, o estudo descobriu que beber suco de limão impediu os níveis de cálcio nos rins subirem.

Outra pesquisa realizada pela American Urological Association (Associação Americana de Urologia) detectou que o suco do limão pode eliminar a ocorrência de cálculos renais porque impede a formação dos cristais que dão origem às pedras.

13- Saúde oral

Um copo de suco de limão na parte da manhã serve para manter a saúde da boca. Suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias causadoras do mau hálito. Ele também melhora a dor de dente e trata sangramentos e inflamações provenientes de doenças bucais como a gengivite. O limão também é um agente de branqueamento natural dos dentes e ajuda no seu clareamento. No entanto é preciso ter o cuidado de fazer gargarejo com água após a ingestão de limão para evitar danos ao esmalte do dente.

14- Diurético natural

O suco de limão evita infecções do trato urinário. Isto porque é um diurético natural, que aumenta a produção de urina e a frequência com que se vai ao banheiro, portanto, elimina rapidamente as bactérias que podem causar infecções no trato urinário.

15- Benéfico para a pele e os cabelos

O suco do limão é um antisséptico natural e suas propriedades podem curar diversos problemas relacionados com a pele. Ele pode ser aplicado para reduzir a dor de queimadura do sol e ajudar a aliviar a dor por picadas de abelhas. O suco também pode ser aplicado na pele para o tratamento de acne e eczema.

A vitamina C, abundante no limão, também cura tecidos danificados, clareia manchas escuras, evita acne e manchas e ajuda a reduzir os danos do sol, evitando assim rugas e o envelhecimento precoce.

Tomar um copo de limonada diariamente trás benefícios e vitalidade para a pele e os cabelos.

Quando aplicado no couro cabeludo, o suco de limão pode tratar a caspa, queda de cabelo e outros problemas relacionados com o cabelo e couro cabeludo. O suco de limão também pode dar um brilho natural quando aplicado diretamente sobre os fios.

Como comprar e armazenar o limão

Um dos truques para encontrar um limão de qualidade é encontrar um que tenha pele fina e brilhante, visto que aqueles com cascas espessas terão menos polpa e, portanto, serão menos suculentos. Escolha limões que são pesados ​​para seu tamanho e cuja casca tem uma textura fina. Os que têm cor mais amarelada serão menos ácidos do que os que têm cor verde. Rugas e manchas indicam que já está maduro demais.

Para manter os limões frescos por mais tempo, mantenha-os à temperatura ambiente, longe da exposição ao sol. Se armazenados na geladeira, eles podem durar cerca de quatro semanas. O sumo de limão e as raspas da casca também podem ser armazenados para uso posterior. Para guardá-los, coloque o suco de limão espremido na hora em formas de gelo até congelar, depois coloque em sacos de plástico no congelador. Raspas de limão secas devem ser armazenadas em local fresco e seco, em um recipiente de vidro hermético.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Outras referências:

  1. Gharagozloo, Marjan, and Abbas Ghaderi. “Immunomodulatory effect of concentrated lime juice extract on activated human mononuclear cells.” Journal of ethnopharmacology 77.1 (2001): 85-90.
  2. Khaw, Kay-Tee, et al. “Relation between plasma ascorbic acid and mortality in men and women in EPIC-Norfolk prospective study: a prospective population study.” The lancet 357.9257 (2001): 657-663.
  3. Kurl, S., et al. “Plasma vitamin C modifies the association between hypertension and risk of stroke.” Stroke 33.6 (2002): 1568-1573.
  4. Ogata, Shin, et al. “Apoptosis induced by the flavonoid from lemon fruit (Citrus limon BURM. f.) and its metabolites in HL-60 cells.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 64.5 (2000): 1075-1078.
  5. Pattison, D. J., et al. “Vitamin C and the risk of developing inflammatory polyarthritis: prospective nested case-control study.” Annals of the rheumatic diseases 63.7 (2004): 843-847.
  6. Wood, M. “Citrus compound: ready to help your body.” Agricultural research (2005).
  7. The World’s Healthiest Foods.
  8. Touhami, Mohammed, et al. “Lemon juice has protective activity in a rat urolithiasis model.” BMC urology 7.1 (2007): 18.
  9. Peterson, Julia J., et al. “Flavanones in grapefruit, lemons, and limes: A compilation and review of the data from the analytical literature.” Journal of food composition and analysis 19 (2006): S74-S80.

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios do limão para a saúde e boa forma? Como você utiliza o limão na cozinha em seu dia a dia? Agora que conhece as propriedades do limão e sabe para que serve irá consumir mais dele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (61 votos, média: 4,34 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

33 comentários

  1. que legal eu gostei me ajudou bastante

  2. Pergunto se o limão comum, que existe em nossos quintais (no RGSul tb. conhecido como “limão bergamota”) tem as mesmas propriedades daqueles encontrados em supermercados.

    • O verdadeiro Limão é o siciliano, o restante é considerado como LIMA.
      Todos vieram de uma modificação.
      Esse limão comum dos nossos quintais é uma germinação com Ameixa Amarela
      O correto, com todas as propriedades é o Limão Siciliano

  3. Valdemir carvalho de santana

    Eu já faço uso do limão há muito tempo puro ou com um pouco de água!

  4. Diamantino José Mariano

    Eu tinha um problema serio no estômago me curei com a água alcalina e limão.

  5. Oi, bom dia,

    Devo inserir açúcar no limão com água?
    Alguém poderia me ajudar como utilizar o limão e quantas vezes por dia?

    Obrigado.

    • O IDEL É 1 LIMÃO POR DIA ,NO MÁXIMO 3/EU TOMO MEIA HORA APOS O ALMOÇO MEIO LIMÃO E A AOUTRA METADE DEPOIS DE ME ALIMENTAR DENOVO DAÍ MEIA HORA A OUTRA METADE ESPREMER EM 200ML DE ÁGUA

    • Bom dia, como já foi relatado em vários artigos científicos, o açúcar é o pior alimento da terra, então devesse tomar somente o limão com água, eu tomo de três a quatro vezes ao dia, e sete dias por semana.

  6. Muito bom essas informações, mas quem tem gastrite pode tomar o limão com água, ele serve?

  7. Olá,

    Eu curei uma virose gastrointestinal tomando suco de limão sem açúcar, eu moro na praia e no verão é muito comum essas viroses, todo ano eu pegava, mas ja tava de saco cheio de ficar vomitando por 5 dias rsrs, então me falaram pra tomar água com limão todo dia de manha. Depois disso, estou a 2 anos sem pegar ssa virose, e ate mesmo convivo com alguns clientes com virose e ela passa longe. Realmente para o estomago ele é ótimo. Virou meu melhor amigo rsrs

  8. Luis Fernando Caprioli

    Eu consumo limão há meses, e sinto uma enorme diferença. Sempre tomo um ou dois copos de limão com água gelada de manhã em jejum, e sinto bem estar e saciedade, porque ele mata mesmo a sede. Também percebo que ele é um diurético natural porque urino bastante quando tomo limão (aliás, eu tinha episódios severos de cálculos renais e não tenho mais). E mais ainda: como tenho pressão alta, sinto tonturas todos os dias, e principalmente no final do dia me sinto muito tonto, a ponto de achar que já vou morrer. Mas já notei também que, quando tomo um copo generoso de suco de limão à noite, a tontura diminui bastante e a ansiedade e o stress que ela me passa também diminui consideravelmente. Também tenho percebido uma moderada perda de peso nos últimos meses, só não tinha associado ao limão, mas acho que tem a ver sim pq. ainda não mudei a minha dieta.

  9. O meu médico recomendou um limão por dia (suco puro) para desmanchar dois pequenos cálculos. Depois de algum tampo percebi a eliminação de uma areia e qndo fiz o exame não tinha mais cálculos.
    Uso também o suco junto com gengibre para gripes.
    Me disseram q não se deve ingerir frutas ácidas à noite. É verdade?

  10. O suco do limão com o bicarbonato de sódio e bom pra cura mal hálito sendo tomado cedo engejum ou e mito

  11. Eu ja faço uso do limao algum, amo o cheiro do limão.

  12. Faço uso do limão diariamente há uns 5 anos. Há mais de 2 anos tomo o suco de 1 limão com água morna sem açúcar em jejum, espero até 45min para tomar meu café normalmente. Me sinto ótimo, problemas como dores nas pernas, joelhos, tornozelos, circulação, pressão alta, sobrepeso desapareceram e me sinto melhor em tudo, até no meu humor. Compensa e muito começar o dia com o azedo do limão e poder desfrutar do seu dia se sentindo muito bem.

  13. Edson Paulino Cordeiro

    Tomei a decisão de tomar todos os dias de manhã, em jejum, água morna com limão e mel de abelha.E, de fato, excelente para o meu organismo!!!

  14. Ângela Maria Guimarães

    Eu tomo água com suco de limão todos os dias me sinto muito bem.

  15. Eu faço uso diário do suco do limão, tão logo desço e chego na cozinha da minha casa.
    Fique satisfeito em saber de toda essa importância do limão para a saúde.

  16. Assistindo o canal de um médico famoso mundialmente, ele disse que o LIMÃO
    mata as bactérias nocivas do organismo. O consumo de produtos industrializados é que proliferam
    tais bactérias. Por isso, dependendo dos alimentos que ingerimos nos sentimos inchados. A partir
    daí, passei a tomar o suco puro de limão após as refeições. Estou sentindo bastante diferença!!!
    Realmente meu abdome diminuiu, percebi que o inchaço desapareceu…

  17. Jorge ROBERTO da Silva

    Adoro o limão tomo ele com cachaça , coloco dois sucos de limão em um litro de cachaça , tomo um litro todo dia é uma delícia .

  18. UBIRACI SEVERINA DA SIVA

    SIM COM CERTEZA NOA SABIA QUE HO LIMAÕ ERA BOM PARA O TARTARO URINARIO VOU TOMAR

  19. Sueli Fernandes de Souza

    Eu comecei a tomar em umas três à quatro vezes por semana, realmente eu venho vendo e sentindo grandes Sucessos em minha saúde. Principalmente em obesidade.
    Até minha barriga encontra se show.

  20. adoro limões, faço uso deles todos os dias, espremo fruto com água, e bebo todos os dias!

  21. Primeiro entrei no site para analisar os beneficios, agora vou começar a tomar e verificar. Fiquei bem empolgado.

  22. Vera regina de matos

    Tomo o suco puro de tres limões em jejum durante dez dias ..paro e depois de dez dias tomo de novo…fui curada de reumatismo infeccioso no sangue…só que quem tem anemia diabetes ou outros problemas tem que
    passar pelo médico…l

  23. Muitas pessoas adoecem por falta de informação, pois não sabem que muitas dores são causadas por uma má alimentação e outras não sabem que a cura de muitas doenças estão na própria natureza, tai a dica do limão ajuda a prevenir e a combater várias doenças.

  24. Raymundo Inácio Pinheiro

    Eu tinha um problema muito sério de refluxo e um dia pesquisando na internet descobri que o suco de limão seria ótimo e assim há dois meses tomo o suco de um limão em jejum todo dia e estou me sentindo bem, graças a Deus.

  25. Nunca tomar o suco puro pois o limão até chegar no estômago ele é extremamente acido e pode prejudicar o esôfago. Sempre tomar limão com água pois ele diluído temos os benefícios para saúde. Minha experiência com limão foi a desintoxicação e com ela eu me senti mais disposto e resfriados nunca mais. Graças a Deus.

  26. alvaro joão fernandes Dalmeida

    quero fazer esse procedimento e obter sucesso.

  27. Uso tomar todos os dias 1 limão com água, meu colesterol foi diminuindo, sem tomar remédio.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*