Limão Faz Mal Para os Rins?

Especialista:
atualizado em 30/12/2019

O limão é uma fruta cítrica com vários benefícios para a sua saúde. Podemos dizer que ele é rico em fitonutrientes com propriedades antibióticas, combate os radicais livres, ajuda na prevenção de doenças cardíacas, ajuda o sistema imunológico e muito mais. Abaixo você descobrirá se, mesmo com essas qualidades, o limão faz mal para aos rins.

O limão é uma fruta que pode ser encontrada de diversas maneiras no nosso dia a dia. Ele pode ser utilizado em temperos, molhos, pudins, brigadeiros, tortas e bebidas como a famosa limonada, por exemplo.

Os rins são importantes para filtrar todas as toxinas e fluídos extras no sangue, além de produzir hormônios que mantêm seus ossos fortes e seu sangue saudável, ele mantém todo o seu corpo em funcionamento desde que esteja saudável. Para mantê-lo em pleno funcionamento é importante uma alimentação adequada. Conheça 9 alimentos ruins para os rins para você evitar.

Já que você sabe o que evitar, aprenda quais são os 28 melhores alimentos para os rins. O repolho, por exemplo, é um vegetal repleto de fitoquímicos que têm a função de romper os radicais separados. Com isso, ele ajuda no sistema cardiovascular e, por conter pouco potássio, pode ajudar os rins.

Uma das dores mais excruciantes experimentadas pelo ser humano é a dor do cálculo renal ou, como popularmente chamamos, pedra nos rins. Para se livrar dessas pedras de maneira caseira sem ter que recorrer a cirurgia, você pode ingerir alguns sucos com efeitos depurativos, desintoxicantes e diuréticos. Aprenda 8 receitas de sucos para pedra nos rins.

A fruta é rica em vitamina C, em torno de 89% de sua composição corresponde à água e serve como fonte de outros nutrientes como carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, selênio, zinco, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E.

O limão faz mal para os rins? 

Mas será que mesmo fornecendo parcelas de todos esses nutrientes que são fundamentais para o funcionamento apropriado do nosso organismo, é possível afirmar que a fruta prejudica o nosso corpo de alguma maneira? Por exemplo, será que o limão faz mal para os rins?

Antes de entrarmos nesse mérito, que tal conhecermos um pouco melhor a respeito da importância desse órgão para a nossa vida? Os rins são importantes para a produção de hormônios, a absorção de minerais, a filtragem de sangue e a produção de urina.

O órgão também é importante para a excreção de resíduos como toxinas, excesso de sal e ureia, para o equilíbrio do nível de água no organismo e para a regulação da pressão arterial, dos glóbulos vermelhos do sangue e de ácido no corpo.

Agora, seguindo em frente, o Authority Nutrition vai contra a ideia de que o limão faz mal para os rins e afirma que, graças ao fato do ácido cítrico dos limões poderem aumentar o volume da urina, a fruta pode contribuir com a prevenção da formação de cálculo renal.

Estudos divulgados nos anos de 2007 e 2008, realizados por pesquisadores dos Estados Unidos e da Turquia, com a parceria de outros cientistas, apontaram que a limonada e o suco de limão podem ser efetivos no que se refere à prevenção do cálculo renal.

Por outro lado, outros trabalhos, como uma pesquisa divulgada em 2007 e feita por um pesquisador dos Estados Unidos ao lado de outros colegas, concluíram que não existem efeitos neste sentido.

Outras opiniões

Já conforme informou o Health Line, diferentes substâncias químicas encontradas em diferentes alimentos que consumimos no dia a dia podem colaborar com o desenvolvimento de determinados tipos de cálculo renal.

E entre essas substâncias químicas, aparece mencionado justamente o ácido cítrico, que além de ser encontrado no limão, está presente em outros tipos de frutas cítricas, como é o caso da laranja e da toranja.

No sentido contrário, o doutor em quiroprática, que também possui diplomas nas áreas de naturopatia, cura holística e herbalismo clínico, Edward Group, publicou no Global Healing Center que o ácido cítrico fornecido pela fruta já mostrou ser capaz de auxiliar a diminuição das chances de desenvolvimento de pedras de oxalato de cálcio, que são o acúmulo de depósitos de cálcio nos rins e a forma mais comum de cálculo renal.

Segundo ele, estudos clínicos concluíram que o ácido cítrico do suco de limão mostrou ser capaz de reduzir a acidez da urina e, consequentemente, ajudar a diminuir a incidência de cálculo renal.

Entretanto, Edward Group chama a atenção para o fato de que o limão não pode curar um caso já existente de cálculo renal e ressalta que ainda que a medicina popular alegue que o suco de limão possa até mesmo dissolver as pedras dos rins, não existem conclusões científicas neste sentido.

Infecção do trato urinário 

Uma infecção do trato urinário pode ser originada em qualquer parte do sistema urinário do organismo humano, o que inclui os rins, a bexiga, o uréter e a uretra, ainda que a área mais comum de ser atingida pela condição seja a do trato urinário inferior, que abrange a bexiga e a uretra.

A naturopata credenciada e autora do livro Natural Choice for Women’s Health (Escolhas Naturais para a Saúda da Mulher, tradução livre) Laurie Steelsmith escreve que, apesar de ser ácido, o suco de limão traz um efeito alcalinizante para a urina depois de passar pelo sistema digestivo.

Essa ação alcalinizante do suco de limão pode contribuir com a diminuição da dor na hora de fazer xixi durante uma infecção do trato urinário. Entretanto, a bebida não é a cura para a condição e ela ressalta que a doença é tratada com o uso de antibióticos, que devem sempre ser prescritos pelo médico.

Cuidados com o limão

Caso você já tenha sido diagnosticado com alguma condição de saúde que afete os seus rins, questione o seu médico a respeito dos alimentos e bebidas que podem prejudicar o seu quadro para saber corretamente como as suas refeições devem funcionar daqui para a frente e compreender se ele entende se o limão faz mal para os rins ou não, e quais itens devem ser evitados ou inclusive eliminados da sua dieta a partir de então.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido ou lido em algum lugar que o limão faz mal para os rins? Tem o costume de consumir a fruta com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média: 4,39 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

15 comentários em “Limão Faz Mal Para os Rins?”

  1. Minha esposa costumava tomar muito suco de limão com hortaliças. muito suco de limão
    Com hortalicas…, Mas depois de muito tempo descobrimos que as infecções de urina dela estava associado ao uso continuo do limão. O médico mandou ela abandonar o suco do limão e ela passou 01 ano sem problemas de infecção de urina.

  2. Eu coloco limão na saladas já criei esse hábito é adoro suco de limão e tenho cristais pequenos nos rins e agora vou ter que conversar com meu urologista para sanar minhas dúvidas.

  3. Se vc tiver algum quadro de insuficiência renal, não é recomendado consumo de frutas cítricas, pois as mesma são ricas em potássio, seus rins não são capazes de eliminá-lo. Quando os níveis de potássio ficam muito elevados, pode causar fraqueza muscular intensa, arritmias e até uma parada cardíaca.

  4. Sim, eu já ouvi comentário a esse respeito, inclusive a minha irmã q só tem um rim foi proibida pelo médico de consumir a fruta.

  5. Aguinaldo C R Zuchini.
    O limão contém ácido citrico.
    Ajuda na digestão e dissolve cálculo renais. O consumo da fruta além de ser um ótimo bactericida, tb evita a formação de novos calculos e almenta o volume urinário.
    Obrigado. Revista BBC de Londres. Sem casca e claro.

  6. Muito complicado nesta questão de uso de frutas em geral , onde aparece controvérsias sobre restrições de uso , principalmente para uso do limão e dá laranja , lendo certas matérias , logo pelo quê estou vendo , se vamos nos perguntar diante de uma nutricionista ou um médico ?
    Em resumo dá para entender quê esta parte alimentícia tem restrição no geral , bom para um lado e ruim para outro organicamente , ou seja tem quê ter moderação mesmo , como também se pede para quem toma bebidas alcoólicas ?

  7. So queria saber se tomar água com Limão, pipino e gengibre faz mal para quem fez uma Nefrectomia, Agradeço se responderem!

  8. apartir que usei limao com agua em jejum tive boa melhora na gastrite e gases; no almoço coloco limao para retirar excesso de oleo; portanto eu me cinto muito bem com limao.

  9. Estou querendo saber o que não fas mal?tudo fas mal! Não posso comer quase nada, beber quase tudo não posso o que posso? Dese jeito morro desnutrido! Obrigado!

  10. Eu sempre gostei muito de limão colocava na salada tomava com água sem açúcar só que tive pedras nos rins e me falaram que o limão fazia mau aí eu parei .

  11. Sempre gostei muito de Limão desde menino, morei na zona rural e tinha muito pés de limão rosa em volta a casa do meu pai e mutas das vezes agente comia só o favo do limão madura com um pouco de sal, tenho 64 anos uso muito limão é a fruta mais usada na minha casa, ele é um remédio natural gigantesco ele deixa o nosso corpo alcalinizado e quando levanto espremo um limão em um copa de água de trezentos groma e tomo, a noite a mesmo coisa agente que escola a hora de tomar é um excelente remédio natural muita das vezes eu espremo 2 limões e uma laranja em um copo de trezentos gramas e tomo é ótimo para a saúde e aliando com atividade física melhor ainda eu faço academia tenho uma saúde excelente!