A máscara de babosa no rosto certamente está entre as receitas caseiras mais famosas para a pele. Afinal, quem não conhece alguém que jura que a planta traz mil maravilhas? Sem contar todas as publicações nas redes sociais com dicas e instruções sobre o seu uso.
Conhecida também como aloe vera, a babosa chama a atenção por ser fonte de vitaminas e minerais, como cálcio, zinco, magnésio, selênio, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E.
Além disso, um efeito calmante, cicatrizante, hidratante e anti-inflamatório já foi atribuído a ela, que também promete auxiliar na limpeza da pele, promover elasticidade e prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas.
Por exemplo, um estudo de 2009 publicado no Annals of Dermatology acompanhou 30 participantes do sexo feminino acima dos 45 anos de idade e apontou que tomar a suplementação oral do gel de aloe vera aumentou a produção de colágeno e melhorou a elasticidade da pele ao longo de um período de 90 dias.
Adicionalmente, revisões de estudos também já sugeriram que a babosa poderia ajudar a pele a reter umidade (hidratação) e a melhorar a integridade da pele.
Uma explicação é que as mucilagens encontradas no gel da babosa conseguem reter a água, o que auxilia na hidratação e impede a perda de água por parte da pele. Inclusive, o combate ao envelhecimento e a atenuação de rugas na pele é um efeito associado à hidratação da pele.
Isso porque uma pele mais hidratada apresenta mais viço, mais saúde e quando há mais água, as rugas são preenchidas. Saiba mais sobre o uso da babosa na pele.
Como fazer e como usar máscara de babosa no rosto
Receita 1
Ingredientes
- Babosa
Modo de preparo
- Corte a babosa ao meio.
- Com o auxílio de uma colher, retire o seu gel transparente com cuidado para não desperdiçá-lo.
Como usar
Aplique o gel no rosto limpo, fazendo movimentos suaves e circulares, sem esticar a pele. Não deixe que a babosa entre em contato com a área dos olhos e da boca, pois ela pode provocar irritação nos olhos e tem o gosto amargo.
Use a babosa na pele por no máximo 15 minutos e, ao enxaguar o rosto com água corrente para removê-la, não esfregue a pele. Ainda que a babosa seja uma substância natural, esse tipo de atrito pode causar irritação e até alergia.
Seque delicadamente e finalize com um hidratante recomendado pelo seu dermatologista. A utilização da babosa no rosto pode ser feita uma vez por semana.
Receita 2
Ingredientes
- 30 ml do gel de babosa
- 200 ml de água
- Óleo vegetal da sua preferência
- 1 colher de sopa de mel
- 3 gotas de óleo essencial (da sua preferência)
Modo de preparo
- Misture o gel de babosa com a água.
- Adicione o óleo vegetal, o mel e o óleo essencial.
Como usar
Aplique no rosto, na pele limpa, em movimentos suaves e circulares, sem esticar a pele, e deixe agir por aproximadamente 15 minutos.
Não permita que a máscara entre em contato com os olhos e a boca. Em seguida, enxágue a máscara com água corrente, sem esfregar a pele. Seque delicadamente e finalize com um hidratante indicado pelo seu dermatologista. A receita pode ser seguida uma vez na semana.
Receita 3
Ingredientes
- 1 colher de sopa de gel de babosa
- 2 gotas de óleo de gergelim ou óleo de baobá
- 1 colher de sobremesa de mel
- 1 colher de sopa de água morna
Modo de preparo
- Junte a babosa com as gotas de óleo de gergelim ou baobá.
- Misture todos os ingredientes.
Como usar
Aplique a máscara no rosto limpo, massageando em movimentos suaves e circulares, sem esticar a pele. Não deixe que a máscara entre em contato com a área dos olhos e da boca.
Deixe agir por 15 minutos, lave o rosto com água corrente, sem esfregar a pele, seque delicadamente e finalize com um hidratante indicado pelo seu dermatologista. A máscara pode ser usada uma vez por semana.
Receita 4
Ingredientes:
- 1 folha de babosa
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de mel
Modo de preparo
- Remova a folha da babosa cuidadosamente, evitando desperdiçar o conteúdo do seu interior.
- Coloque o gel da babosa no liquidificador. Adicione o azeite de oliva, o mel e bata bem, até adquirir uma mistura homogênea.
- Despeje a mistura em um recipiente.
Como usar
Aplique a máscara no rosto limpo, fazendo movimentos circulares e suaves, sem esticar a pele. Não deixe que a máscara entre em contato com a área dos olhos e da boca.
Deixe agir na pele por 15 minutos, lave o rosto na água fria, sem esfregar a pele, e seque delicadamente. Finalize com um hidratante recomendado pelo seu dermatologista. A máscara pode ser usada uma vez por semana.
Riscos, contraindicações e cuidados
Não é todo mundo que pode usar babosa no rosto: ela é contraindicada para quem tem alergias, queimaduras graves, pele ferida, pele infeccionada e/ou pele muito seca.
A questão da pele muito seca pode causar dúvidas, uma vez que a babosa é conhecida por ser hidratante. O problema é que quando é aplicada diretamente na pele ressecada, ela pode provocar irritação e coceira.
De acordo com a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, a saída pode ser misturar a babosa com outros ingredientes, como óleo de gergelim ou óleo de baobá e mel.
Ainda assim, para as pessoas com a pele muito seca e/ou qualquer outro problema de pele, o ideal é consultar um dermatologista para saber se para o seu quadro em particular é seguro passar babosa no rosto, sozinha ou na companhia de outros ingredientes.
Se o uso da babosa no seu rosto provocar reações adversas, como coceira, ardência, erupção cutânea e urticária, isso pode indicar que você tem sensibilidade ao gel. Portanto, caso isso ocorra, você deve suspender o uso da babosa imediatamente e buscar ajuda médica.
Não se recomenda dormir com a babosa no rosto. No entanto, quem quiser, pode aplicar a máscara facial à base da planta antes de dormir, deixá-la agir por 15 minutos, lavar o rosto normalmente com água fria e finalizar com os seus produtos noturnos de skincare antes de deitar-se.
Fontes e referências adicionais
- Dietary Aloe Vera Supplementation Improves Facial Wrinkles and Elasticity and It Increases the Type I Procollagen Gene Expression in Human Skin in vivo, Ann Dermatol. 2009 Feb;21(1):6-11.
- The Effect of Aloe Vera Clinical Trials on Prevention and Healing of Skin Wound: A Systematic Review. Iran J Med Sci. 2019 Jan;44(1):1-9.
Fontes e referências adicionais
- Dietary Aloe Vera Supplementation Improves Facial Wrinkles and Elasticity and It Increases the Type I Procollagen Gene Expression in Human Skin in vivo, Ann Dermatol. 2009 Feb;21(1):6-11.
- The Effect of Aloe Vera Clinical Trials on Prevention and Healing of Skin Wound: A Systematic Review. Iran J Med Sci. 2019 Jan;44(1):1-9.