Tretinoína – O Que é, Para Que Serve e Como Usar

A tretinoína é um ingrediente famoso por compor a fórmula de produtos cosméticos para cuidados na pele e também certos remédios para tratar problemas de pele. Veja o que é a tretinoína, para que serve e como usar a substância.

Além de servir como um remédio para espinhas, a tretinoína ou ácido retinóico pode eliminar várias marcas de expressão do seu rosto e até mesmo ajudar a remover algumas estrias e cicatrizes.

Se o seu objetivo é remover estrias, confira se usar ácido retinóico para estrias funciona mesmo.

Usar a tretinoína pode ser perigoso se você não souber como usar da maneira correta. Aprenda a forma certa e segura de usar essa substância e veja também se tretinoína e isotretinoína são a mesma coisa e em que casos esses compostos são indicados.

Tretinoína – O que é

A tretinoína pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como retinoides que atuam basicamente promovendo a descamação da pele e a desobstrução dos poros.

Trata-se de um remédio de uso tópico encontrado na forma de pomada, creme ou gel. Ela também pode ser encontrada em soluções orais ou em cápsulas, mas o uso tópico é muito mais comum.

A concentração de tretinoína nesses produtos geralmente é bem baixa, para minimizar o risco de efeitos colaterais. A concentração pode ser igual a 0,025%, 0,05% ou 0,1%. Para obter quantidades maiores de tretinoína, é preciso obter uma prescrição médica do seu dermatologista.

Mesmo baixas concentrações de tretinoína costumam dar conta do recado e ajudar no tratamento da acne e de outras condições na pele. Entenda para que serve a tretinoína e como ela deve ser usada.

Para que serve

Conhecida também como ácido retinóico, a tretinoína é um derivado da vitamina A muito usado no tratamento de acne leve ou moderada e também no tratamento de pele danificada pela exposição excessiva ao sol.

Aproveite e relembre quais são os benefícios da vitamina A para a pele.

Além do uso medicamentoso, a tretinoína é usada para fins estéticos. A substância serve para reduzir a aparência de rugas finas, diminuir a sensação de pele áspera e tratar pequenas manchas na pele resultantes da descoloração irregular.

Como funciona

Os benefícios da tretinoína para a pele só são possíveis porque ela reduz a oleosidade da pele, deixando-a mais seca e propensa a irritações. A irritação causada pelo produto faz com que ocorra descamação. Essa descamação representa a morte das células da pele e o surgimento de uma nova camada de células da pele que deixam a pele mais bonita.

  Continua Depois da Publicidade  

Todo esse processo de renovação celular ocorre naturalmente, mas a tretinoína acelera a renovação da pele e impede que novas espinhas sejam formadas na pele nova.

O mesmo mecanismo de ação para diminuir a acne pode ser aproveitado para reduzir:

  • A aparência de rugas ou estrias;
  • As manchas na pele como resultado da hiperpigmentação;
  • Os sinais de envelhecimento precoce;
  • Os danos na pele causados pelos raios solares;
  • A aspereza da pele.

Estudos

Uma pesquisa publicada em 2009 na revista científica Cutis mostrou que pessoas com acne que usaram um gel de tretinoína (em concentrações de 0,05 ou 0,10%) diariamente durante 12 semanas apresentaram uma melhoria significativa quando comparada com o grupo de participantes que passaram um gel sem tretinoína no rosto.

Outro estudo publicado em 2010 no The British Journal of Dermatology avaliou os efeitos da substância em relação ao envelhecimento da pele. Os indivíduos que utilizaram um creme contendo 0,02% de tretinoína por um período de 8 semanas observaram uma diminuição significativa nos sinais de envelhecimento da pele do rosto, o que incluiu a redução de rugas.

Como usar

A tretinoína é geralmente utilizada na hora de dormir para evitar que a pele tenha contato com o sol após a aplicação do produto. Além do risco de causar manchas, a exposição ao sol sem proteção durante o uso de tretinoína não é indicado pois a pele fica mais sensível aos raios solares devido à descamação causada pela substância.

Antes de aplicar a tretinoína sobre a pele, lave bem as mãos e a pele do rosto com água e um sabão neutro e suave. Seque bem a pele e se prepare para aplicar o produto.

Use as pontas dos seus dedos para aplicar uma pequena quantidade de tretinoína e espalhe bem pela região que precisa ser tratada.

– Dose adulta usual

É indicado aplicar uma quantidade de creme, gel ou pomada de tretinoína equivalente ao tamanho de uma ervilha em toda a região que necessita de tratamento.

A aplicação deve ser feito uma vez ao dia sempre antes de dormir.

O tempo total de tratamento deve ser determinado pelo seu dermatologista, mas geralmente varia de 48 a 52 semanas dependendo da concentração usada.

– Dose pediátrica usual

Para adolescentes com 12 anos ou mais, a dose recomendada é menos do que o equivalente ao tamanho de uma ervilha. O correto é aplicar uma camada muito fina de tretinoína na pele afetada uma vez por dia antes de dormir.

Efeitos colaterais e cuidados

Alguns efeitos adversos podem ser observados devido ao uso de tretinoína. Exemplos incluem:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Inchaço;
  • Sensação de calor ou queimação na pele;
  • Descamação;
  • Formação de bolhas ou de crostas na pele;
  • Aumento de feridas de acne, especialmente nos primeiros dias de uso;
  • Secura;
  • Vermelhidão;
  • Ardor;
  • Dor de garganta;
  • Clareamento ou escurecimento da pele;
  • Coceira ou irritação;
  • Dor ou desconforto na pele.

Efeitos colaterais ou reações mais graves podem incluir:

  • Sinais de uma reação alérgica como urticária, inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta e dificuldade para respirar;
  • Queimação intensa;
  • Vermelhidão grave;
  • Ressecamento severo da pele.

Nos casos acima, é recomendado consultar um médico, especialmente caso observe sintomas de uma reação alérgica.

Veja outros produtos como pomadas para espinhas e remédios para estrias que são ótimos e podem ser uma opção caso a sua pele seja muito sensível à tretinoína.

Contraindicações

A tretinoína não é indicada durante a gravidez porque não existem dados científicos suficientes que avaliem os benefícios e riscos de usar a substância durante a gestação.

Pelo mesmo motivo, a aplicação de tretinoína na pele não é recomendada durante a amamentação porque não se sabe se ela é secretada no leite materno.

Diferença entre tretinoína e isotretinoína

Apesar de os nomes serem bem parecidos, a tretinoína e a isotretinoína são diferentes.

A tretinoína é um medicamento de uso tópico. Isso significa que seu uso é externo e que a ação dele se dá nas camadas mais expostas da pele.

Já a isotretinoína é um medicamento de uso oral. Ele atua de forma sistêmica influenciando mecanismos internos associados à pele e as mucosas. É o caso do Roacutan, medicamento oral famoso no tratamento de casos graves de acne.

Falando nisso, Roacutan engorda ou emagrece? Tire essa e outras dúvidas sobre esse medicamento tão polêmico.

Interações com medicamentos

O uso de tretinoína em conjunto com os compostos citados abaixo pode causar uma irritação grave na pele e, por isso, eles devem ser evitados durante o tratamento com tretinoína:

Informe também ao seu médico se você estiver fazendo uso de outros medicamentos, de vitaminas ou de produtos diversos à base de plantas para evitar efeitos desagradáveis.

Em quanto tempo os resultados são notados?

O sucesso no seu tratamento com tretinoína vai depender da sua consistência no tratamento e também do tipo de problema na pele que você quer tratar. Confira o tempo médio que a pele demora para melhorar de acordo com cada objetivo:

  • Reparo da pele danificada pelo sol: a melhora é observada nas primeiras 3 a 4 semanas;
  • Tratamento da hiperpigmentação: as manchas escuras começam a ficar mais suaves depois de 6 a 8 semanas;
  • Eliminação de rugas: as rugas diminuem ou desaparecem depois de 3 a 6 meses.

A tretinoína de uso tópico é aprovada para uso pelos órgãos regulamentadores e, desde que você use as concentrações permitidas e aplique o produto corretamente, sua pele ficará renovada e saudável em poucas semanas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a tretinoína? Conhece alguém que faz uso dessa substância e tem bons resultados na pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário