Mesoterapia – O que é, resultados, cuidados e dicas

Especialista da área:
atualizado em 14/10/2020

A mesoterapia é um tratamento cosmético sem intervenção cirúrgica que visa suavizar tanto problemas comuns como a celulite e as estrias no corpo, como os sinais de envelhecimento no rosto.

  Continua Depois da Publicidade  

Por ser um método pouco invasivo, a mesoterapia vem ganhando adeptos por todo o mundo. Saiba mais sobre o que a mesoterapia e o que ela pode fazer pela sua beleza.

Mesoterapia – O que é?

A mesoterapia é uma solução cosmética não cirúrgica que serve para reduzir as marcas na pele relacionadas ao excesso de peso, à celulite, às estrias e ao envelhecimento natural, especialmente na região do rosto e do pescoço.

Esse tratamento é considerado uma revolução no mundo estético porque é possível usar diversas combinações de vitaminas, minerais, enzimas e outros compostos que permitem a aplicação localmente na pele através de injeções.

Especialistas afirmam que os resultados de uma mesoterapia corporal geralmente são superiores aos de uma lipoaspiração, perdendo apenas em termos de tempo gasto no tratamento. Isso porque a lipoaspiração tem a capacidade de remover a gordura de uma forma muito mais rápida e eficaz.

No entanto, embora sejam necessárias mais sessões de mesoterapia para a observação de bons resultados, o procedimento é muito menos invasivo e mais seguro.

Apesar da aplicação maior da mesoterapia ser na área estética, a técnica também pode ajudar a reduzir a dor e no tratamento de perda de cabelos em homens e mulheres.

Um médico francês chamado Michel Pistor em 1952 desenvolveu a técnica. Originalmente, ela foi criada para aliviar a dor, mas depois começou a ser usada para outros fins, como:

  • Remover a gordura em excesso em regiões como o abdômen, as nádegas, as coxas, os quadris, as pernas, os braços e o rosto;
  • Suavizar marcas de expressão e rugas;
  • Deixar a pele mais firme;
  • Reduzir a celulite e as estrias;
  • Tratar a alopecia (queda de cabelo);
  • Clarear a pele manchada ou pigmentada.

Mas, afinal de contas, como é feito esse procedimento?

mesoterapia
Mesoterapia

Como funciona a mesoterapia

Na mesoterapia, são aplicadas diversas injeções contendo medicamentos, vitaminas e/ou minerais devidamente aprovados pelos órgãos de saúde governamentais.

  Continua Depois da Publicidade  

O procedimento quase não causa dor, sendo que a única dor que pode ser sentida é em relação à injeção que é aplicada. Entretanto a maioria dos profissionais utiliza uma pomada ou creme anestésico no local onde será feita a aplicação para evitar a dor.

Por meio das injeções que são aplicadas diversas vezes na pele com agulhas muito finas, os nutrientes e medicamentos são inseridos na mesoderma, que é a camada de gordura e tecido encontrada embaixo da pele.

Dessa maneira, a técnica permite corrigir problemas como a má circulação e a inflamação que causam diversos danos à pele e que são algumas das causas de vários problemas estéticos.

A composição das injeções varia para cada tipo de tratamento. Dentre os ingredientes que podem estar presentes, podemos citar:

  • Diversas vitaminas e minerais;
  • Extratos de ervas medicinais;
  • Hormônios como a tiroxina e a calcitonina;
  • Enzimas como a hialuronidase e a colagenase;
  • Medicamentos prescritos como antibióticos e vasodilatadores.

Benefícios da mesoterapia

1. Perda de peso

Após 2 ou 4 aplicações em intervalos que podem variar de 2 a 4 semanas, já é possível observar resultados. A quantidade de aplicações pode aumentar dependendo da área a ser tratada.

Embora ajude na eliminação da gordura, as mudanças observadas não são drásticas e o tratamento só é indicado em casos em que os pacientes precisam de uma pequena redução de gordura localizada.

2. Redução da celulite

De 3 a 4 aplicações são indicadas em intervalos de 3 a 4 semanas para o tratamento da celulite. Os resultados costumam ser satisfatórios em casos de celulite suave.

3. Rejuvenescimento facial

Cerca de 4 sessões são necessárias em intervalos de 2 a 3 semanas para suavizar marcas de expressão presentes no rosto. O rejuvenescimento facial é o procedimento em mesoterapia que mais deixa os clientes satisfeitos.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior consiste na remoção de bolsas de gordura abaixo dos olhos – as populares olheiras. Apenas 1 ou 2 aplicações em intervalos de 6 semanas são suficientes para reduzir as olheiras. Entretanto o inchaço na região dos olhos pode durar até 6 semanas.

Resultados

Até que os resultados esperados sejam alcançados podem ser necessárias várias aplicações. Sendo assim, a maioria dos tratamentos em mesoterapia funcionam com 3 a 15 sessões, sendo que as injeções só podem ser reaplicadas após intervalos de 7 a 10 dias, que podem ser aumentados ao longo do tratamento.

Então, o resultado final de uma mesoterapia pode levar vários meses para ser notado. Apesar de ser um pouco demorado, os resultados parecem ser eficazes e satisfatórios.

Cuidados e dicas

Apesar de não causar nenhum tipo de cicatriz, a mesoterapia pode causar inchaço e algumas manchas leves na pele por alguns dias após as injeções.

Embora seja um tratamento promissor para a remoção de gordura e para promover outros benefícios estéticos, a segurança e a eficácia da mesoterapia ainda não foram comprovadas cientificamente.

Isso porque a maioria dos estudos realizados avaliou o efeito da mesoterapia para o alívio da dor e não como um tratamento estético.

Fontes e Referências Adicionais     

Você já experimentou a mesoterapia? Quais foram os resultados para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média 4,08)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Mesoterapia – O que é, resultados, cuidados e dicas”

  1. Sim. Já fiz mesoterapia.
    Foi sensacional, consegui diminuir 20 cm na minha medida corporal.

    Responder