Mesoterapia

Mesoterapia – O Que é, Antes e Depois, Como Funciona, Resultados, Cuidados e Dicas

A mesoterapia é um tratamento cosmético sem intervenção cirúrgica que visa suavizar problemas comuns como a celulite e as estrias no corpo e os sinais de envelhecimento no rosto.

Por ser um método pouco invasivo, a mesoterapia vem ganhando adeptos por todo o mundo.

Quer saber mais sobre o que a mesoterapia pode fazer pela sua beleza? Vamos falar com mais detalhes sobre como funciona a mesoterapia, além de mostrar alguns resultados obtidos por pessoas que já se submeteram ao tratamento.

Mesoterapia – O que é?

A mesoterapia é uma solução cosmética sem cirurgia que serve para reduzir marcas na pele relacionadas ao excesso de peso, à celulite, às estrias e ao envelhecimento natural especialmente na região do rosto e do pescoço.

Esse tratamento é considerado uma revolução no mundo estético porque é possível usar diversas combinações de vitaminas, minerais, enzimas e outros compostos que podem ser aplicados localmente na pele através de injeções.

Especialistas afirmam que os resultados de uma mesoterapia corporal podem ser superiores aos de uma lipoaspiração, perdendo apenas em termos de tempo gasto no tratamento, já que a lipoaspiração é capaz de remover gordura de uma forma muito mais rápida e eficaz. No entanto, embora sejam necessárias mais sessões de mesoterapia para a observação de bons resultados, o procedimento é muito menos invasivo e mais seguro.

Apesar da maior aplicação da mesoterapia ser na área estética, a técnica também pode inclusive auxiliar na redução da dor e no tratamento de perda de cabelo em homens e mulheres.

A técnica foi desenvolvida por um médico francês chamado Michel Pistor em 1952. Originalmente, ela foi desenvolvida para aliviar a dor, mas depois começou a ser usada para outros fins, como:

  • Remover a gordura em excesso em regiões como o abdômen, as nádegas, as coxas, os quadris, as pernas, os braços e o rosto;
  • Suavizar marcas de expressão e rugas;
  • Deixar a pele mais firme;
  • Reduzir a celulite e as estrias;
  • Tratar a alopecia;
  • Clarear a pele manchada ou pigmentada.

Mas, afinal de contas, como é feito esse procedimento?

Como funciona a mesoterapia

Na mesoterapia, são aplicadas diversas injeções contendo medicamentos, vitaminas e/ou minerais desde que aprovados pela Food And Drug Administration (FDA) – órgão regulador de alimentos, fármacos e suplementos dietéticos nos Estados Unidos.

O procedimento quase não causa dor. A única dor que pode ser sentida é em relação à injeção que é aplicada, mas a maioria dos profissionais aplica uma pomada ou creme anestésico no local onde será feita a aplicação para evitar a dor.

Por meio das injeções que são aplicadas diversas vezes na pele com agulhas muito finas, os nutrientes e medicamentos são inseridos na mesoderma, que é a camada de gordura e tecido encontrada embaixo da pele.

A técnica permite corrigir problemas como a má circulação e a inflamação que causam diversos danos à pele e que são algumas das causas de vários problemas estéticos.

A composição das injeções varia para cada tipo de tratamento. Dentre os ingredientes que podem estar presentes, podemos citar:

  • Diversas vitaminas e minerais;
  • Extratos de ervas medicinais;
  • Hormônios como a tiroxina e a calcitonina;
  • Enzimas como a hialuronidase e a colagenase;
  • Medicamentos prescritos como antibióticos e vasodilatadores.

Antes de se submeter ao procedimento, pode ser importante deixar de tomar medicamentos como a aspirina e outros anti-inflamatórios não esteroides durante uma semana para evitar risco de hematomas e sangramento.

Benefícios da mesoterapia

1. Perda de peso

Após 2 ou 4 aplicações em intervalos que podem variar de 2 a 4 semanas, já é possível observar resultados. A quantidade de aplicações pode aumentar dependendo da área em que a injeção for aplicada.

Embora ajude na eliminação da gordura, as mudanças observadas não são drásticas e o tratamento só é indicado em casos em que os pacientes precisam de uma pequena redução de gordura localizada como no contorno corporal.

2. Redução da celulite

De 3 a 4 aplicações são indicadas em intervalos de 3 a 4 semanas para o tratamento da celulite. Os resultados costumam ser satisfatórios em casos de celulite suave.

3. Rejuvenescimento facial

Cerca de 4 sessões são necessárias em intervalos de 2 a 3 semanas para suavizar marcas de expressão presentes no rosto. O rejuvenescimento facial é o procedimento em mesoterapia que mais deixa os clientes satisfeitos.

4. Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior consiste na remoção de bolsas de gordura abaixo dos olhos – as populares olheiras. Apenas 1 ou 2 aplicações em intervalos de 6 semanas são suficientes para reduzir as olheiras. Porém, o inchaço na região dos olhos pode durar até 6 semanas e o paciente deve tomar cortisona antes de realizar o procedimento para prevenir inflamações.

Resultados

Várias aplicações podem ser necessárias até que os resultados esperados sejam alcançados. A maioria dos tratamentos em mesoterapia funcionam com 3 a 15 sessões, sendo que as injeções só podem ser reaplicadas após intervalos de 7 a 10 dias, que podem ser aumentados ao longo do tratamento. Assim, o resultado final de uma mesoterapia pode levar vários meses para ser notado.

Apesar de ser um pouco demorado, os resultados parecem ser eficazes e satisfatórios. Abaixo, você encontra algumas imagens de pessoas que se submeteram à mesoterapia e que compartilharam suas impressões na internet.

Antes e depois

É possível verificar nas fotografias que a mesoterapia foi eficaz na redução da gordura corporal e na suavização de marcas de expressão no rosto dos pacientes.

Cuidados e dicas

Apesar de não causar nenhum tipo de cicatriz, a mesoterapia pode causar inchaço e algumas manchas leves na pele por alguns dias após as injeções. Além disso, algumas pessoas relatam:

  • Vermelhidão;
  • Náusea;
  • Dor;
  • Contusões ou hematomas;
  • Coceira;
  • Sensibilidade;
  • Cicatrizes;
  • Erupções cutâneas;
  • Manchas escuras na pele.

Além disso, os estudos não são tão detalhados sobre a eficácia da mesoterapia e mais pesquisas são necessárias para que a técnica seja estudada com mais cautela.

Devido à falta de dados científicos sobre a mesoterapia, a American Society of Plastic Surgeons não recomenda a mesoterapia para remoção de gordura pois eles afirmam que as pesquisas existentes até o momento não são satisfatórias ou suficientes para atestar que o método funciona e é seguro.

Embora seja um tratamento promissor para a remoção de gordura e para promover outros benefícios estéticos, a segurança e a eficácia da mesoterapia ainda não foram comprovadas cientificamente. A maioria dos estudos realizados avaliou o efeito da mesoterapia para o alívio da dor e não como um tratamento cosmético.

Assim, se o seu médico prescreveu a mesoterapia para você como parte de um tratamento para dor, provavelmente ele será eficaz, desde que os medicamentos utilizados sejam aprovados por órgãos reguladores e as dosagens utilizadas sejam as corretas. No entanto, para aplicações cosméticas, a eficácia do método ainda é duvidosa.

Referências Adicionais:                                              

Você já experimentou a mesoterapia? Quais foram os resultados para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*