Carboxiterapia funciona mesmo? É seguro?

Especialista da área:
atualizado em 12/03/2021

A estética é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço entre homens e mulheres. Dentre os vários procedimentos novos, a carboxiterapia vem sendo usada para o tratamento da celulite, estrias, flacidez e gordura localizada. Mas, será que a carboxiterapia funciona?

  Continua Depois da Publicidade  

Com essa dúvida no ar, hoje vamos entender como é esse tratamento e mostrar seus benefícios, resultados e contraindicações.

O que é carboxiterapia?

Carboxiterapia funciona nas olheiras

A carboxiterapia é um tratamento estético que consiste na aplicação de injeções de gás carbônico medicinal (com uma pureza próxima a 100%) nos tecidos, via subcutânea, em sessões de 15 a 30 minutos.

Surgiu na França nos anos 30, inicialmente em procedimentos com doenças arteriais, virou moda na Europa e Estados Unidos. Mas, só chegou ao Brasil entre 2005 e 2006, no Consenso Ibero-Americano de Carboxiterapia.

Ela sofreu diversas alterações desde a sua criação. Por exemplo, no início era feita através de banhos e, apenas recentemente, ganhou a versão injetável.

Como o foco da carboxiterapia é a pele, os resultados demonstram que de fato ela funciona na redução das irregularidades causadas pelas celulites e estrias, diminuindo o aspecto enrugado da pele, melhorando a sua elasticidade e combatendo a flacidez.

Como funciona a carboxiterapia?

Carboxterapia funciona na mulher

A princípio, o procedimento é simples: A injeção do gás carbônico vai induzir o transporte de grandes quantidades de oxigênio ao local da aplicação através da vasodilatação, mecanismo fisiológico que estimula a circulação sanguínea.

Com isso, há aumento da drenagem sanguínea e linfática, removendo toxinas e líquidos dos tecidos. Além disso, esse processo promove a renovação de colágeno do local, melhorando a aparência da pele e, como um bônus, quebra as células de gorduras presentes.

Um ponto importante que acontece no tratamento das estrias é uma inflamação breve e fraca provocada pelo gás carbônico. Assim, o local ficará com um pequeno inchaço e vermelhidão, estimulando a produção de fibras colágenas para diminuir a estria.

Após alguns dias, essa inflamação cessa e é possível visualizar o resultado daquela sessão.

  Continua Depois da Publicidade  

A carboxiterapia é um procedimento seguro?

Estrias na barriga

Conforme um estudo publicado em 2012 na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, a carboxiterapia vem mostrando bons resultados e se tornando cada vez mais popular nas clínicas de estética do país.

A maior parte do corpo pode se beneficiar desse procedimento, como o abdômen, coxas, pescoço, rosto, braços, nádegas e costas. Em contrapartida, tudo vai depender de qual problema de pele você quer resolver, se é uma estria ou eliminar uma celulite, por exemplo.

O aumento da oxigenação no local da aplicação deixa a pele um pouco mais clara e melhora o seu aspecto. Assim, a carboxiterapia pode funcionar amenizando cicatrizes da lipoaspiração e a coloração escura das olheiras.

Basta fazer a carboxiterapia que terei bons resultados?

Diante dos vários benefícios, é importante lembrar que essa técnica é apenas um coadjuvante para a sua mudança de estilo de vida, que pode contribuir para o seu bem estar.

Nesse sentido, a carboxiterapia age como uma ponte para alcançar o seu corpo ideal. Mas, a persistência de hábitos não saudáveis põe o tratamento em risco.

Portanto, é indicado aliar o procedimento com uma alimentação balanceada e uma rotina firme de atividades físicas, sendo esse o melhor caminho para se obter mais benefícios.

Caso contrário, o tratamento com a carboxiterapia pode não funcionar por muito tempo e a gordura eliminada voltar com facilidade.

Com isso, alguns críticos defendem que não vale a pena fazer o tratamento, principalmente por durar em média 6 meses. Entretanto, quando há uma vontade da pessoa em alcançar seus objetivos, o tratamento pode surpreender.

  Continua Depois da Publicidade  

Quais os principais resultados da carboxiterapia?

Carboxiterapia funciona contra estrias

Existe um número considerável de resultados positivos com esse procedimento, contribuindo para o seu sucesso pelo mundo. Assim, temos:

  • Diminuição no tamanho das medidas;
  • Aumento de resistência da pele;
  • Rejuvenescimento facial;
  • Redução da flacidez nos braços;
  • Redução da flacidez facial e da famosa papada;
  • Eliminação da celulite;
  • Ajuda a melhorar a circulação, reduzindo o inchaço;
  • Redução de estrias;
  • Eliminação de gorduras localizadas.

Contraindicações e efeitos colaterais da carboxiterapia

Alergias na pele

Para evitar complicações, o médico deverá ser informado de todos os problemas existentes com o paciente antes de qualquer procedimento estético. Dessa forma, podemos destacar:

  • Doença grave dos pulmões ou coração, que podem comprometer a eliminação do CO2;
  • Pacientes com câncer;
  • Infecções no local de aplicação;
  • Alergia na pele;
  • Gravidez ou lactantes;
  • Obesos.

Com relação aos efeitos colaterais, são poucos, não apresentam tanta gravidade e nem afetam o funcionamento da carboxiterapia:

  • Dor no local da aplicação;
  • Hematomas no local da aplicação;
  • Dormência, desconforto ou sensação de queimação durante a aplicação, devido à distensão do tecido.

A sensação de desconforto desaparece assim que a aplicação termina. Porém, a dor e os hematomas podem persistir por algum tempo.

Quantas sessões de carboxiterapia devem ser feitas para funcionar?

Gordura localizada na mulher

Cada paciente responde de uma maneira diferente. Por isso, o médico deve avaliar a recuperação após cada sessão e, dessa forma, estipular a média do seu tratamento.

Mas, em média são necessárias em torno de 10 sessões, que podem ser feitas uma vez por semana ou a cada 15 dias.

No entanto, o tratamento não pode passar de 20 sessões. Além disso, é necessário um intervalo entre um tratamento completo e início do outro de, no mínimo, 6 meses.

Como é um procedimento não-cirúrgico, o paciente não precisa de repouso. Mas, os casos variam com a intensidade do tratamento.

A carboxiterapia pode funcionar permanentemente?

Como já foi dito ao longo do texto, a carboxiterapia é um tratamento auxiliar, ou seja, seus resultados não são definitivos. Devido a isso, pode ser combinada com outros tratamentos estéticos para que se alcance resultados cada vez melhores e mais duradouros.

O médico que realizará o procedimento é o responsável por acompanhar e monitorar os resultados. Assim, é importante lembrar que ele deve ser sempre transparente com você, mostrando os reais resultados do procedimento e te informando se está dando certo ou não.

Por fim, apesar de não ser uma técnica cirúrgica, é considerada invasiva. Por isso, cientistas orientam realizar esse procedimento apenas com um profissional de saúde habilitado, em clínicas seguras e com todo o suporte para o seu funcionamento.

Fontes e referências adicionais

Qual é o seu objetivo com a carboxiterapia? Já fez alguma sessão? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (367 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

39 comentários em “Carboxiterapia funciona mesmo? É seguro?”

  1. Fechei um pct de 10 sessões, entre elas lipocavitação, radiofrequência,carbox e outras. Já fiz 8 sessões (em 4 foi aplicado carbox) perdi 16 cm… Faltam 2 sessões porém vejo que não vou atingir o resultado desejado, lembrando que mudei totalmente minha alimentação, estou fazendo exercícios físico+caminhada+abdominal…
    Confesso que estou um pouco decepcionada, pq fui comprar 10 sessões de carbox e a profissional me vendeu este pacote diverso, na minha opinião acho que somente o carbox teria surtido mais efeito!
    O que vcs profissionais sugerem ?

    Responder
  2. Comecei semana passada,na primeira sessao tive mais medo das agulhadas,na segunda foi mais tranquilo,ainda nao notei diferenca,espero notar!Estou fazendo caminhada,abdominais e agachamentos!

    Responder