Especialista da Área:

Café Dá Celulite?

Ainda que algumas pessoas virem a cara para o café, não dá para negar que ele é uma das bebidas mais apreciadas no nosso país e em todo o mundo.

No Brasil, quase tudo vira ocasião para tomar um café. A bebida é consumida no café da manhã, depois do almoço, no lanchinho da tarde, em reuniões de trabalho, passeios no parque ou encontros de amigos, por exemplo.

Mas você já parou para pensar se o café não pode prejudicar de alguma maneira a sua aparência? Por exemplo, será que é verdade que o café dá celulite?

O que é a celulite?

Se queremos entender se o café causa celulite, é importante saber melhor qual é a definição desse incômodo problema, não é mesmo?

A celulite é descrita como uma gordura que é formada embaixo da pele e que resulta no aparecimento de irregularidades em regiões como os glúteos, o abdômen e as coxas. Ela atinge principalmente as mulheres, embora também possa ser observada nos homens.

O surgimento da celulite está associado ao acúmulo de células de gordura e aspectos como envelhecimento, ganho de peso, fatores genéticos, um estilo de vida inativo e uma gestação são apontados como fatores de risco para o seu desenvolvimento.

E então, será que o café dá celulite?

O café não é uma causa comprovada do desenvolvimento da celulite. Reunimos algumas opiniões de especialistas no assunto respondendo ao questionamento. O primeiro foi o nutricionista Nigel Denby, que afirmou que essa história que diz que a cafeína (substância presente no café) provoca a celulite é um boato, assim como a maioria das supostas curas.

O dermatologista Nick Lowe também respondeu se café dá celulite:

“Alguns cremes anticelulite contêm cafeína para endurecer a pele temporariamente. Nós ainda estamos incertos a respeito do que causa a celulite e ninguém encontrou uma cura definitiva. É quase certo que está relacionado aos hormônios e pode existir uma predisposição genética. A melhor solução é se exercitar para se livrar da gordura”, completou o dermatologista.

Outro especialista que deu sua opinião sobre a associação do café com a celulite foi o personal trainer James Duigan, que chamou atenção para os acompanhamentos consumidos ao lado da bebida, que podem favorecer o aparecimento do problema.

“Não é a cafeína sozinha que pode causar celulite, mas a alta ingestão de cafeína ao lado de açúcar refinado, álcool e alimentos processados pode levar à celulite. Para minimizar o risco de celulite, procure limitar a ingestão de todos esses, tome café orgânico como sua fonte de cafeína e coma alimentos naturais e orgânicos”, explicou o personal trainer.

O outro lado – então o café ou a cafeína podem ajudar na luta contra a celulite?

Se não podemos afirmar que o café dá celulite, ao menos não sozinho, será que a bebida ou o seu famoso composto, a cafeína, podem beneficiar o combate à celulite?

  Continua Depois da Publicidade  

Uma pesquisa publicada no Journal of Cosmetic Dermatology (Jornal de Dermatologia Cosmética, tradução livre), indicou que a aplicação tópica de cafeína em ratos diminuiu em 17% o diâmetro de suas células de gordura, diminuindo a aparência da celulite.

Entretanto, antes de achar que a cafeína é a cura definitiva para a celulite, não podemos deixar de observar que o estudo foi conduzido em ratos, não em seres humanos.

Além disso, são necessárias mais pesquisas para confirmar os benefícios da cafeína para a celulite e que os efeitos dos tratamentos tópicos contra a celulite são apenas temporários.

Por sua vez, um artigo relatou que acredita-se que a cafeína pode auxiliar a dilatar os vasos sanguíneos e a diminuir a aparência de covinhas na pele. De acordo com a publicação, alguns estudos já apontaram benefícios de produtos cosméticos contendo cafeína para a celulite.

No entanto, esses produtos não continham o café em si na composição e nenhum estudo havia analisado os efeitos de esfoliações de café, especialmente no tratamento da celulite.

Ou seja, não há base para acreditar que passar uma esfoliação de café na pele vai acabar com o drama da celulite.

Isso também não significa que os cremes com cafeína sejam milagrosos para a celulite. O dermatologista Howard Sobel explicou que a cafeína até pode desidratar o teor de água das células de gordura, fazendo com que elas fiquem menos inchadas e a celulite se torne menos óbvia.

Entretanto, a professora assistente de dermatologia na Escola de Medicina Icahn no Hospital Mount Sinai em Nova Iorque, nos Estados Unidos, afirmou que esses efeitos são apenas sutis e temporários. Se você deseja se livrar da celulite, faça isso de maneira saudável e eficaz, procurando o auxílio de um bom dermatologista que avaliará o seu quadro e indicará um tratamento adequado e seguro para você.

Você já tinha ouvido falar que o café dá celulite? Tem costume diário de tomar essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário