5 Tipos de Massagem Modeladora para Emagrecer

A massagem faz parte de culturas antigas, sendo desenvolvida ao longo de milênios. Chineses, gregos, romanos, turcos, egípcios, hindus e persas sempre praticaram uma espécie de massagem, sendo que cada um desenvolveu seu próprio estilo.

E até hoje novas técnicas surgem transformando esta prática em um “boom” dos tratamentos estéticos. Ela é aplicada por diversos profissionais, de centros de fisioterapia a academias e até salões de beleza.

Em especial na segunda metade do século XX, o interesse crescente em métodos de cura natural reviveu esta técnica que melhora a circulação, restabelece e movimenta articulações, alivia a dor, restabelece o funcionamento de órgãos e vísceras, promove relaxamento profundo, libera as tensões físicas e mentais e modela o nosso corpo com a perda de medidas e gorduras indesejáveis.

Assim, mais países passaram a regulamentar a prática. Os padrões da indústria em licenciamento e educação emergiram. Como resultado, a massagem modeladora ganhou um lugar como uma forma legítima e respeitável da medicina alternativa com o foco na prevenção de doenças através da manutenção de bem estar.

Mas é fundamental alertar que este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais especializados, que entendam a anatomia e fisiologia do corpo (conheçam as estruturas e o funcionamento delas), para que o tratamento seja eficaz e seguro. Ou até mesmo optar por um profissional massoterapeuta. Ele converge na sua formação os conhecimentos sobre a fisiologia e patologia humana com diferenciadas técnicas de tratamento, através dasmassagem modeladora, com o objetivo de restabelecer a saúde do paciente.

Alguns estilos de massagem e suas histórias

Os primeiros registros escritos de massagem terapêutica foram descobertos no Egito e na China. Pinturas em tumbas no Egito retratam indivíduos sendo amassados por outros. Egípcios também são creditados com a criação de reflexologia em cerca de 2500 aC.

A Reflexologia é um sistema no qual o praticante aplica pressão em pontos específicos ou zonas reflexas dos pés e das mãos. Por sua vez, o receptor experimenta efeitos benéficos nas áreas do corpo que estão ligadas a estas zonas.

A China tem documentos sobre os benefícios médicos da massagem que remonta a cerca de 2700 aC. Técnicas de massagem chinesa originam a teoria de que as doenças surgem devido a uma deficiência ou desequilíbrio da energia em vias específicas, ou meridianos, que correspondem aos sistemas fisiológicos. As primeiras escolas de massagem foram desenvolvidos na China, em 100 AC.

Começando por volta de 1000 aC, os monges japoneses que estudavam o budismo na China notaram os métodos de cura da medicina tradicional chinesa, incluindo a massagem terapêutica. O Japão logo começou a importar e personalizar técnicas da medicina chinesa, dando origem à massagem japonesa tradicional ou anma, que cresceu em Shiatzu. O principal objetivo do Shiatzu é elevar o nível de energia do paciente, resultando em um melhor funcionamento dos órgãos e estimulação de uma resistência natural a doenças.

Júlio César, 100 aC, beliscava-se a cada dia como um meio de se livrar da neuralgia e aliviar suas crises epilépticas. Aulus Cornelius Celsius, um médico romano, no início da era cristã, aconselhou que o atrito deve ser usado várias vezes por dia no sol, e descobriu que “dores crônicas na cabeça são aliviadas esfregando a própria cabeça”, e que “um membro paralisado é reforçado ao ser esfregado.”

Galen, 130 dC, o médico da Escola de Gladiadores de Pérgamo, como uma preparação para os exercícios, ordenou que os corpos dos combatentes deviam ser esfregados até que eles ficas sem vermelhos. Galen também foi o médico para muitos imperadores e usou um tipo de massagem terapêutica para tratar vários tipos de lesões físicas e doenças. Ele acreditava em exercício, dieta saudável, descanso e massagem como peças essenciais para restaurar e manter um corpo saudável.

Enquanto os ricos recebiam massagens em suas casas por médicos pessoais, muitos romanos foram tratados em banhos públicos onde os treinadores e os médicos faziam massagens. Eles teriam primeiro quee banhar-se e, em seguida, receber uma massagem de corpo inteiro usando petróleo para beneficiar a pele, para estimular a circulação e afrouxar suas articulações.

A Massagem terapêutica popularizou-se no Ocidente aproximadamente nos anos 1600. Os avanços científicos na tecnologia médica e farmacologia estavam mudando a base da medicina moderna. Os métodos manuais de cura desapareceram de vista. Entre 1600 e 1800, muitos médicos e cientistas observaram e documentaram os benefícios da massagem.

Por exemplo, Lord Francis Bacon (1564-1626) observou que a massagem tinha benefícios para a circulação. No entanto, as técnicas ocidentais fizeram poucos avanços até o século 19. No início dos anos 1800, o médico sueco Per Henrik Ling desenvolveu o Sistema Movimento Ginástico. Este sistema incorporou massagem com ginástica médica e fisiologia e ficou conhecido na comunidade de massagem como “massagem sueca.”

Em 1895, Sigmund Freud realizou estudos usando a massagem para tratar a histeria. Concluiu que o que fizemos ou não e enfrentamos em nossas vidas seria enterrado no corpo na mente inconsciente.

O Reiki (que significa “energia vital guiado por Deus”) acredita-se que data de práticas de cura tibetanas, mas foi descoberto em 1800 por um filósofo e educador japonês seminário cristão, Dr. Mikao Usui.

Wilhelm Reich (1897-1957), um psicanalista austríaco e aluno de Freud, tentou curar neuroses liberando seus correspondentes músculos e tensões usando respiração, circulação e manipulação física. A comunidade ficou indignada com o pensamento do contato físico. Ele foi enviado para a prisão por seus conflitos e lá morreu.

Em particular, a massagem foi usada para tratar pacientes da Primeira Guerra Mundial que sofreram lesão do nervo ou choque shell. No entanto, a massagem modeladora permaneceu fora do conhecimento geral como uma forma de tratamento por muitos anos. Era vista como um luxo reservado para os ricos.

Além disso, a sua reputação sofreu outro período desagradável com o alvorecer de casas de massagem onde a prática associou-se ao comércio do sexo. Ao final do sécuo XX, esta visão se reverteu mediante a busca de terapias alternativas de cura.

Na década de 1990, David Palmer criou e comercializou o On-Site Massage, usando uma cadeira de massagem. Massagistas de hoje praticam uma grande variedade de técnicas provenientes de métodos antigos. A partir dessas raízes, permanecem inspirados pela cura e bem estar físico e emocional ao adotar a prática para experimentar uma maior qualidade de vida. Assim, a massagem modeladora é agora utilizada em unidades de terapia intensiva, para as crianças, os idosos, bebês em incubadoras, e pacientes com câncer, AIDS, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, apenas para citar alguns.

Benefícios da massagem modeladora para emagrecer

Confira cinco maneiras de como a massagem modeladora pode ajudá-lo a emagrece eliminando o excesso de gordura do seu corpo:

1. Melhora a circulação sanguínea

A massagem estimula os vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais do corpo. A prática pode melhorar o intercâmbio entre substâncias dos tecidos das células e do sangue que, por sua vez, mantém o metabolismo do tecido. O aumento do fluxo sanguíneo assegura que os nutrientes sejam suficientemente abastecidos nas partes vitais do corpo.

2. Intensifica a força muscular

Enquanto os exercícios regulares são a melhor maneira de construir a força muscular, massagens podem ajudar a relaxar os músculos após um alto nível de estresse físico. Isso mantém um músculo elástico e o fortalece, tornando-o menos suscetível a lesões musculares. A massagem é uma obrigação para os atletas do edifício do corpo para manter a imunidade do músculo contra lesões.

3. Reduz a gordura

Nosso corpo armazena a gordura em cápsula como apêndices chamados células de gordura. Pesquisas mostram que a massagem apropriada é realizada na zona de acumulação de gordura em excesso, que rompe as cápsulas de gordura, e a torna pronta para absorção dentro do corpo. Combinada com exercícios e a dieta, a massagem modeladora pode reduzir altos níveis de excesso de gordura em seu corpo.

4. Acelera o metabolismo corporal

Sob estresse constante de trabalho e hábitos alimentares irregulares, o metabolismo do corpo de um indivíduo muitas vezes pode tornar-se lento. O resultado é o aumento do peso corporal devido ao acúmulo de gordura. Estudos mostram que a massagem modeladora não só pode ajudar com o relaxamento e recuperação muscular, mas também pode estimular o metabolismo do corpo. Um metabolismo corporal ativo significa que seu corpo pode queimar nutrientes muito mais rápido, e levará à redução de gordura.

5. Combate a celulite

O principal componente de gordura corporal acumulada é a celulite. Se suas coxas e nádegas são afligidas pela celulite acumulada, a massagem modeladora pode definitivamente ajudar. Massagear as áreas carregadas de celulite pode distribuir a gordura e liberá-la para dentro do corpo para a absorção no organismo. O metabolismo também fica estimulado por uma massagem que ajuda a reduzir a celulite em seu corpo.

Mitos e verdades 

1. Massagem pode ajudar com um problema de saúde?

A massagem têm uma série de benefícios para a saúde. Pesquisas demonstram que ela reduz a pressão arterial, alivia enxaquecas, ajuda a aliviar a dor em pacientes com cancro, HIV e doença de Parkinson. Ainda pode ajudar a diminuir o estresse, que é uma coisa boa para a sua saúde geral. Se você tiver uma condição médica séria, você deve cogitar uma massagem, mas consulte seu médico primeiro.

2. Há alguma contraindicação?

Em geral, são contraindicadas para mulheres com menos de 3 meses de gestação e pessoas com algum tipo de infecção.

3. Quando devo marcar uma massagem modeladora?

Pense sobre a programação do seu dia antes de configurar a sua massagem. Considere, por exemplo, que você não deve comer antes ou imediatamente após a sua massagem.

4. Eu vou ficar nu?

Você só precisa tirar a quantidade de roupa que considerar confortável para remoção. Você pode deixar suas roupas de baixo se preferir. O massagista vai lhe dar privacidade enquanto se despir ou sair da sala. Durante a massagem, o terapeuta irá usar uma folha ou uma toalha para cobrir as partes do seu corpo que não estão sendo massageadas.

5. A massagem vai doer?

A massagem modeladora é realizada com movimentos rigorosos de prensão, deslizamento e amassamento da pele, numa intensidade que atinja as camadas lipídicas (de gordura), a fim de quebrar as placas gordurosas. Por isso, muitas pessoas sentem dor ao realizar esta técnica, porém a intensidade da dor depende não só da quantidade de gordura que a pessoa tem, mas também da tolerância a dor, que é muito variável de indivíduo para indivíduo.

Entretanto, esta dor não pode causar um desconforto excessivo para o paciente, sendo este um limite para a intensidade das manobras. O ideal é aumentar a intensidade de forma gradual, para que o organismo se adapte a mesma. E caso esteja muito intensa, informe ao massagista.

6. Devo falar durante a massagem?

Você decide. Algumas pessoas gostam de permanecer em silêncio e ouvir música durante a massagem. Outros gostam de conversar. Diga ao seu massagista sua preferência.

7. E se eu dormir durante a massagem?

Você pode ficar sonolento, então não se preocupe se você cair no sono. Tomar alguns minutos para si mesmo após a massagem é sempre uma coisa boa. Mas não preocupe, porque o massagista irá lhe acordar quando terminar.

8. Como me sentirei após a massagem modeladora?

Depois de uma massagem, você deve se sentir relaxado e suave, um pouco como se tivesse bebido uma taça de vinho, e um alívio. Às vezes você pode ter 24-48 horas de dor. Mas não espere que uma massagem de uma hora vai resolver uma dor nas costas para o resto da vida ou outra dor crônica. Para muitas coisas, como uma dor nas costas, é um efeito cumulativo e você pode precisar de vários tratamentos consecutivos.

9. É normal ter hematomas após a realização?

Não. O hematoma é sinal de rompimento de vasos sanguíneos. E o extravasamento do sangue para os tecidos pode causar uma resposta inflamatória na região e dor, o que não é desejável.

Quando ocorre o hematoma é sinal de que o limite ideal de intensidade da massagem foi ultrapassado, ou seja, uma massagem que causa hematomas não indica uma massagem modeladora mais eficiente, pois não é necessário ultrapassar a camada de gordura da pele, já que somente ela deve ser trabalhada.

Se o hematoma já ocorreu, utilize gelo (sempre enrolado em uma toalha ou num saco plástico), a cada duas horas, por 15 a 20 minutos.

10. Utilizar somente cremes que prometem reduzir medidas tem resultado?

Não. Alguns cremes prometem princípios ativos que por si só reduziriam as medidas. Isto não é real. Eles podem ter formulações que aumentam a circulação sanguínea e, com isso, temos a melhora do aspecto da pele. Porém, a redução de medidas não ocorrerá sem as técnicas corretas de massagem modeladora, e é claro, muito exercício físico.

11. A massagem modeladora com aparelhos é melhor que a manual?

Não. Os diferentes aparelhos utilizados para a massagem modeladora podem facilitar uma intensidade maior da massagem, porém nem sempre uma massagem tão intensa é necessária. Além disso, a realização manual da massagem permite que o terapeuta avalie cada região do corpo, verificando os locais de maior acúmulo de gordura, direcionando o tratamento, tornando-o mais eficaz e objetivo.

Quais são as 5 massagens mais eficazes para o emagrecimento? 

1. Drenagem linfática manual

Esta massagem estimula a contração dos vasos linfáticos e até fornece nutrição celular. É um método de massagem realizado com pressões leves, suaves, rítmicas que levam o excesso de líquidos acumulados no corpo até os gânglios linfáticos.

A drenagem linfática é uma técnica manual que estimula o retorno da linfa para o sistema linfático, diminuindo a retenção de líquidos e eliminando resíduos e toxinas. Sendo assim, ela não atua diretamente na redução da gordura corporal nem da celulite (que nada mais é do que um excesso de gordura forçando uma pele retraída), apesar de ter um efeito indireto sobre as mesmas, já que aproxima o tecido gorduroso dos vasos sanguíneos e facilita sua captação pelos mesmos no momento da atividade física.

Como ela melhora a circulação, também pode atuar indiretamente na prevenção da flacidez e nos desagradáveis inchaços causados pela TPM.

2. Massagem modeladora

É muito confundida com a drenagem linfática. Mas a massagem modeladora busca desenhar as curvas do corpo e é realizada com maior vigor e no corpo todo. A profissional pressiona os pontos da celulite e de acúmulos de gordura e, assim, suaviza esses problemas. É geralmente focada nas regiões onde há maior acúmulo de gordura, que nas mulheres são barriga, coxas, culote, glúteos, e às vezes braços. Desta forma, a massagem modeladora traz a diminuição de medidas, da celulite, favorecimento da lipólise (quebra da gordura) e modelagem do corpo, além de prevenir a flacidez, melhorando a elasticidade da pele.

3. Massagem redutora

Indicada para reduzir a gordura localizada, a massagem é executada utilizando movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre os tecidos do corpo, favorecendo a quebra das células de gordura localizada que são eliminadas pela corrente sanguínea. Os movimentos são vigorosos e dinâmicos, com foco em áreas específicas, como abdômen e culote.

Além de redução das medidas, a massagem também melhora a elasticidade da pele, reduz a flacidez e celulite. Elas explicam que a diferença da massagem modeladora O profissional também usa acessórios para potencializar a ação das manobras e os efeitos aparecem se for realizada pelo menos uma vez por semana.

4. Massagem Lipolítica

A técnica modela o contorno corporal, auxilia na redução de medidas e melhora a oxigenação e nutrição tecidual. Na técnica, são utilizadas manobras de deslizamentos e fricções locais. A massagem é realizada com decúbito dorsal (barriga pra cima), decúbito ventral (barriga para baixo), decúbito lateral (pessoa deitada de lado) e sentada, com a finalidade de se trabalhar o corpo inteiro.

5. Dermoativadora

A massagem elimina a celulite, estimula circulação a sanguínea, melhora a oxigenação e nutrição celular. Além de movimentos da drenagem e da massagem modeladora, um massageador anticelulite e produtos com ativos turbinam a técnica e alisam coxas e bumbum.

Você já recorreu a uma massagem modeladora como tentativa para emagrecer? Que tipo de massagem você escolheu e quais foram seus resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 3,64 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Bom dia! Me formei a pouco e estou começando trabalhar com a modeladora. Gostaria de saber se é normal uma pessoa que nunca fez modeladora, sentir a barriga mais flácida no dia seguinte, após a primeira sessão?

  2. gostei muito sobre de saber sobre a historia da massagem.

  3. Rosa Maria dos Santos

    Gostei muito das dicas, pois estou pensando em fazer massagem para ajudar na flacides pois estou de dieta.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*