Milk Thistle Ajuda a Desintoxicar o Fígado? Como Funciona?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Na busca por desintoxicar o fígado e o organismo em geral, as pessoas têm feito uso do suplemento Milk Thistle, ou cardo de leite. Vamos entender agora de onde vem essa fama, o que é exatamente essa planta, como funciona no organismo, seus benefícios e como tomar.

O que é?

Milk Thistle ou Cardo de Leite é uma planta que possui uma longa história de uso como remédio popular para desintoxicar o fígado e vesícula biliar. Esta planta é de origem europeia, mas hoje é também cultivada em outras localidades. Esta planta era utilizada como alimento e sua raiz pode ser comida cru ou cozida. O suplemento natural é utilizado como remédio a mais de dois mil anos e são as sementes do Cardo de Leite que contêm propriedades capazes de desintoxicar o fígado, além de algumas propriedades curativas.

Foi realizada uma pesquisa com trabalhadores expostos a vapores tóxicos durante o período de 05 a 20 anos, tais como, tolueno e xileno. Estes trabalhadores foram divididos em dois subgrupos; um deles recebeu extrato de Cardo de Leite padronizado (80% silimarina) e o outro recebeu placebo. A experiência foi realizada durante o período de 30 dias. Os resultados mostraram que os trabalhadores submetidos ao suplemento apresentaram melhora significativa em testes de função hepática (ALT e AST) e contagem de plaquetas em relação ao grupo placebo.

A silimarina é o principal ingrediente ativo do Cardo de Leite e o extrato das sementes possuem de 4% a 6% do componente ativo silimarina. A silimarina possui em sua composição anti-inflamatório e antioxidante, o que contribui para a desintoxicação, reparação das células, diminuição da inflamação (caso exista), assim como colabora na diminuição da quantidade de toxinas absorvidas pelo fígado.

Porque as pessoas usam Milk Thistle?

Milk Thistle é recomendado para melhorar a digestão, o desequilíbrio hormonal, diabetes e prevenção de outras doenças que listaremos a seguir. Ao utilizar o medicamento, a capacidade de recuperar as células hepáticas danificadas é de até quatro vezes mais do que sem o uso desta planta; o medicamento natural acelera a regeneração do fígado. Na medicina tradicional chinesa, é comum encontrarmos o uso deste medicamento para eliminar o calor e diminuir o material tóxico, estabilizando o fígado e promovendo o fluxo natural de bile.

A principal função deste suplemento natural é a desintoxicação e manutenção do fígado saudável. Ele é prescrito por herbalistas para ajudar a tratar de doenças como a cirrose, icterícia e a hepatite. Este medicamento é comumente utilizado por pessoas com danos no fígado causados pelo álcool, drogas e durante a recuperação de hepatite.

O fígado é um órgão com muitas funções e é considerado um dos mais importantes em nosso organismo, sendo essencial no metabolismo de alimentos. Ele produz as substâncias que quebram gorduras, ajudando a manter níveis saudáveis de glicose no sangue, assim como metaboliza proteína para que seja possível a produção de energia celular, ou que sejam transformadas em gorduras e hidratos de carbono.

O fígado também cria sais biliares, que são essenciais para quebrar e digerir gorduras, e é responsável por criar a maioria de colesterol no organismo. Ele faz a proteção do corpo contra as toxinas presentes no ambiente em que vivemos filtrando os componentes prejudiciais, tais como o uso excessivo de medicamentos, álcool e alimentos, tornando possível a eliminação dos mesmos.

A saúde pode ser prejudicada quando o fígado fica sobrecarregado de substancias tóxicas, e doenças potencialmente fatais podem ocorrer. É o local de armazenamento para glicogênio e também vitaminas A, B-12, ferro, D, E e K, sendo importante ressaltar que é ativo no processamento de Vitamina D. Desintoxicar o fígado ajuda a proteger todo o organismo e torna a vida mais saudável.

Desintoxicação do Fígado

Suplementos de Milk Thistle podem proteger o fígado contra a toxicidade de medicamentos como paracetamol (Tylenol), assim como álcool e outras drogas. Na Europa, suplementos de Milk Thistle são recomendados a pacientes que mantêm o uso intensivo de medicamentos conhecidos por causar problemas hepáticos. Os suplementos de Milk Thistle colaboram para manter o organismo livre de toxinas.

O uso deste suplemento é uma forma segura para desintoxicar o fígado e mantê-lo saudável, pois um fígado saudável é indispensável para a saúde. Recomendamos sempre consultar um médico antes de usar qualquer medicamento, mesmo natural.

  • Hepatite

O Milk Thistle é utilizado como complemento para tratamento de hepatite crônica, mas são necessários mais estudos para entender qual a real colaboração deste medicamento nestas condições.

  • Cirrose

Suplementos de Milk Thistle podem ser benéficos para pessoas nestas condições por sua colaboração com a desintoxicação do fígado. No entanto, mais pesquisas são necessárias, porque poucos estudos com referência à sua eficácia foram realizados até o momento.

  • Coração

Com a diminuição do LDL “mau” colesterol, suplementos de Milk Thistle podem ajudar a diminuir a chance de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, estudos sobre possíveis benefícios para o coração só foram realizados em pessoas com diabetes. Pessoas com diabetes têm frequentemente níveis elevados de colesterol. Não está claro se suplementos de Milk Thistle podem ter os mesmos efeitos em outras pessoas.

  • Outros Estudos

Suplementos de Milk Thistle, com seu princípio ativo silimarina, também têm sido utilizados para a prevenção do câncer e colesterol alto. A suplementação reduz o dano celular causado pela radiação e quimioterapia, assim como, auxilia na redução da resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2, que também têm problemas de cirrose, reduz o crescimento de células de cancro na mama, do colo do útero, e os cancros da próstata. Ajuda também na prevenção da doença de Alzheimer e auxílio no tratamento.

Todos os problemas listados são graves. Converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento, pois podem interferir com a sua medicação.

Qual a dosagem recomendada? 

Um fígado saudável é indispensável para um corpo saudável e mantendo-o livre de toxinas desnecessárias é uma forma de protegê-lo de doenças. O uso de suplementos de cardo de leite é uma forma segura para desintoxicar o fígado e mantê-lo saudável. Como qualquer outro suplemento à base de plantas, sempre é necessário consultar um médico antes de usar.

Como tomar? É seguro?

Milk Thistle é comumente encontrado na forma de comprimidos, cápsulas ou extrato. A dose recomendada é de uma cápsula de 200-250 mg, três vezes ao dia. Ele pode ser tomado por via oral em suplementos ou em chá. Cardo de leite pode ser combinado com outras ervas. Não há relatos de problemas causados pelo consumo de Milk Thistle em dosagens seguras. Pessoas com alergia a margaridas, alcachofras, kiwi, cardo comum ou plantas na família aster também podem ser alérgicas a leite de cardo.

Efeitos colaterais e preocupações de segurança

Os efeitos colaterais que podem ser apresentados são dores de cabeça, coceira e indigestão. O suplemento pode resultar em azia, gases, diarreia, dores articulares e disfunção sexual, mas estes efeitos colaterais são raramente encontrados. Houve relatos de choque anafilático em pessoas que usaram o produto e apresentavam alergia ao suplemento ou aos seus componentes. A segurança do suplemento para mulheres grávidas ou amamentando é desconhecida.

Teoricamente, o suplemento natural tem a tendência de diminuir os níveis de açúcar no sangue e, por conta disso, deve ser usado com cautela por pessoas diabéticas, hipoglicêmicas e pessoas que tomam medicamentos ou suplementos que afetam os níveis de açúcar no sangue. Há também um risco possível de que o suplemento possa ter um efeito semelhante ao estrogênio para algumas pessoas.

As pessoas com endometriose, miomas uterinos ou câncer de mama, útero e ovários devem evitar o suplemento, ou mesmo pessoas com condições de hormônio sensíveis. Pessoas que possuem alergia ambrósia também devem evitar cardo de leite; ele pode causar uma erupção cutânea ou levar a reação alérgica severa.

Onde comprar?

Milk Thistle é comumente encontrado na forma de cápsulas e vendido na concentração de 200mg ou 250mg.

Preço

O valor varia dentre R$ 70,00 a R$ 100,00 por um frasco com 100 cápsulas, na concentração de 200mg ou 250mg.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já provou alguma vez a suplementação com Milk Thistle? Quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco se formou em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico - cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. É diretor médico do Instituto de Transplantes. Tem vasta experiência na área de Medicina, com ênfase em Transplante hepático, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia,e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário