Stanozolol emagrece mesmo? Saiba tudo sobre ele

Especialista da área:
atualizado em 02/01/2022

O Stanozolol é um medicamento que vem ganhando cada vez mais atenção, devido aos seus efeitos anabolizantes, além do fato de muitos afirmarem que ele também emagrece.

O uso dessas substâncias, apesar de contraindicado por especialistas, é algo bastante comum em academias, principalmente entre aqueles que tem como objetivo o aumento do volume muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, é importante conhecer seus efeitos no organismo e os riscos que pode trazer, para evitar possíveis consequências para a saúde.

Importante: Este artigo tem um caráter meramente informativo, e não substitui a consulta médica e as orientações de um profissional de saúde. Além disso, o site não indica ou recomenda o uso de nenhuma substância anabolizante ou qualquer outra que seja.

O que é um anabolizante?

Anabolizante
O Stanozolol é um anabolizante esteroide encontrado tanto na forma de comprimidos como em suspensão aquosa

Os anabolizantes são hormônios sintéticos, normalmente derivados do hormônio sexual masculino, a testosterona. Eles agem aumentando a massa e força muscular, embora muitos tenham utilização exclusivamente veterinária ou, em alguns casos, para o tratamento de certas condições de saúde em humanos. 

Normalmente eles estão disponíveis na forma injetável, e são substâncias de uso ilegal, com sérias punições para atletas que são pegos em exames antidoping.

O que é Stanozolol (Estanozolol)?

O Stanozolol, ou Winstrol como ficou conhecido popularmente, é anabolizante esteroide encontrado tanto na forma de comprimidos como em suspensão aquosa, e tem sido usado em pacientes humanos e animais.

  Continua Depois da Publicidade  

Em humanos a substância Stanozolol demonstrou bons resultados no tratamento de anemia e angioedema hereditário. Já em animais, a droga é utilizada para melhorar o crescimento muscular, aumentar a produção de células vermelhas, aumentar a densidade óssea e estimular o apetite de animais debilitados ou fracos.

E, justamente por seus efeitos sobre a massa muscular, o Stanozolol é uma droga bastante procurada por pessoas que praticam esportes e fisiculturismo. 

O Stanozolol é diferente dos outros anabolizantes?

De certa forma, sim. O Stanozolol pode ser utilizado por via oral, uma vez que ele sobrevive à passagem pelo metabolismo do fígado quando é ingerido.

Outro ponto a ser observado é que o Stanozolol não produz efeitos tão agressivos para o organismo quanto outras drogas mais potentes. Mas, ainda assim, ele possui uma série de efeitos colaterais, como veremos mais adiante.

E o Stanozolol emagrece mesmo?

Fat Burners e emagrecimento

Alguns atletas utilizam o Stanozolol para perder gordura e preservar a massa muscular, mas até onde se sabe isso ainda não foi comprovado cientificamente. Entretanto, há quem afirme que uma de suas principais capacidades é promover a perda de gordura.

Isso pode ocorrer devido ao programa de exercícios ao qual as pessoas que utilizam o Stanozolol se submetem, que levaria ao déficit calórico e à consequente perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, diferente de outras substâncias anabolizantes, o Stanozolol não promove a retenção de líquidos, o que pode contribuir para a crença de que ele emagrece.

Stanozolol e esportes

Assim como outros anabolizantes, o Stanozolol é uma droga banida do uso em competições esportivas sob as regras da International Association of Athletics Federations (IAAF).

Isso acontece porque pessoas que estão fazendo uso deste medicamento tendem a ganhar massa muscular com maior facilidade, o que é considerado algo antidesportivo, além dos riscos para a saúde que o anabolizante traz.

Efeitos colaterais

Assim como outros esteroides anabolizantes, o uso do Stanozolol traz sérios riscos à saúde, principalmente quando feito sem a orientação e o acompanhamento de um médico.

Os efeitos incluem:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Insônia
  • Acne
  • Hepatite medicamentosa
  • Aumento da próstata
  • Hipertensão arterial
  • Agressividade
  • Dor de cabeça
  • Irritação
  • Queda de cabelo
  • Aumento dos níveis de colesterol no sangue.

Além disso, em mulheres pode-se observar uma série de efeitos hormonais e masculinizantes, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Engrossamento da voz
  • Mudanças na distribuição de pelos corporais
  • Aumento do tamanho do clitóris
  • Irregularidades no ciclo menstrual.

Então, devido aos riscos acima citados, é altamente desaconselhável utilizar o Stanozolol por conta própria.

Onde comprar?

O Stanozolol pode ser facilmente encontrado em farmácias de manipulação e lojas de suplementos, além de sites na internet.

Mas, mesmo com a facilidade de adquirir o medicamento, é importante que ele seja prescrito por um médico, que irá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento disponível.

Dicas e cuidados

O uso de anabolizantes sempre vem acompanhado de riscos para a saúde e deve, quando necessário, ser feito com cuidado, sempre seguindo a prescrição médica.

Então, se você deseja aumentar a massa muscular e reduzir a quantidade de gordura corporal, o ideal é procurar um nutricionista e um profissional de educação física, que irão te ajudar a atingir esses objetivos de forma saudável.

Isso é feito a partir de uma dieta equilibrada e adequada ao seu organismo, além de um programa de exercícios que visa maximizar o ganho de massa magra. E ainda há a possibilidade do uso de diversos suplementos para suprir as necessidades de macro e micronutrientes.

Além do mais, o Stanozolol pode causar sérios danos ao fígado, que podem ser até mesmo fatais em alguns casos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (173 votos, média 3,93)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário