Anticoncepcional Level Engorda ou Emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 03/06/2016

O Level é um anticoncepcional oral que possui hormônios estrogênio e progesterona em sua composição e é utilizado para prevenir a gravidez e tratar distúrbios de ciclo menstrual. Também atua nas irregularidades do período menstrual e o tratamento da Tensão Pré-Menstrual com a redução de sintomas. Porém, será que por mais que traga esses benefícios, o anticoncepcional Level engorda? Ou será que ele emagrece, ou sequer interfere no peso? Vejamos abaixo.

  Continua Depois da Publicidade  

O Anticoncepcional Level engorda?

Muitas mulheres se preocupam com isso antes de optar por um anticoncepcional e, mesmo quando o médico ginecologista indica um determinado medicamento, a mulher pode ficar em dúvida sobre os efeitos do mesmo sobre o corpo, uma vez que essa reação não pode ser antecipada ou prevista pelo médico. Por isso, muitas delas recorrem a consultas na internet para descobrir se existe a possibilidade de ganhar peso ou não.

Obviamente, quem procura encontrará relatos diferentes de mulheres sobre o anticoncepcional, umas que dizem ter gostado e outras nem tanto; porém, ela deve ter em mente que a reação ao medicamento varia de organismo para organismo, portanto, mesmo que uma usuária afirme que o anticoncepcional Level emagrece ou engorda para ela, os efeitos colaterais manifestados em uma mulher podem não ser os mesmos para outra.

Entretanto, vale lembrar que na própria bula do Level consta em efeitos colaterais a possibilidade de alteração do peso, por isso, deve-se estar atenta a alterações bruscas.

Relato de usuárias

O depoimento de uma mulher que utilizava outra marca de contraceptivo e há 6 meses utiliza o em questão afirma que o anticoncepcional Level engorda. Ela relata que tem uma alimentação extremamente saudável, corre quatro vezes por semana e faz natação em outros três dias, e simplesmente não compreende o ganho de peso repentino. Por não ter nenhuma doença que possa justificar isso, ela acredita que a única resposta plausível seja o novo anticoncepcional que passou a ingerir. Outra usuária conta que chegou a engordar 12 kg com esse anticoncepcional.

Modo de uso

Uma embalagem de Level possui uma cartela com 21 comprimidos, e pode variar de preço conforme a região. Os comprimidos devem ser ingeridos um a cada dia, sempre no mesmo horário para aumentar a eficácia da prevenção da gravidez. Após 21 dias de uso, deve-se realizar uma pause de sete dias, momento em que a mulher deve menstruar, então, a partir do oitavo dia inicia-se uma nova cartela normalmente.

Para quem irá começar pela primeira vez o uso desse anticoncepcional, deve-se ingerir a primeira pílula no primeiro dia da menstruação. Neste caso, a contracepção só começa a valer após 7 dias de uso. Em caso de esquecimento de 1 comprimido, deve-se tomar assim que se lembre se o tempo não tiver ultrapassado 12 horas do horário habitual e, caso tenha passado, deve-se ingerir duas pílulas no dia seguinte no mesmo horário.

  Continua Depois da Publicidade  

Em caso de esquecimento de 2 comprimidos seguidos na mesma semana, deve-se ingerir duas pílulas em um dia e mais duas no dia seguinte de uma vez no mesmo horário, além obviamente de utilizar preservativo nas relações sexuais, uma vez que a mulher não estará imune. Em caso de esquecer mais de 3 comprimidos, deve-se interromper o tratamento e reiniciar uma nova cartela no oitavo dia pós ingestão do último comprimido.

Efeitos colaterais

Os efeitos mais comuns descritos na bula são vômitos, náuseas, sangramento fora do período menstrual, inchaço e dor nas mamas, dor de cabeça, estresse, alteração do humor, alteração da libido, alteração de peso, surgimento de depressão, varizes, insônia e, em casos mais raros, secreção vaginal, diminuição da tolerância a lentes de contato e vermelhidão pelo corpo. Esses efeitos todos, caso ocorram, tendem a sumir após 3 meses de uso da pílula, quando o organismo já estiver habituado.

Contraindicações

Assim como qualquer outro anticoncepcional ou pelo menos a grande maioria, o Level não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Pessoas com problemas de fígado, processos tromboembólicos, hemorragia inexplicável, carcinoma nos seios ou endométrio, icterícia da gravidez devem evitar usar, além, é claro, daquelas que possuem alergia a qualquer componente da fórmula.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Level engorda ou emagrece? Tem receio de utilizá-lo por este possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (317 votos, média 3,77)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

76 comentários em “Anticoncepcional Level Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu tomo level a mais de 1 ano, antes tomei diane 35 por 4 anos e era ótimo pra minha pele, mas durante a manhã sentia muita náusea e minha libido estava péssima, vagina seca igual o saara. Com level minha pele está péssima corrimento em excesso e perdi muito peso mas a libido e Tpm deram uma melhorada. Ambos foram indicados pela minha ginecologista (não deixem de consultar e fazer os exames de rotina). Eu particularmente preferi o diane

    Responder
  2. Tô usando esse anti faz um ano e perdi muito peso com ele. Pelo menos não retenho tanto líquido durante a pausa e me sinto bem.

    Responder
  3. Tomei durante 1 ano e 2 meses e engordei 8 quilos. Resolvi parar de tomar e agora espero ansiosa pelo resultado. Perda de peso, já que minha alimentação é tranquila e sem exageros.

    Responder
  4. Gente me ajudem eu tomei a injeção Algestona , depois disso minha mestruação nunca mais parou de descer tomei Primosiston e ela suspendeu enquanto eu estava ingerindo os comprimidos dps desceu de novo ai comecei tomar LEVEL que foi oque a ginecologista passou ai passou a mestruação tive relação com meu namorado e ela voltou tenho uma semana de uso

    Responder
  5. Tenho endometriose por isso tenho que tomar Ac de uso contínuo. Comecei no alurene que é próprio para endometriose. Horrível, péssimo e me dava escapes. Ginecologista trocou para o diminut ( tâmisa 20).Continuei como escapes e a libido lá embaixo. Outra ginecologista trocou para o tâmisa 30. Misericórdia… Seios enormes, libido abaixo de zero, e na primeira semana uma depressão terrível…..continuei com os escapes kkk Troquei o laboratório e não adiantou… aí por conta própria dei uma de doida e comprei o level. De todos, o melhor. Deixa a pele super mega oleosa mas zero escapes e deu um up na libido. Foi o menos pior pra mim. Li que os anticoncepcionais que tem como progesterona o Levonorgestrel são os que menos diminuem a libido e no meu caso pude constatar que é verdade.

    Responder