Anticoncepcional Level engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 18/02/2022

O Level é um anticoncepcional oral que possui hormônios semelhantes ao estrogênio e à progesterona em sua composição, e é bastante utilizado no Brasil, embora muitas mulheres o evitem por achar que ele engorda.

Além disso, assim como outros métodos contraceptivos, existe o medo de que ele pode levar ao aparecimento de uma série de outros efeitos desagradáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos entender quais os possíveis efeitos do anticoncepcional Level e como ele deve ser usado, além de descobrir se ele engorda ou emagrece.

Veja também: Pílula do dia seguinte faz mal? Tem efeitos colaterais?

O que é Level?

O Level é um medicamento anticoncepcional oral composto por dois hormônios:

  • Levonorgestrel 0,100 mg
  • Etinilestradiol 0,020 mg.

Assim, podemos considerá-lo um contraceptivo combinado, pois seus hormônios atuam juntos e inibem a ovulação, prevenindo assim a gravidez.

Além disso, o Level atua no controle das irregularidades menstruais e no tratamento da síndrome da tensão pré-menstrual.

  Continua Depois da Publicidade  

O anticoncepcional Level engorda?

Anticoncepcional
Existe, de fato, o risco da mulher ganhar peso ao tomar o anticoncepcional

Muitas mulheres se preocupam com esse efeito antes de optar por um anticoncepcional e, mesmo quando o médico ginecologista indica um determinado medicamento, a dúvida persiste.

Isso se deve, principalmente, ao fato de que muitas vezes os hormônios podem afetar o organismo de diferentes formas, levando algumas mulheres a engordarem enquanto outras mantém o peso ou mesmo emagrecem.

Mas, no caso do Level, existe o risco, descrito inclusive na bula, de ganho de peso, seja pelo maior acumulo de gordura ou pela retenção de líquidos no organismo.

Por isso, é importante ter em mente essa possibilidade, mesmo que ela não ocorra com todas as mulheres que utilizam este método contraceptivo.

Relato de usuárias

De forma geral, mulheres que utilizam o Level relatam ganho de peso, embora a intensidade varie muito.

Uma delas, que utilizava outra marca de contraceptivo e há 6 meses começou a usar Level, relatou que começou a ganhar peso logo no primeiro mês de uso, apesar de manter uma dieta saudável e a prática de exercícios.

  Continua Depois da Publicidade  

Já outra usuária apresentou um relato um pouco diferente:

“Tomo Level há mais de um ano, e realmente ganhei peso nos primeiros meses. Mas depois de um tempo, acho que meu corpo se adaptou ao remédio, e consegui emagrecer e voltar ao meu peso normal”.

Então, podemos concluir, a partir desses e de outros relatos, que o ganho de peso pode ocorrer, mas muitas vezes é uma questão de adaptação aos hormônios presentes na pílula.

Por isso, caso tenha receio de engordar com o Level, uma dica é procurar uma nutricionista para elaborar uma dieta saudável e balanceada, para assim tentar evitar esse efeito colateral.

Modo de uso

Mulher tomando anticoncepcional
Existem algumas formas de uso do Level, dependendo de alguns fatores

O uso anticoncepcional Level deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual, e os comprimidos devem ser ingeridos uma vez ao dia, sempre no mesmo horário para aumentar a eficácia da prevenção de gravidez indesejada. Além disso, ao final da cartela, deve-se realizar uma pausa de sete dias.

É justamente nesse momento que ocorre a menstruação, e no oitavo dia da pausa, deve-se iniciar uma nova cartela normalmente.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas existem algumas diferenças na forma de uso, dependendo de alguns fatores:

  • Para quem irá começar pela primeira vez o uso desse anticoncepcional, deve-se ingerir a primeira pílula no primeiro dia da menstruação. Neste caso, a contracepção só começa a valer após 7 dias de uso.
  • Já para quem está mudando de anticoncepcional, a recomendação é iniciar o uso no mesmo dia em que iniciaria o próximo ciclo do outro contraceptivo oral que vinha utilizando. Aqui, a contracepção só começa a valer após 14 dias de uso do medicamento.

Veja também: Como trocar de anticoncepcional sem risco de engravidar

O que fazer quando esqueço de tomar o Level?

Em caso de esquecimento de 1 comprimido, deve-se toma-lo assim que se lembre se o tempo não tiver ultrapassado 12 horas do horário habitual e, caso tenha passado, deve-se ingerir duas pílulas no dia seguinte no mesmo horário.

Em caso de esquecimento de 2 comprimidos seguidos na mesma semana, deve-se ingerir duas pílulas em um dia e mais duas no dia seguinte de uma vez no mesmo horário, além obviamente de utilizar preservativo nas relações sexuais. 

Já no caso de esquecer mais de 3 comprimidos, deve-se interromper o tratamento e reiniciar uma nova cartela no oitavo dia pós ingestão do último comprimido.

Efeitos colaterais

Assim como outros anticoncepcionais, os efeitos colaterais do Level costumam ser leves, e diminuem com o tempo. São eles: 

  • Náuseas e vômitos
  • Retenção de líquidos
  • Sangramento fora do período menstrual
  • Inchaço e dor nas mamas
  • Dor de cabeça
  • Alteração do humor
  • Alteração da libido
  • Mudanças no peso
  • Surgimento de varizes.

Mas, como dito antes, esses efeitos, tendem a sumir ou ao menos amenizarem com o passar do tempo, normalmente após 3 meses de uso da pílula.

Contraindicações

De modo geral, as contraindicações dos anticoncepcionais combinados são bastante semelhantes, e incluem mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula. 

Além disso, pessoas com problemas de fígado, processos tromboembólicos, doença coronariana, hemorragia inexplicável e tumores nos seios ou endométrio devem evitar o uso do medicamento.

Dicas e cuidados

Apesar de parecer algo simples, tratamentos hormonais devem ser feitos com cuidado, e sempre com orientação médica. Isso se deve ao fato de que a liberação de diversos hormônios estar interligada, e o excesso de um estimular ou inibir a liberação de outros.

Assim, nunca inicie um tratamento hormonal, como no caso dos contraceptivos, sem antes conversar com seu médico, que te ajudará a escolher a melhor opção disponível para o seu caso.

Por fim, caso apresente ganho de peso ou qualquer outro sintoma relacionado ao uso do medicamento, procure a orientação de um profissional.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Level engorda ou emagrece? Tem receio de utilizá-lo por este possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (320 votos, média 3,77)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

77 comentários em “Anticoncepcional Level engorda ou emagrece?”

  1. Estou tomando level a seis meses e engordei logo no primeiro mês. Meu peso não voltou ao normal, porém o anticoncepcional regularizou minha menstruação e diminuiu a intensidade de cólicas. Agora eu vou dar um tempo dele para ver se meu peso volta ao normal.

    Responder
  2. Eu tomo level a mais de 1 ano, antes tomei diane 35 por 4 anos e era ótimo pra minha pele, mas durante a manhã sentia muita náusea e minha libido estava péssima, vagina seca igual o saara. Com level minha pele está péssima corrimento em excesso e perdi muito peso mas a libido e Tpm deram uma melhorada. Ambos foram indicados pela minha ginecologista (não deixem de consultar e fazer os exames de rotina). Eu particularmente preferi o diane

    Responder
  3. Tô usando esse anti faz um ano e perdi muito peso com ele. Pelo menos não retenho tanto líquido durante a pausa e me sinto bem.

    Responder
  4. Tomei durante 1 ano e 2 meses e engordei 8 quilos. Resolvi parar de tomar e agora espero ansiosa pelo resultado. Perda de peso, já que minha alimentação é tranquila e sem exageros.

    Responder
  5. Gente me ajudem eu tomei a injeção Algestona , depois disso minha mestruação nunca mais parou de descer tomei Primosiston e ela suspendeu enquanto eu estava ingerindo os comprimidos dps desceu de novo ai comecei tomar LEVEL que foi oque a ginecologista passou ai passou a mestruação tive relação com meu namorado e ela voltou tenho uma semana de uso

    Responder
  6. Tenho endometriose por isso tenho que tomar Ac de uso contínuo. Comecei no alurene que é próprio para endometriose. Horrível, péssimo e me dava escapes. Ginecologista trocou para o diminut ( tâmisa 20).Continuei como escapes e a libido lá embaixo. Outra ginecologista trocou para o tâmisa 30. Misericórdia… Seios enormes, libido abaixo de zero, e na primeira semana uma depressão terrível…..continuei com os escapes kkk Troquei o laboratório e não adiantou… aí por conta própria dei uma de doida e comprei o level. De todos, o melhor. Deixa a pele super mega oleosa mas zero escapes e deu um up na libido. Foi o menos pior pra mim. Li que os anticoncepcionais que tem como progesterona o Levonorgestrel são os que menos diminuem a libido e no meu caso pude constatar que é verdade.

    Responder