Anticoncepcional Repopil 35 engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 18/01/2022

O Repopil 35 anticoncepcional é um medicamento usado tanto como contraceptivo quanto para o tratamento de alguns distúrbios hormonais, mas muitas mulheres têm medo de usá-lo pois já ouviram falar que ele engorda.

Mas será que o ganho de peso é realmente um efeito colateral desse anticoncepcional? 

  Continua Depois da Publicidade  

Para responder a essa pergunta, a seguir vamos conhecer melhor esse medicamento, entender como ele funciona e quais os riscos que ele pode trazer, além de descobrir de uma vez por todas se ele engorda mesmo ou não.

O que é o Repopil 35?

Anticoncepcional
Repopil 35 é um medicamento anticoncepcional

O Repopil 35 é um medicamento anticoncepcional utilizado no tratamento de doenças relacionadas aos hormônios masculinos, ou andrógenos, que acometem algumas mulheres.

Ele é composto por dois hormônios, análogos ao estrogênio e progesterona:

  • Ciproterona: 2 mg
  • Etinilestradiol: 0,035 mg.

Mas, apesar de o Repopil 35 também funcionar como um anticoncepcional oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente para este fim, mas sim reservado para mulheres que necessitam de tratamento para condições andrógeno-dependentes, como:

  • Acne, principalmente nas formas mais graves ou acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos
  • Casos excesso de pelos, também conhecido como hirsutismo
  • Síndrome de ovários policísticos.

Além disso, especialistas recomendam que o tratamento seja suspenso cerca de 3 a 4 ciclos após a condição de saúde que levou ao uso do medicamento ter sido resolvida.

  Continua Depois da Publicidade  

Como o Repopil 35 funciona?

Devido à sua composição, com dois hormônios, o Repopil 35 possui propriedades contraceptivas semelhantes às de outros anticoncepcionais orais.

Além do mais, a função das glândulas sebáceas, que em casos de problemas relacionados aos hormônios masculinos se encontra aumentada, sofre influência do Repopil 35. Por isso, o medicamento é indicado para o tratamento da acne e de dermatites seborreicas, uma vez que se reduz o funcionamento das glândulas e a produção de óleo por elas.

Por fim, a ciproterona inibe a influência dos hormônios andrógenos, reduzindo os efeitos androgênicos que ocorrem na síndrome dos ovários policísticos.

O Repopil 35 afeta a menstruação?

Sim, o medicamento pode afetar a menstruação das seguintes maneiras:

  • Reduzir a intensidade do sangramento
  • Diminuir o período da menstruação
  • Amenizar as cólicas.

E, justamente por reduzir o sangramento, o medicamento pode contribuir para o tratamento da anemia relacionada às menstruação, um problema que atinge muitas mulheres.

Anticoncepcional Repopil 35 engorda ou emagrece?

De forma geral, quanto mais hormônios na composição do medicamento e quanto maior a dosagem deles, maiores são as chances de causar alterações do metabolismo e, consequentemente, no peso. 

  Continua Depois da Publicidade  

No caso do Repopil 35, as dosagens dos hormônios são relativamente baixas, mas ele pode sim causar o ganho de peso, tanto pelo maior acúmulo de gordura quanto pela retenção de líquido.

Por isso, antes de iniciar o uso de qualquer medicamento, principalmente os hormonais, converse com seu médico. Por mais que alguma amiga ou conhecida tenha indicado um anticoncepcional, lembre-se que a melhor opção para ela pode não ser a mesma para você.

Além disso, como o Repopil 35 é um medicamento para ser usado por tempo limitado, uma opção para evitar o ganho excessivo de peso pode ser a adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

Assim, você pode evitar o acúmulo excessivo de gordura durante o seu tratamento, sem prejudicar a saúde.

Relato de usuárias

Uma das usuárias entrevistadas trocou de anticoncepcional para o Repopil 35, pois havia ganhado muito peso com o outro método contraceptivo que utilizava. No caso dela, a troca parece ter resolvido o problema, e sua única reclamação é que a menstruação ficou desregulada. 

Já uma outra usuária também comenta que não ganhou peso, mas que a quantidade de pelos aumentou.

  Continua Depois da Publicidade  

Esses relatos indicam que os efeitos colaterais do Repopil 35, assim como o de outros medicamentos, varia bastante de pessoa para pessoa.

Efeitos colaterais

O Repopil 35 é considerado um medicamento seguro, mas pode levar ao aparecimento de algumas reações indesejadas, como:

  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia
  • Retenção de líquidos
  • Dor abdominal
  • Aumento de peso
  • Dores de cabeça e enxaqueca
  • Depressão ou alterações de humor
  • Dor nas mamas
  • Diminuição do desejo sexual
  • Aumento do tamanho das mamas
  • Problemas de pele como erupções cutâneas e urticária.

Assim, caso alguma dessas reações apareça e não diminua ou desapareça com o tempo, consulte sua ginecologista.

Além disso, existe o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos, causando tromboses ou embolias. Esse efeito se deve normalmente à presença do estrogênio sintético, e deve sempre ser discutido com seu médico.

Contraindicações

Algumas mulheres, por questões diversas, devem evitar o uso deste medicamento. São elas:

  • Mulheres com histórico ou diagnóstico atual de trombose e embolia
  • Histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos
  • Diagnóstico de diabetes melitus com alterações vasculares
  • Histórico de pancreatite associada à hipertrigliceridemia grave
  • Casos de doença hepática grave, tumores hepáticos e neoplasias
  • Mulheres com sangramento vaginal não-diagnosticado e gravidez ou amamentação.

Nesses casos, o médico poderá avaliar outros métodos contraceptivos que se adequem melhor ao quadro clínico, minimizando assim os riscos.

Como tomar?

Menina tomando remédio
O uso do Repopil 35 é igual ao da maioria das pílulas anticoncepcionais

Antes de tudo, é necessário ir ao médico antes de utilizar o anticoncepcional, para que o uso seja feito da melhor forma possível.

Mas, de forma geral, o uso de Repopil 35 é igual ao da maioria dos contraceptivos orais, ou seja, deve ser utilizado uma vez ao dia, sempre no mesmo horário e o comprimido desse ver engolido com água.

Além disso, a cartela vem com 21 comprimidos, e após o término, deve ser feita uma pausa de sete dias. Nesse período deve ocorrer um sangramento semelhante ao menstrual, chamado de sangramento por privação hormonal.

E, após a pausa, ou seja, no oitavo e, comece a tomar uma nova cartela.

Mas, caso esqueça de ingerir no mesmo horário, você pode tomá-lo em até 12 horas, e caso ultrapasse esse horário, prefira ingerir dois no dia seguinte, no horário de costume.

Dicas e cuidados 

Caso queira iniciar o uso de alguma pílula anticoncepcional, procure sempre um ginecologista, que irá indicar a melhor opção para você.

Mas, caso você precise ou queira mudar o método anticoncepcional que utiliza, é importante também procurar a orientação de um médico, pois há o risco de gravidez no período de troca dos medicamentos.

Você já tomou o Repopil 35 como método contraceptivo? Teve algum efeito colateral como o ganho do peso com ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (159 votos, média 3,94)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

97 comentários em “Anticoncepcional Repopil 35 engorda ou emagrece?”

  1. Tomo Repopil há 7 anos, a minha menstruação ficou mais estável (conforme programação da cartela) e em menor quantidade, antes ela era desregulada. A minha pele já é seca mas acredito que ela tenha agravado um pouco mais com o uso do anticoncepcional, quanto as espinhas quase não aparecem no meu rosto. E quanto a questão do peso, eu sempre tive problemas com a balança então não posso servir de parâmetro para dizer se aumenta ou não de peso. rsrs Mas até o momento não tive problemas com o uso do anticoncepcional.

    Responder
  2. Comecei a tomar Repopil a 4 dias e não senti nenhum efeito, apenas minha menstruação diminuiu o fluxo, espero que continue assim, e não quero engordar, mas pra isso vou me esforçar…

    Responder
  3. Faço uso do Repopil 35, já tem uns 12 anos e no meu caso ele deixa minha pele livre de espinhas e não vejo nenhuma alteração com relação ao peso corporal. Minha única reclamação é que todo o meu corpo e tmb meus cabelos ficam extremamentes ressecados 😣 Contudo isso eu ainda faço uso porque sofro com acne e acho horrível. Então funciona assim; pele limpa, porém, seca 😬

    Responder
  4. No meu caso ele deixa minha pele livre de espinhas e não vejo nenhuma alteração com relação ao peso corporal. Minha única reclamação é que todo o meu corpo e tmb meus cabelos ficam extremamentes ressecados. Contudo isso eu ainda faço uso porque sofro com acne e acho horrível. Então funciona assim; pele limpa, porém, seca 😬

    Responder
  5. Eu comecei hoje tomar Repopil 35 7 horas sem minha menstruação vir posso te relação sexual no mesmo dia

    Responder
  6. Faz 2 meses que uso repopil e emagreci 6k
    Sinto enjoo e intestino alterado(diarreia)
    Mesmo assim estou satisfeita com o repopil.

    Responder
  7. Tomo repopil a um ano, engordei bastante, minhas mamas cresceram bastante tb, de 2 meses pra cá, tenho sentido muitas tonturas, como se fosse desmaiar, muita fome, e dores de cabeça apenas de um lado do rosto com leves formigamentos. Ainda não sei se tem haver com o remédio ou não, porém admito que ele é bem eficaz como contraceptivo.

    Responder