Belara

Anticoncepcional Belara Engorda ou Emagrece?

O anticoncepcional Belara é um dos medicamentos mais amplamente encontrados nas farmácias e consumido por grande parte das mulheres. Cada comprimido do Belara contém 2 mg de clormadinoma e 0,33 mg de etilinistradiol. Assim como outros anticoncepcionais, devido à alta presença de hormônios em sua composição, o medicamento pode causar inchaço e retenção de líquido, fazendo com que a mulher aumente de peso. Será que o anticoncepcional Belara engorda ou emagrece, então?

É de se descatar, no entanto, que isso pode variar de pessoa para pessoa, sendo que algumas podem manter o peso equilibrado e outras até chegam a emagrecer. Por isso, é importante que antes de começar a se pautar no relato de outras usuárias para começar a cartela de uma pílula, deve-se marcar uma consulta com um especialista.

O ginecologista, com base na análise do seu metabolismo e necessidades, poderá indicar a marca mais adequada, com base em composições que se adaptem ao seu corpo. Caso a indicação traga efeitos colaterais desagradáveis, marque uma nova consulta e relate o problema para uma possível nova indicação.

Por mais que muitas mulheres indiquem marcas que emagrecem ou engordam, isso pode variar conforme a pessoa e um efeito em uma mulher pode não ser o mesmo na outra, certo? Por isso, é sempre arriscado iniciar o uso de um anticoncepcional apenas por sugestão de uma amiga ou por leituras na internet, antes de qualquer coisa, busque ajuda de um especialista.

Indicações

O anticoncepcional Belara é indicado obviamente para mulheres que querem prevenir a gravidez, ou seja, inibir a ovulação. Além disso, algumas mulheres podem iniciar o uso para regularizar o fluxo menstrual, estabelecer uma data fixa para menstruação, reduzir os sintomas da TPM como cólicas intensas, enjoos, dores de cabeça e dor nos seios ou também no tratamento de acne, uma vez que esse anticoncepcional apresenta baixos níveis de oleosidade.

Lembre-se que o anticoncepcional previne a gravidez, mas não impede a transmissão de doenças, por isso, sempre use preservativos durante as relações sexuais, principalmente se tiver mais de um parceiro. Sua saúde deve estar em primeiro lugar.

Depoimentos de usuárias

Algumas mulheres que utilizam o Belara podem trazer opiniões e relatos diferentes, umas sendo à favor e outras contra o uso, pois como já mencionado no início do artigo, isso pode variar de mulher para mulher. Mas para você ter uma base dos fatos, uma das usuárias que utilizava o Belara por 3 meses relata que foi o pior anticoncepcional que já consumiu na vida, pois o rosto se encheu de acne e relata que após a interrupção do anticoncepcional e passado meses do uso, o rosto ficou todo marcado.

Já outra mulher que utilizou o Belara por 5 anos o recomenda, pois o fluxo menstrual diminuiu, bem como as cólicas desapareceram e, por isso, não tem nenhuma queixa de efeito colateral. Outra mulher tem uma visão positiva também do anticoncepcional. Ela utiliza há três anos e nunca teve problemas, seja com espinhas ou ganho de peso. O ciclo foi estabilizado e a quantidade de sangue diminui bastante. Uma mulher que tinha ovários com cistos utilizou o Belara no tratamento por indicação da ginecologista e resolveu o problema, reduzindo as cólicas.

Anticoncepcional Belara engorda?

O anticoncepcional Belara pode desencadear inchaço e, por isso, causar aparente ganho de peso, mas isso pode ser revertido com uma dieta equilibrada com muitos vegetais, alimentos com baixo teor de sódio, que ajudam a diminuir a retenção de líquidos, e outros alimentos com baixas calorias. Além disso, a prática constante de atividade física auxilia na redução de inchaço por melhorar a circulação do corpo, fazendo com que o organismo funcione melhor em todos os sentidos.

Se, mesmo com essa rotina saudável, seu corpo começar a inchar inexplicavelmente, procure um especialista para realizar alguns exames e encontrar uma possível solução para o problema ou quem sabe até mesmo a troca de anticoncepcional. Além disso, não houve nenhum relato ou insinuação de que o anticoncepcional Belara emagrece.

Efeitos colaterais

O anticoncepcional pode trazer alguns efeitos colaterais como desconforto nos olhos, principalmente em mulheres que utilizam lentes de contato. Também pode agravar os casos de endometriose e causar infecções vaginais se não for utilizado preservativo, por conta da redução da defesa do corpo. Pode causar sensibilidade em algumas regiões do corpo, principalmente seios, dor e também aumento das mamas e secreção em alguns casos.

Sangramentos desregulares também podem acontecer, fora do período menstrual, mas isso geralmente ocorre nos primeiros meses até o corpo se acostumar à nova fórmula. Da mesma forma, a ausência de menstruação também pode ocorrer por algum tempo até que o corpo se identifique com a composição do medicamento.

Pode ocorrer também tromboses, aumento da pressão arterial, enjoos, vômito, dores de cabeça, enxaqueca, alterações do humor, retenção de líquidos, alteração do peso corporal, redução da tolerância à glicose, irritação na pele, cloasma, eritema nodoso e erupção cutânea.

Contraindicações do Belara

O medicamento, assim como outros anticoncepcionais de outras marcas, é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de uma gravidez, pois o medicamento é incompatível e pode causar problemas ao feto. Também não é indicado para pessoas com distúrbios cardiovasculares ou cerebrovasculares como tromboflebites, processos tromboembólicos ou antecedentes dessas condições.

É contraindicado para mulheres com hipertensão em nível grave, distúrbios hepáticos atuais ou antecedentes, icterícia colestática, antecedentes de icterícia na gravidez ou durante o uso de esteroides. Também deve ser evitado por mulheres com: síndrome de Rotor e de Dubi-Johnson, presença ou suspeita de tumores estrogênio-dependentes, hiperplasia endometrial, sangramento vaginal sem diagnóstico, porfiria e hiperlipoproteinemia, especialmente em presença de outros fatores de risco que predisponham doenças cardiovasculares. Aquelas que tiveram histórico de prurido intenso ou herpes na gestação ou utilizaram esteroides devem evitar o medicamento.

Como tomar?

Mulheres que estão iniciando a cartela devem ingerir a primeira pílula no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia de sangramento. O anticoncepcional vem em uma caixa com 21 drágeas que devem ser ingeridas uma por dia sempre no mesmo horário, sendo que não deve ultrapassar 12 horas de atraso para garantir a eficiência máxima do medicamento e contracepção. Ao finalizar a cartela, haverá uma pausa de sete dias, momento no qual a mulher irá menstruar e, a partir do oitavo dia, deve ser iniciada uma nova cartela.

A caixa do medicamento custa cerca de R$ 15,00, podendo variar de acordo com a farmácia ou o estado do país. Pode ser encontrado em drogarias de todo o Brasil, seja em lojas físicas ou online com pronta-entrega.

Você conhece alguém que tenha utilizado e não recomende por afirmar que o anticoncepcional Belara engorda? Já consultou seu ginecologista em relação a isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (201 votos, média: 3,68 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

8 comentários

  1. Oi! Eu tenho 14 anos e tenho ovário policístico e alguns problemas hormonais, e minha médica me indicou o Belara.
    Eu estou com medo de tomar, por todos os efeitos colaterais principalmente pela alteração no peso e glicemia (já tenho o açúcar no sangue elevado). Eu devo tomar mesmo?

  2. me indicaram troca selene por belara Pq eu estava sem libido

  3. Cleonice adriana Dallabrida

    noa tarde tenho adenomiose..muito sangramento usei Diu e tinha cortado..esse mês estou com muita hemorragia..sera indicado o belara?

  4. Completou seis meses de uso do belara e só agora começo a perceber mudanças no meu corpo.
    Apareceram alguns vazinhos principalmente nas pernas.
    Tive aumento inexplicável de peso e a presença de muita celulite, apesar de n ter mudado a dieta e manter a prática frequente de atividades físicas.
    Vou marcar uma consulta com a ginecologista p realizar alguns exames e confirmar essas alterações.

  5. Estou fazendo o uso do mesmo a 2 meses e o resultado estar sendo ótimo em todos os sintomas

  6. adriana cunha de moura

    eu comecei a tomar o belara a 2 meses ja perdi 3 quilos isso e normal to preocupada

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*