Novo Estudo Liga Consumo de Refrigerante e Bebidas Açucaradas a Morte Prematura

Especialista da área:
atualizado em 28/01/2020

Se o seu dentista ainda não conseguiu fazer com que você parasse de tomar bebidas açucaradas, talvez um novo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard o consiga.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma pesquisa publicada na revista Circulation Monday, da American Heart Association, relacionou refrigerantes, bebidas esportivas e outras bebidas açucaradas à morte prematura – especialmente em mulheres.

Embora as bebidas estivessem também ligadas ao aumento do risco de morte por câncer de cólon e de mama, o risco foi significativamente maior de morrer prematura por doença cardíaca.

O principal autor do estudo, Vasanti Malik, observou que o risco de uma pessoa morrer de doença cardiovascular aumenta 10% para cada bebida açucarada que a pessoa consome. Um refrigerante de 150 calorias é responsável por 75% da quantidade sugerida de ingestão de açúcar adicionado para uma pessoa por dia.

Os pesquisadores também descobriram que as pessoas que bebem duas ou mais porções de bebidas açucaradas por dia têm um risco 31% maior de morte prematura por doenças cardiovasculares do que aquelas que tomam com menos frequência.

“Isso não é aleatório”, disse Malik, que, juntamente com outros pesquisadores, analisou dados de 80.647 mulheres de 1980-2014 e 37.716 homens de 1986 a 2014. “Há muita coerência entre essas descobertas”.

Mas e quanto aos refrigerantes diet e zero?

Embora o consumo de uma bebida adoçada artificialmente por dia reduza o risco de morte prematura, os pesquisadores descobriram que as mulheres que bebem quatro ou mais bebidas adoçadas artificialmente por dia também tinham um risco aumentado de morte prematura.

A razão pela qual as mulheres têm um risco maior de morte prematura do que os homens não foi totalmente esclarecida.

“Pode ser simplesmente as diferenças fisiológicas ou metabólicas entre homens e mulheres”, disse Malik ao USA Today. “Também pode ser algo metodológico, em que as mulheres podem subnotificar a ingestão de energia um pouco mais do que os homens.”

Você costuma tomar refrigerantes e bebidas açucaradas no seu dia a dia? Quantas porções, em média? Pretende reduzir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário