O Que é Bodybuilding Exatamente?

Especialista:
atualizado em 15/07/2020

Quando nascemos, nossa genética vai determinar todas as nossas características físicas. Já temos uma programação para altura, cor de pele e tudo mais, no entanto, algumas coisas poderão ser modificadas, independente do que determina nosso DNA.

Uma forma de modificarmos nosso corpo é através do bodybuilding. Obviamente, há limites, mas grandes transformações são possíveis, desde que acompanhadas de muito esforço e determinação.

Então, o que é bodybuilding exatamente? A resposta para essa pergunta é bem literal.

Bodybuilding é a “construção” de um novo corpo, uma nova forma física, através de muito exercício e dieta apropriada.

Toda mudança externa depende de uma mudança interna, de um comprometimento, que só acontece quando há vontade real. Atualmente, a tecnologia, tanto na área de aparelhos de ginástica quanto no campo nutricional, implementou grandes avanços nesse segmento.

Agora que já sabemos o que é bodybuilding, vamos esclarecer um pouco mais essa prática também conhecida por fisiculturismo.

Como se Iniciar no Bodybuilding?

Antes de mergulhar de cabeça no bodybuilding, seria bastante interessante buscar apoio em alguns profissionais. São eles:

  • Médico: Nenhuma atividade física deve ser iniciada sem antes uma consulta ao médico, para avaliação, e se necessário, alguns exames.
  • Nutricionista: Um nutricionista também vai ajudar na definição de um cardápio personalizado, com as porções equilibradas para o desempenho das atividades físicas.
  • Profissional qualificado: Um personal trainer pode não ser a pessoa indicada para esse tipo de treinamento. Seria muito indicado buscar alguém com qualificação específica nessa área. Alguém com experiência para desenvolver um programa de exercícios, respeitando as limitações iniciais, e avançando passo-a-passo, conforme os progressos do aluno. Não adianta somente ficar levantando pesos e esperando os bíceps aumentarem de volume. Muitas vezes, outros grupos musculares precisam ser trabalhados, em conjunto, para se atingir essa meta.

Mudanças Iniciais

O bodybuilding só trará resultados se o praticante estiver focado nesses três itens:

  • Treino: Os exercícios para a construção de um corpo não se limitam à malhação pesada, mas, obviamente, a musculação é o carro chefe dos praticantes. Porém, o treino aeróbico é necessário para o fortalecimento cardíaco, enquanto a musculação promove uma hipertrofia de grupos musculares, que se caracteriza pelo aumento do volume desses músculos.
  • Dieta: A dieta para o praticante do bodybuilding, além de balanceada, deve ser muito pobre em gordura, uma vez que a ideia é criar massa magra; porém, é fundamental que seja rica em nutrientes e vitaminas. Isso significa 6 a 7 refeições diárias, com muita proteína e pouca gordura.

    Para pessoas comuns, a dieta de bodybuilder parecerá um exagero, mas é preciso levar em consideração a intensa atividade física e muscular, o que justifica esses valores hipercalóricos. É preciso que o corpo esteja preparado para a carga de exercícios que irá enfrentar ao longo do dia.
  • Estilo de vida: Uma vez tomada a decisão de praticar bodybuilding, é preciso ter em mente que visitas esporádicas à academia não trarão resultados. É preciso ter disciplina. A atividade física deve ser alternada com descanso, portanto, dormir boas horas de sono promoverão recuperação da musculatura para o treino do dia seguinte. É necessário cortar cigarro e álcool.

Bodybuilding x Anabolizantes

Apesar de estarem cientes sobre o que significa bodybuilding, nem todos têm o mesmo comprometimento diante dos resultados esperados.

Muitos não terão a disciplina necessária, e preferirão queimar etapas durante o processo de desenvolvimento muscular.

Uma forma de acelerar esse processo é através do uso dos esteróides anabolizantes, popularmente conhecidos por “bomba”. De fato, os efeitos dessas substâncias no organismo são tão devastadores quanto uma bomba mesmo.

Nas academias é bastante comum a oferta desses produtos entre os praticantes, como também não fica difícil perceber quem está fazendo uso deles. A massa muscular nessas pessoas aumenta muito mais rapidamente.

Há várias formas de anabolizantes disponíveis: em ampolas para aplicação intramuscular, por via oral, adesivos, pomadas e cremes. Todos danosos e proibidos, no entanto, facilmente conseguidos no mercado paralelo.

Esse tipo de droga tem uma indicação médica real no tratamento de algumas patologias: quando alguns homens não produzem testosterona ou apresentam baixos índices desse hormônio, alguns portadores de HIV, alguns casos de câncer, anorexia e patologias associadas a déficits de testosterona. Porém, as quantidades prescritas são mínimas, controladas, e para um fim especifico que seguramente não é o bodybuilding.

Efeitos dos anabolizantes, utilizados sem controle, nem orientação:

  • Provocam sobrecarga hepática, que vai desde uma infecção até um câncer de fígado;
  • Causam arritmias;
  • Aumentam o colesterol ruim;
  • Hepatite medicamentosa;
  • Surgimento de acnes;
  • Queda de cabelos;
  • Nos homens podem provocar o aumento das mamas e a redução dos testículos;
  • Entre as mulheres, o crescimento de pelos, alterações menstruais, virilização.

Substâncias Banidas pelos Bodybuilders

As substâncias abaixo foram banidas pelo WNBF (World Natural Bodybuilding Federation) e pelo INBF (International Natural Bodybuilding Federation). Seu uso, quando descoberto, provocará a suspensão dos praticantes de bodybuilding, de qualquer uma dessas federações, por sete anos.

  • Esteróides anabolizantes;
  • Hormônios do crescimento;
  • Hormônios, pró-hormônios e precursores;
  • Efedrina;
  • Anfetaminas;
  • Implantes musculares;
  • Estimulantes;
  • Suplementos de origem suspeita ou não comprovada.

Considerações Finais

O que é bodybuilding?

É um estilo de vida voltado à construção de um novo corpo. Não se trata de um hobby, algo que se faz para passar o tempo. É dedicação, comprometimento, abrir mão de várias coisas em função de outras, treinamentos pesados, exaustão.

Entre os praticantes, uma frase é rotina: “No pain, no gain”.

Bodybuiding não se pratica somente na academia, mas principalmente fora dela, seguindo a dieta, cortando hábitos não saudáveis, respeitando períodos de descanso. Portanto, é algo que se faz 24 horas por dia, 7 dias por semana, ininterruptamente. Essa é a única forma de se tornar um bodybuilder.

Agora que você sabe o que é bodybuilding, tem vontade de ser um praticante deste esporte? Conhece alguém que seja? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,88 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

5 comentários em “O Que é Bodybuilding Exatamente?”

  1. estou viciado em musculação isso vem me mudando muito e quanto mais me ocupo erguendo pesos mais amo minha compania,me sinto otimo e preparado pra tudo e cada dia mais energizado e gostaria de verdade de ir além nesse esporte porque já tá no meu coração

  2. Posso ser considerada bodybuilding pelo fato de manter o estilo de vida saudável modificando meu corpo, mas não sendo musculosa tipo “Mostro”?
    Pergunto porque eu não gostaria de ter muitos músculos, mas gosto de treinar e vejo que modificando o corpo, modifiquei minha vida, consigo lidar melhor com meus problemas, pois vejo que se eu consegui emagrecer eu consigo outras coisas, conquistei uma postura mais confiante, e mais autoestima, algumas pessoas já viram minha mudança e estão perguntando o que fiz para emagrecer, comecei há 1 ano, com treino e lowcarb, agora estou expandindo para meu lado espiritual com ho’oponopono..

  3. Gostaria também de informar que por motivo de não se alimentar de 3 em 3 horas nosso corpo não vai perder nenhuma massa muscular até então a genética conta bastante com tudo isso também ok .

  4. Olá venho através desta informar que comecei a treinar em dezembro de 2015 hj em 07/02/2018 Estou com 82 kilos sendo que quando iniciei estava com 66 kilos queria muito ressaltar que ganhei modifiquei totalmente meu corpo e podem acreditar sem nenhum tipos de anabolizantes gostaria também de salientar que nosso corpo ele se adapta em tudo que fazemos se vc faz 2 refeições ao dia ele vai de adaptar a isso ok um grande abraço a todos meu contato (71)987835373 qualquer dúvidas podem me ligar ou chamar no WhatsApp.