Crossfit ou Musculação – Qual Escolher?

Quando queremos emagrecer, manter a boa forma, ganhar massa muscular ou simplesmente cuidar melhor da saúde, tendo um bom condicionamento físico, é normal que surja uma ou diversas pessoas com o seguinte conselho: “Você deveria praticar algum tipo de atividade física”.

Apesar dessa recomendação ser boa, ela não é completa e logo pode surgir a dúvida: “Mas que modalidade de exercício físico eu deveria fazer?” Para responder a esse questionamento é necessário conhecer não somente as suas necessidades, objetivos e características específicas, como também é importante saber o que cada tipo de treinamento tem a oferecer.

Para te ajudar a tirar algumas de suas dúvidas na hora de fazer essa escolha, vamos falar sobre duas das alternativas existentes no mercado fitness e tentar descobrir em que situação o crossfit ou musculação se mostra como uma alternativa melhor.

Crossfit – o que é?

Antes de tudo, vamos começar com um breve resumo sobre cada uma dessas atividades para depois você decidir se escolherá o crossfit ou musculação para manter a forma. Crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento utilizado por academias de polícia, unidades militares, equipes de operações táticas, campeões de artes marciais e atletas profissionais em todo o mundo.

O exercício oferece um treino variado aos praticantes que envolve elementos de exercícios aeróbicos, levantamento de peso, ginástica e treino de core – conjunto de 29 pares de músculos que fornecem suporte à região que envolve a bacia, o pélvis e a lombar. Entre os benefícios do crossfit nós podemos citar a queima de calorias e a melhoria na mobilidade das articulações.

Uma sessão de crossfit costuma ser de alta intensidade e as séries realizadas na box – nome pelo qual uma academia de crossfit é chamada – costumam acontecer de três a cinco vezes por semana, com duração de 45 minutos a uma hora por dia. As rotinas geralmente são variadas, o que faz com que o praticante não repita a mesma série toda semana.

Musculação – o que é? 

A musculação, também conhecida como treinamento de fortalecimento ou resistência, é realizada na maioria das vezes com pesos, que são levantados em séries específicas para cada grupo muscular. As sessões desse tipo de atividade costumeiramente são curtas e de alta intensidade.

Além de ser utilizada como preparação física para a prática de esportes, quem faz musculação geralmente tem o objetivo de ganhar massa muscular, definir a sua musculatura, aumentar a massa óssea ou reduzir o nível de gordura de seu corpo. Com séries que são menos variadas que o crossfit, esse tipo de treinamento trabalha aspectos como força, flexibilidade, coordenação e resistência.

E então, é melhor o crossfit ou musculação?

Enquanto um treino de musculação não oferece muita variedade e costuma ser realizado com pesos que variam entre pouco mais de 2 kg, distribuídos em pesos de mão, e 100 kg para cima, que são carregados em barras, o crossfit utiliza uma diversidade maior de acessórios como sacos de areia, bolas de ferro, pesos livres, bolas medicinais enormes, pneus de trator e caixas pliométricas.

Logo, se você é daqueles que enjoa facilmente de um tipo de exercício e fica desanimado e desmotivado ao ter que repetir a mesma série várias vezes na semana, a variação do crossfit o coloca na frente da musculação nessa disputa.

Por outro lado, a escolha entre crossfit ou musculação pode pender mais para o lado do clássico treino de fortalecimento se a alta intensidade for um empecilho para você. Isso porque enquanto na musculação você pode trabalhar no seu próprio ritmo, começando com pesos mais leves caso seja um iniciante ou esteja se recuperando de algum tipo de lesão, no crossfit existe a exigência de que o praticante siga uma série intensa que demanda repetidas explosões carregadas com força e energia que costumam ser exaustivas.

Assim, se você ainda não se sente preparado para realizar atividades tão intensas e explosivas como as do crossfit, talvez realizar séries com levantamento de peso mais leves seja uma alternativa mais apropriada. Só não esqueça que mesmo havendo a possibilidade de ir mais devagar na musculação, a atividade não deixa de ser intensa.

Outro ponto que pode determinar a sua escolha entre crossfit ou musculação é se você prefere malhar em conjunto com outras pessoas ou se prefere fazer os seus exercícios sozinho.

Isso porque uma das marcas do crossfit é o senso de comunidade criado entre os seus praticantes. Em outras palavras, a turma que realiza esse tipo de treinamento costuma ser unida e apoiar uns aos outros, algo que pode ser uma fonte de motivação para continuar seguindo em frente.

Por sua vez, a musculação permite que a pessoa tenha um momento mais tranquilo e solitário enquanto levanta os seus pesos em um canto da academia, sem ser atrapalhado e distraído por ninguém, já que ela não precisa necessariamente compartilhar o seu treino com outros.

Nesse aspecto temos basicamente uma questão de gosto: enquanto outros funcionam melhor em grupo, existem aqueles que conseguem ter um desempenho melhor quando trabalham sozinhos. Aqui o que vale é descobrir o que é melhor para você e seguir em frente.

O seu objetivo com o exercício é outro fator que indicará se você deve ficar com crossfit ou musculação. Ambos queimam calorias, o que é importante para quem deseja emagrecer, no entanto, por trazer atividades aeróbicas em suas séries, o crossfit sai a frente da musculação nesse sentido.

Além disso, o processo de ganho de massa muscular tende a ser mais rápido com o crossfit. Deste modo, se você deseja obter um grande crescimento no volume de massa muscular, ele pode ser a saída. Por outro lado, se você quer emagrecer, ganhar força, mas não quer adquirir um ganho de músculos exagerados, com a musculação é possível montar um programa com pesos adequados para não ter essa aparência.

Em relação aos fatores negativos dos dois treinamentos, vale ressaltar o perigo do desenvolvimento de uma condição chamada de rabdomiólise no caso do crossfit, quando a atividade é praticada de modo excessivo. Esse nome designa a quebra das células musculares, que expelem uma proteína chamada de mioglobina, o que faz com que os rins fiquem sobrecarregados ao tentar eliminar essa proteína do organismo. Essa doença traz graves consequências como a insuficiência renal aguda e até a morte, em casos mais raros. Isso sem contar as lesões que podem ocorrer quando o corpo recebe sobrecarga ou um exercício é executado de modo equivocado.

A musculação também traz os seus riscos quando feita de maneira exagerada. É que o excesso no treinamento pode causar lesões na coluna, nos ombros e no joelho. E não só a intensidade além do aceitável que traz problemas, o jeito incorreto também pode fazer mal ao corpo, assim como ocorre com o crossfit. Até porque um erro de técnica pode sobrecarregar a coluna vertebral ou as articulações e gerar essas lesões.

Antes de decidir

Converse com um médico! Ele é quem conseguirá identificar aspectos e problemas físicos que você não pode perceber em seu corpo a olho nu e te indicar se o crossfit ou musculação é a escolha mais adequada no seu caso.

E qualquer que seja a sua escolha, não deixe de ter a orientação de um personal trainer qualificado, especialmente se você for um novato no mundo da malhação, para que você saiba a frequência, intensidade e técnicas apropriadas para o seu treinamento e não se prejudique durante os exercícios.

Não esqueça a dieta 

Seja para ganhar massa muscular, seja para emagrecer, a alimentação exerce um papel fundamental. Logo, depois que você decidir entre crossfit ou musculação, trate de montar um cardápio alimentar saudável e equilibrado, com proteínas, carboidratos, fibras e gorduras saudáveis, que te impulsione a atingir os seus objetivos. Isso será ainda mais garantido se você contar com a orientação de um profissional da área de nutrição.

Qual é a sua atividade favorita, crossfit ou musculação? Você já praticou ambas? Qual teve melhores resultados de acordo com o seu objetivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (130 votos, média: 3,98 de 5)
Loading...

14 comentários em “Crossfit ou Musculação – Qual Escolher?”

  1. Quanta bobagem em meu amigo, nunca que crossfit sera a melhor opção para quem quer hipertrofia muscular, sejamos francos, hipertrofia não é o principal objetivo do Crossfit, mas sim uma consequência que vem acompanhada de outros benefícios (e talvez alguns malefícios também), Crossfit é ótimo se você quer ter um corpo melhor, mas não necessariamente musculoso. Principalmente se você, por algum motivo, odeia musculação, Mas se o seu principal objetivo é ganhar massa muscular e ficar maior, gostando ou não, a musculação vai te levar mais longe e em menos tempo, na musculação é possível deixar outras variáveis de fora e focar-se exclusivamente para o ganho de massa muscular – o que não acontece no Crossfit, não é a toa que virtualmente todos os fisiculturistas profissionais do mundo fazem musculação. Do contrário, eles fariam Crossfit.

  2. Sou praticante de futsal profissional… mas fiquei muito tempo parado por conta de poblemas familiares… Gostaria de saber qual a atividade física deveria fazer pra melhorar minha resistentência, explosão e velocidade??

  3. Já faço musculação algum tempo, gosto da musculação, mas qndo fiz a aula experimental de crossfit, me apaixonei, sair da rotina de todos os dias da academia, experimentei a sensação de me conhecer, desafiar o meu limite. Amo o crossfit, indico para aqueles que gostam de desafios e superação.

      • Fiz musculação durante um bom tempo e não ganhei a quantidade de massa que ganhei em um mês no Crossfit. Acredito que cada corpo responde de uma forma. Eu amo fazer Crossfit. São atividades que desafiam meu corpo, vi resultados bem mais rápidos que na musculação e fora que não tem aquela rotina de treinos.
        Para quem tem dúvidas do que fazer, aconselho fazer aulas experimentais tanto em musculação, quanto no Crossfit. Eu senti meu corpo mudar em 1 mês de Crossfit, coisa que não consegui na musculação. Mas isso foi o meu corpo, essa é minha opinião.

  4. Ola amigo, sou ciclista amador, e busco uma alternativa para complementar meu esporte.
    Estou entre a musculação ou crossfit, queria a sua opniao, qual seria melhor para o ciclismo???

  5. No crossFit há adaptações de cargas sim, vc não começa carregando pesão e nem fazendo séries de explosão. Acho que há um equívoco, pois, a pessoa não vivencia antes de falar. Acho que deveriam antes de mais nada, experimentar e manter uma rotina de pelo menos 1 mês pra pessoa tirar uma conclusão rasa do que seria o CrossFit. As cargas são progressivas, assim como o treino como um todo.

  6. Com perdão da palavra, quem tem legitimidade em sugerir o treino é o profissional de Educação Física e não o médico, este deve indicar a situação do indivíduo e suas possíveis limitações! Cada macacão no seu galho…

    • É AMIGÃO, ACHO QUE VC NÃO SOUBE INTERPRETAR DIREITO A MATÉRIA. ALI DIZ PARA FALAR COM O MÉDICO, MAS NÃO FALOU A ESPECIALIDADE, PORÉ SER FOR UM FISIOLOGISTA, MEDICO DO ESPORTE, CARDIOLOGISTA OU COM ALGUMA ESPECIALIZAÇÃO, ELE TEM LEGITIMIDADE SIM DE INDICAR O ESPORTE.
      “Ele é quem conseguirá identificar aspectos e problemas físicos”, ASPECTOS FÍSICOS INCLUEM POSSIVEIS DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DE COLUNA ENTRE OUTROS. COMO VC MESMO DISSE: CADA MACAÃO NO SEU GALHO.
      ABRAÇO!

Deixe um comentário