Pesar-se Todos os Dias Colabora Com a Perda de Peso, Afirma Pesquisa

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Uma pesquisa realizada durante dois anos pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, identificou que subir na balança diariamente e anotar os resultados obtidos no processo de emagrecimento em um quadro é uma maneira efetiva de contribuir com a perda de peso e a manutenção dos quilos perdidos, principalmente para os homens.

Veja também: 15 Sinais de que a Sua Dieta Não Está Adequada

METODO:

Os responsáveis pelo estudo, que foi publicado no Journal of Obesity, chegaram a essa conclusão depois de pedir que os participantes do experimento perdessem 1% de seu peso corporal, usando o método que bem entendessem.

Isso poderia incluir reduzir a porção dos alimentos que ingeria, pular uma refeição, parar de fazer lanchinhos ao longo do dia, como explicou um dos autores da pesquisa, David Levitsky, que também trabalha como professor de nutrição e psicologia na Universidade de Cornell.

Depois dessa primeira etapa do estudo e das pessoas terem mantido a perda de peso por 10 dias, os cientistas pediram mais uma vez que eliminassem 1% de seus quilos, e assim por diante nas semanas seguinte, com o objetivo de chegar ao objetivo de perderem 10% do total do peso corporal que eles apresentaram no início do experimento.

CONCLUSÃO:

Então, de maneira geral, ao final da pesquisa, os cientistas entenderam que o ato de subir na balança para registrar a evolução da perda de peso, serviu como uma forma de reforçar comportamentos positivos para o emagrecimento como comer menos, além de estimular as pessoas a fazerem algum tipo de exercício, como uma caminhada, em prol de manter longe os quilos eliminados.

Além disso, os participantes que emagreceram no primeiro ano de realização do experimento, foram capazes de manter-se dessa forma no segundo ano do estudo. Como afirmou o Science Daily, esse resultado se mostra relevante, tendo em vista que estudos anteriores já identificaram que 40% do peso perdido em um programa de emagrecimento é recuperado no ano seguinte e que depois de cinco anos, quase 100% dos quilos perdidos voltam.

“Você só precisa de uma balança e uma planilha no excel ou um pedaço de papel quadriculado”, disse o professor Levitsky. Ele ainda ressaltou que esse método força a pessoa a ter consciência da relação entre sua alimentação e seu peso e que apesar de já ter sido ensinado que não é bom pesar-se todos os dias, a verdade é justamente o contrário.

“Nós achamos que a balança também atua como um mecanismo primordial, possibilitando que você faça escolhas que sejam consistentes com o seu peso”, o acadêmico completou.

Os pesquisadores também perceberam uma diferença entre os resultados obtidos entre os homens e as mulheres, com elas tendo eliminado menos peso do que eles: “Parece que funciona melhor para os homens do que para as mulheres, por razões que nós ainda não conseguimos compreender”, afirmou o professor.

O que você acha de se pesar todos os dias, ajuda ou estressa? Isso gera ansiedade por não ver mudanças ou ajuda a não ganhar peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário