Qual a Melhor Maneira de Tirar as Estrias?

Especialista:
atualizado em 25/06/2014

Estrias são cicatrizes profundas que aparecem como faixas na pele. Não existe nenhum tratamento conhecido para removê-las que não seja cirúrgico, ainda que existam mais produtos e tratamentos disponíveis que podem ajudar a clarear as marcas e melhorar a aparência geral da pele. A melhor maneira de tirar as estrias é manter a pele esfoliada e hidratada. Peeling e tratamentos com laser são usados para refazer a pele, o que pode fazer as marcas ficarem mais discretas.

Prevenção e Desaparecimento

Ainda que exista pouco que possa ser feito para tirar as estrias em alguns casos, como quando ela se desenvolve devido a uma doença ou fatores genéticos, evitar o ganho rápido de peso sempre que possível pode evitar que elas se desenvolvam.

Uma dieta saudável e exercícios regulares podem normalmente ajudar uma pessoa a evitar ficar obesa ou ganhar muito peso. Desenvolver os músculos de forma mais devagar pode ajudar a prevenir fisiculturistas de ficarem com estrias. Durante um período de ganho de peso, hidratantes devem ser aplicados para manter a pele macia e hidratada de maneira que fique mais elástica.

Estrias normalmente começam como marcas vermelhas, mas normalmente ficam mais claras com o tempo, adotando uma tonalidade branca ou rosa. Ainda que seja difícil tirar as estrias sem cirurgia, na maioria das pessoas elas se tornam muito mais discretas depois de poucos meses a um ano. A textura da cicatriz normalmente se mantém.

Esfoliação

Dependendo da gravidade e localização do tecido cicatricial, remover camadas de pele morta pode ajudar a diminuir a aparência. Uma esfoliação manual das áreas afetadas pode ajudar, particularmente em estrias mais novas. Esfoliação caseira usando ingredientes como aveia ou bicarbonato e produtos comerciais podem ser eficazes para uma esfoliação gentil da pele.

Microdermoabrasão

Se esfoliar a pele não melhorar a aparência, um tratamento mais intensivo chamado microdermoabrasão pode ajudar a tirar as estrias. Esse tratamento envolve usar um aparelho que atira pequenas partículas ásperas na pele para remover as camadas superiores. Enquanto a nova pele cresce, a aparência da cicatriz pode melhorar. Alguns estudos sugerem que, se repetida regularmente, a microdermoabrasão pode permitir que o corpo conserte as cicatrizes, como as estrias, que estão mais profundas na pele. No entanto, essa não é uma boa opção para todos, especialmente aqueles com pele sensível.

Cremes e Loções

Muitos cremes e loções diferentes dizem melhorar a textura da pele e fazer com que a cicatrizes sejam menos perceptíveis. Alguns vão providenciar resultados limitados, mas a maioria das preparações é eficaz apenas em novas cicatrizes, se forem. Tratamentos tópicos, como aqueles que incluem vitamina C e E podem ajudar na hidratação e promover uma pele mais saudável, mas é incomum tirar as estrias completamente.

Estudos em mulheres grávidas usando cremes que tinham uma combinação de ingredientes, incluindo Gotu Kola, vitamina E, panthenol, elastina, ácido hialurônico e mentol, demonstrou resultados reduzindo a ocorrência e  severidade das estrias. Independentemente da popularidade do tratamento, muitos estudos mostram que cremes contendo manteiga de cacau têm pouco efeito além de hidratar a pele.

Existem cremes que necessitam da prescrição de um dermatologista ou outro profissional médico. Ácido glicólico prescrito por um médico e creme de tretinoina, que contém uma forma ácida a vitamina A, podem aumentar a produção de colágeno, que é o que faz a pele flexível. Esses cremes podem danificar a pele se não forem usados corretamente, e a tretinoina não deve ser usada por mulheres grávidas, pois pode causar problemas no feto.

Peeling Químico

Um peeling químico usa ácido para remover as camadas superficiais da pele. Na maioria dos casos, um peeling superficial usando ácido alfa hidróxido ou beta hidróxido pode homogeneizar seu tom de pele, mas não é provável que vá tirar as estrias. Um peeling usando fenol, também chamado de ácido carbólico ou fênico pode ser mais eficaz, já que ele penetra mais profundamente na pele. Peelings com fenol pode ser dolorosos no entanto, ainda que um anestésico seja normalmente usado. Além disso, esse tipo de peeling deve ser feito apenas por um profissional médico, pois pode causar cicatrizes e infecção.

Recapeamento a Laser

Diversos tipos de tratamento com laser demonstram algum sucesso para tirar as estrias ou ao menos melhorar sua aparência, ainda que esses métodos sejam bastante caros. Terapia com laser pulsado colorido penetra na camada superior da pele e estimula o crescimento de novos tecidos diretamente na camada derme, onde as marcas são encontradas. Esse método pode causar hematomas e mudar a cor da pele, e normalmente precisa ser repetido para melhores resultados.

Recapeamento com laser fracionado, também chamado de fototermólise fracionada, funciona causando pequenos ferimentos na pele, obrigando a pele a produzir novo colágeno. Estudos descobriram que este método é eficiente em reduzir o aparecimento e a textura de estrias na maioria dos pacientes. Efeitos colaterais incluem um pouco de vermelhidão e inchaço, e normalmente leva diversos meses para que a melhora seja vista.

Cirurgia

A única opção garantida para completamente tirar as estrias é através de cirurgia, ainda que isso não seja sempre prático, dependendo de onde as marcas estão. Aquelas na parte inferior da barriga podem ser removidas com abdominoplastia, na qual uma porção da pele do abdômen é removida.

Se a pessoa tem estrias geradas por ganho rápido de peso e perdeu o peso, as estrias podem ser removidas junto com a pele na cirurgia de remoção da pele em excesso. Cirurgia normalmente é o mais caro dos tratamentos e vai exigir um tempo de recuperação extenso. Antes de recorrer à cirurgia cosmética, os pacientes devem discutir todos os tratamentos apropriados com um dermatologista.

Você já tentou tirar as estrias que surgiram em seu corpo de alguma forma? Qual foi o tratamento utilizado? Você ficou satisfeita? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,35 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Qual a Melhor Maneira de Tirar as Estrias?”

  1. Ola boa tarde queria só saber por que eu já tenho estrias brancas , e eu nunca engravidei , tenho uma alimentação saudável e faço exerçicios diariamente e eu só tenho 15 anos ?