Tudo sobre Dermaroller – O Que é, Usos, Antes e Depois e Onde Comprar

Especialista:
atualizado em 09/06/2015

A incansável busca pela beleza é uma rotina, principalmente para as mulheres. A cada dia, a indústria cosmética desenvolve novos aparelhos, novos cremes, novos tratamentos…

Um novo procedimento tem conquistado resultados bastante promissores, com a ajuda de um aparelho bem simples. O nome desse aparelho? Dermaroller. Vamos saber o que é este aparelho, quais são seus usos e muito mais.

O que é Dermaroller? 

Dermaroller é um aparelho indicado para tratamentos estéticos dermatológicos. Trata-se de um cilindro incrustado de microagulhas muito finas, cujos tamanhos variam, de acordo com a necessidade.

Esse procedimento, conforme o caso, precisará ser realizado por dermatologistas, porém, para problemas mais comuns, será possível fazer o tratamento em casa, adquirindo-se o aparelho.

Para que serve o Dermaroller?

O principal uso do aparelho é estimular a produção de colágeno, através das microlesões provocadas pelas microagulhas na pele.

Cada “furinho” será preenchido por um novo tecido. Como são milhares deles, toda a área tratada será beneficiada.

Por uma reação de defesa do organismo, as células epiteliais passam a se multiplicar, e consequentemente, renovam os tecidos da região tratada, deixando a pele mais uniforme, rejuvenescida e bonita.

Usos do Dermaroller

  • Clarear manchas;
  • Tratar e amenizar estrias;
  • Atenuar rugas e linhas de expressão;
  • Tratar e amenizar cicatrizes;
  • Tratar acnes;
  • Regenerar tecidos que sofreram queimaduras;
  • Aumenta a circulação no couro cabeludo, tratando a queda de cabelo;
  • Firmar os tecidos, tratando a flacidez;
  • Estimular a circulação local, ajudando a tratar a celulite;
  • Rejuvenescimento da área tratada.

Vantagens do uso do Dermaroller

  • É um tratamento estético que poderá ser feito em casa;
  • Não causa dor, quando feito corretamente;
  • Fácil de usar, permitindo que a pessoa realize a auto-aplicação;
  • Facilita a absorção de cremes.

Uso doméstico x Uso profissional

Os aparelhos diferem em design, marca, preço, tamanho das agulhas, etc. Essa é uma questão importante. Nem todos os Dermarollers poderão ser utilizados em casa. Alguns são exclusivamente para uso profissional, em clínicas especializadas.

De acordo com o tamanho das agulhas, o uso do Derma roller se aplica da seguinte forma:

  • 0.5 mm: Para cicatrizes leves, provenientes de acnes, varicela e rugas superficiais. É o ideal para ser utilizado em casa;
  • 1.0 mm: Essa opção é ideal para estrias pequenas e superficiais, cicatrizes mais profundas de acnes e de varicela, também para celulite mais leve e pouco aparente, problemas de queda de cabelo;
  • 1.5 mm: Esse tipo de aparelho deverá ser manipulado somente por profissionais especializados. É ideal para o tratamento de estrias grandes e profundas e celulites em graus mais avançados, como também cicatrizes grandes e de aparência feia.

Caso a intenção seja o uso doméstico, comece com o Dermaroller de 0.5 mm. Faça um teste em pequenas áreas do corpo para avaliar as respostas da pele. Quando sentir segurança, aplique em áreas maiores.

Como usar o Dermaroller em casa? 

Não há segredos para usar o derma roller.

  • Primeiramente, limpe a pele com seu tônico de limpeza habitual;
  • Os movimentos serão realizados na vertical e horizontal e nas diagonais. Veja o vídeo*
  • Aplique pouca pressão para não ferir a pele demasiadamente. Vá aumentando essa pressão esporadicamente, ao longo do tempo;
  • As iniciantes não deverão ultrapassar uma sessão semanal, dando alguns dias de descanso para a pele, entre uma sessão e outra. Caso note que a pele ficou com muita vermelhidão (hiperemia), prolongue ainda mais a data da próxima aplicação;
  • Ao terminar, não se esqueça de higienizar seu aparelho com álcool;
  • O uso de filtro solar é recomendado nos dias subsequentes ao tratamento, tanto doméstico, quanto profissional;
  • Dê um tempo para sua pele responder ao tratamento. Fotografe-se e após alguns meses, compare o antes e o depois. Provavelmente, será possível notar as diferenças.

*Neste vídeo, a demonstração dos movimentos do Dermaroller.

Como escolher um Dermaroller?

Há várias marcas de Derma roller, porém, são muito semelhantes. Talvez a última coisa a ser levada em consideração para a compra seja o preço.

Procure se informar sobre a origem do aparelho. O ideal é que sejam certificados, tragam manual de uso, tenham as agulhas esterilizadas por raios gama, etc.

Muito cuidado com produtos adquiridos pela internet, sem certificação. Muitos deles são praticamente descartáveis.

Cuidado com a procedência 

Infelizmente, já estão sendo comercializados aparelhos falsificados no mercado ou de qualidade muito ruim.

Portanto, antes de comprar, desconfie de aparelhos muito baratos, sem marca ou fabricados num fundo de quintal, sem procedência e sem origem confiável. Na dúvida, analise a embalagem, o material do produto e os dados do fabricante. Procure referências de outros compradores, investigue a loja que está vendendo e pergunte sobre garantias. Isso vale também para outros produtos de saúde e beleza que você compra na internet. A facilidade com que os falsificadores colocam seu produto na internet é muito grande e por conta disso é importante estar muito atento para não comprar uma coisa e levar outra.

Com essas informações, ficará mais fácil fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o aparelho antes de decidir por uma determinada marca.

Sobre a qualidade das agulhas 

O design do aparelho Dermaroller é o que menos importa. Deve-se estar atento à qualidade das agulhas, visto que serão elas que entrarão em contato direto com a pele.

Certifique-se que as agulhas sejam de aço cirúrgico, para que não haja o risco de se dobrarem durante o processo, ou perderem as pontas, o que poderá causar danos sérios à pele.

Outra coisa: elas deverão ser obrigatoriamente esterilizadas por raios gama, dessa forma, estarão livres de vírus, bactérias e outros microorganismos prejudiciais.

Onde comprar?

Baseados nas informações passadas nos dois itens anteriores, será possível pesquisar produtos idôneos, em lojas igualmente idôneas, tanto físicas quanto virtuais.

Atente para compras em lojas virtuais. Procure referências de outros compradores, analise a variedade disponível e condições de compra. Desconfie se a loja só oferecer a opção de depósito ou boleto bancário.

Agora que os detalhes mais importantes já foram mencionados, pesquise onde comprar o seu Dermaroller com segurança.

Como é uma sessão com um dermatologista? 

Num consultório, os procedimentos serão diferenciados. Por utilizar o aparelho com agulhas mais pontiagudas, haverá a necessidade da utilização de um anestésico local. Após a aplicação do anestésico, o paciente terá que aguardar entre 50 a 60 minutos, para só então ter início o procedimento.

O rolamento com o Dermaroller poderá durar de 15 a 20 minutos. Ao final, costuma-se utilizar a aplicação de uma máscara de vitamina C por mais cerca de 10 minutos.

Quanto ao número de sessões necessárias, vai depender do tipo do problema tratado, mas serão necessárias no mínimo seis sessões para aparecerem os primeiros resultados. Em média, uma sessão com um profissional poderá levar uma hora e meia, e seu preço poderá chegar a R$ 250,00.

Por razões óbvias, os aparelhos utilizados em clínicas deverão ser do tipo descartável. Informe-se antes de escolher esse tipo de estabelecimento.

Antes e Depois

Dermaroller-antes-e-depois

Dermaroller (1)

dermaroller3

Contraindicações

É preciso estar atento a possíveis reações da pele após o tratamento:

  • Inflamações;
  • Infecções;
  • Reações alérgicas, mais comum com o uso de aparelhos de origem duvidosa;
  • Formação de quelóide em pessoas propensas.

Em qualquer uma dessas situações, ou outras não mencionadas, interrompa o tratamento imediatamente e procure seu médico.

Dicas

  • A pele do antebraço, na sua parte interna, se assemelha bastante à pele do rosto. Para iniciar o uso do Dermaroller, essa é uma área bastante apropriada. Possivelmente, os resultados obtidos nessa área após o teste se repetirão caso se aplique o Derma roller no rosto;
  • Algumas pessoas passam um anestesiante antes de iniciar os movimentos com o Dermaroller, porém, isso poderá mascarar a dor, fazendo com que a pessoa exerça uma pressão maior do que deveria no local a ser tratado. Ao usar o aparelho em casa, procure evitar esse tipo de produto, para não lesionar a pele, sem perceber. Em casos mais sérios, deixe que um dermatologista realize esse procedimento;
  • Aos que pretendem utilizar o Dermaroller no couro cabeludo, é importante salientar que os movimentos deverão ser num único sentido, com o cabelo lavado e seco;
  • Convém não utilizar maquiagem nas 24 horas subsequentes ao tratamento;
  • A pele precisa de um tempo para formar um tecido novo, por esse motivo, não adianta repetir o tratamento em curto espaço de tempo;
  • O aparelho não tem prazo indeterminado de duração. Aconselha-se que sejam trocados duas vezes ao ano.

Considerações finais

O fato desse tipo de tratamento poder ser executado em casa não quer dizer que deva ser feito indiscriminadamente, sem prévia orientação, como se não houvesse riscos.

Tudo envolve riscos. Não se esqueça de se informar com um dermatologista. Somente ele poderá lhe passar as orientações corretas, tipo de aparelho, frequência de uso, cremes pré e pós tratamento. Agindo com cautela, as chances de êxito serão maiores.

Você conhece alguém que tenha utilizado o Dermaroller para rugas, estrias, acne ou celulite, e tenha obtido bons resultados? Tem vontade de experimentá-lo também agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (430 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

93 comentários em “Tudo sobre Dermaroller – O Que é, Usos, Antes e Depois e Onde Comprar”

  1. Gente alguém sabe me responder quanto tempo depois de usar o dermaroller posso lavar o rosto?
    Fiz o dermaroller a noite antes de durmir e fiquei com duvida se eu poderia lavar o rosto ao acordar com sabonete facial?? Dizem que tem esperar 24hrs após usar o dermaroller estou perdida com isso.
    O protetor solar também devo usar após 24hrs?

  2. Boa tarde!
    Prezados Colegas, para conhecimento de todos, em pesquisa no site da ANVISA no dia 02.06.18 17:00, o único demaroller autorizado e registrado plea ANVISA e:

    Detalhes do Produto
    Nome da Empresa VENTERA COMERCIAL LTDA
    CNPJ 22.807.889/0001-56 Autorização 8.13.788-6
    Produto DERMAROLLER VENTERA
    Modelo Produto Médico
    MODELOS: BM540 – 0,25; BM540 – 0,50; BM540 – 0,75; BM540 – 1,00; BM540 – 1,50; BM540 – 2,00; BM540 – 2,50; BM540 – 3,00; BM600 – 0,25; BM600 – 0,50; BM600 – 0,75; BM600 – 1,00; BM600 – 1,50; BM600 – 2,00; BM600 – 2,50; BM600 – 3,00; BM1200 – 0,25; BM1200 – 0,50; BM1200 – 0,75; BM1200 – 1,00; BM1200 – 1,50; BM1200 – 2,00; BM1200 – 2,50 ; BM1200 – 3,00; BM31;
    Nome Técnico ROLETE DE MICROAGULHAS PARA ESTÉTICA
    Registro 81378860001
    Processo 25351.466029/2016-06

    Espero ter ajudado.

  3. Bom dia eu gostaria de compra mais estou com receio de doer na hora de passar na pele gente queria uma dica vi um kit no Mercado Livre https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-957897184-kit-dermaroller-vitamina-c-acido-hialuronico-colageno-_JM queria saber o que vcs acham é bom esse kit é de confiança?

  4. Boa tarde, gostaria de saber quando tempo apos usar o dermaroller posso utilizar o acido para clarear as manchas do rosto ? Tipo Suavicid !

    • Em primeiro lugar, adquirir um dermaroller homologado e autorizado pela ANIVSA:

      Prezados Colegas, para conhecimento de todos, em pesquisa no site da ANVISA no dia 02.06.18 17:00, o único dermaroller autorizado e registrado pela ANVISA é:

      Detalhes do Produto
      Nome da Empresa VENTERA COMERCIAL LTDA
      CNPJ 22.807.889/0001-56 Autorização 8.13.788-6
      Produto DERMAROLLER VENTERA
      Modelo Produto Médico
      MODELOS: BM540 – 0,25; BM540 – 0,50; BM540 – 0,75; BM540 – 1,00; BM540 – 1,50; BM540 – 2,00; BM540 – 2,50; BM540 – 3,00; BM600 – 0,25; BM600 – 0,50; BM600 – 0,75; BM600 – 1,00; BM600 – 1,50; BM600 – 2,00; BM600 – 2,50; BM600 – 3,00; BM1200 – 0,25; BM1200 – 0,50; BM1200 – 0,75; BM1200 – 1,00; BM1200 – 1,50; BM1200 – 2,00; BM1200 – 2,50 ; BM1200 – 3,00; BM31;
      Nome Técnico ROLETE DE MICROAGULHAS PARA ESTÉTICA
      Registro 81378860001
      Processo 25351.466029/2016-06

      Utilizar vitamina C paraclarear, hidratar e rejuvenecer a pele:
      Payot Complexo Vitamina C – 30ml – existem outros produtos – R$54,90
      Descrição
      O Complexo de Vitamina C é um sérum clareador, antioxidante, que estimula o colágeno, tornando a pele mais luminosa, lisa e hidratada.

      Foi desenvolvido na forma de um sérum lipossolúvel, por ser mais receptivo e absorvido pela pele.
      É um produto de qualidade, que realmente funciona, porque seu ativo possui maior estabilidade na formulação, oferecendo consequentemente, maior eficácia ao produto. O ativo utilizado no produto tem qualidade excepcional, é o Tetraisopalmitato de Ascorbila, uma forma estável da Vitamina C.
      O Tetraisopalmitato de Ascorbila, por penetrar quase em sua totalidade, não pode ser utilizado em grandes concentrações, sendo que o efeito na pele já é conseguido com porcentagens menores e ideais do ativo dentro do produto.

      A Payot utiliza 2% de Tetraisopalmitato de Ascorbila, concentração suficiente e segura para atribuir todos os benefícios comprovados por teste:
      71% de efeito clareador
      81% de elasticidade
      86% de firmeza
      90% de redução de rugas de expressão
      100% hidratação
      100% luminosidade e vitalidade

      Todos estes resultados são gradativos e capazes de ser observados
      em poucos dias de uso.

      O uso de ácido somente após 30 dias:

      Pele Negra = Ácido glicólico
      Pele Clara = Ácido Mandélico

      Seria interessante uma consulta no dermatologista para uma avaliação precisa.

      Espero ter ajudado.

  5. comprei esse kit
    Kit Dermaroller 1.00mm + 3 Serum (colageno, Vitamina C E Ácido Hyaluronic)

    Tenho melasmas na testa e gostaria de saber se passo o acido antes ou depois do demaroller?

    Alguém saberia me falar qual sequencia de cada produto?

      • O ácido hialurônico não auxilia nas manchas. Ele é hidratante. Apesar de ser um ácido, não é o indicado para melasma. O ideal seria creme a base de hidroquinona ou ácido glicólico. Mas não é, até onde eu sei, adequado utilizar com dermaroller. São procedimentos separados. Ideal seria pesquisar um ácido para melasma q auxilie no melasma, além da vitamina c q é antioxidante. A hidroquinona inibe a tirosinase, e consequentemente, a produção de melanina.

  6. Boa tarde!

    fiz apenas uma vez o tratamento com 05mm e já senti um resultado excelente quanto a marca de acnes e rugas e estou ansioso para realizar a próxima sessão. Mas queria saber quais os tipos de ácidos que posso usar pós dermarroler, posso usar acido glicólico 5% logo após o microagulhamento ??

    Obg

    • usei o bepantol spray que não é gorduroso e apliquei umas drageas de vit. E daquelas gelatinosas para ingerir. É só furar a capsula e aplicar o gel. Minha pele ficou ótima! depois usei cicaplast com hipoglós a noite. Leio um monte de comentarios de aplicacão de acido disso e daquilo, na minha opinião depois de um procedimento desses não se deve usar nenhum tipo se ácido.

  7. Gostaria de saber o seguinte … depois que passei o demaroller , devo passar no rosto a vitamina c essa é minha duvida.

  8. Boa tarde, estou pensando em adquirir para uso pessoal um dermaroller, mas fiquei em duvida, quantas vezes posso utilizar a agulha que vem no aparelho?Sendo que será utilizado apenas por mim???

  9. Olá, boa tarde! Então Andréa vc comentou que existem três marcas liberadas pela Anvisa no Brasil. Pode me informar quais são. Obrigada, seu comentário é muito útil.

  10. Então, a técnica é realmente muito boa e trás ótimos resultados, porém alguns pontos precisam ser revistos: o roller só pode ser utilizado uma vez edeve ser descartado, pois pode causar infecção na pele, só existe três marcas liberadas pela Anvisa no Brasil, são estéreis e de material com procedência pesquisada! A nossa pele possui várias espessuras, por isso, deve-se ter cuidado e conhecimento técnico e até científico para não lesionar estruturas importantes (vasos sanguíneos na área dos olhos por exemplo ), alguns tipos de manchas pioram com o agulhamento, já que é causado um processo inflamatório e os melanocitos tendem a se defender escurecendo a região. … sugiro procurar um profissional habilitado para realização correta do procedimento ?

  11. ola gostaria de saber se 0 0,5 para comerçar pode passar no rosto todo inclusive nas olheiras apos o uso posso aplicar vitamina c pura propia para pele?

    grata

    Marcia

  12. Oii estou na Itália , tenho os dernaroller e gostaria de saber qual produto comprar para passar assim que termino a sessão. Ai no Brasil eu passava um produto com ácido hialuronico e fator de crescimento vit c , aqui estou perdida!!! Sabe indicar algo?

  13. Gostaria de saber quais os produtos a usar depois do dermaroller para estria ? Assim que acaba usar ácido? Qual?
    Para o rosto ? Usar o qUE?
    Me ajudem por favor!

  14. Bom dia para quem tem duvidas onde comprar dermaroller. Indico o mercado livre,compro muitas coisas la, inclusive o meu dermaroller DNS REVO. Chegou em menos de uma semana, muito bem embalado.

  15. ola , gostaria de saber qual a idade minima para o tratamento ,tenho 16 anos e tenho leves marcas de espinhas e gostaria de comprar um dermaroller