Como Funciona o Dermaroller Para Estrias?

Especialista:
atualizado em 22/05/2019

O dermaroller é um instrumento cada vez mais popular para a eliminação ou para a redução de estrias. Uma vez que as estrias são problemas estéticos extremamente difíceis de eliminar, trata-se de uma alternativa que beneficia a qualidade de vida e a auto-estima de muitas pessoas.

O tratamento, apesar de não apresentar resultados imediatos, não demora muito para beneficiar o paciente. Além disso, é um procedimento simples que não oferece riscos quando corretamente executado.

O que são Estrias?

As odiadas estrias são marcas indesejáveis, provocadas por lesões normalmente decorrentes do crescimento da pele. Essas marcas ocorrem mais frequentemente em caso de crescimento rápido, de modo que são comuns em adolescentes depois da fase de crescimento, bem como em mulheres depois da gestação ou em pessoas obesas.

Na verdade, essas marcas não passam de rupturas na estrutura elástica da pele, que se danificou ao se esticar muito em pouco tempo. Quando novas, as estrias são avermelhadas, mas perdem a coloração com o tempo. Ainda que a alimentação e os exercícios físicos possam tonificar a pele e reduzir as estrias, é extremamente difícil de eliminá-las naturalmente.

O que é o Dermaroller?

O derma roller é um aparelho projetado para resolver o problema das estrias através de uma intervenção direta na pele. Equipado com microagulhas, o dermaroller faz pequenos furos na pele ao rolar sobre ela, aliviando a longo prazo a intensidade das estrias.

O equipamento tem sido usado cada vez mais, uma vez que suas taxas de sucesso são elevadas. Além de usar o dermaroller para estrias, muitas pessoas obtêm sucesso com o equipamento no tratamento de cicatrizes e rugas, bem como de marcas provocadas pela acne.

Como funciona o Dermaroller Para Estrias?

Não é difícil entender como funciona o dermaroller para estrias. A intervenção é, na verdade, muito simples: ao rolar sobre a pele, o derma roller provoca uma grande quantidade de pequenos furos. A cicatrização desses furos é a verdadeira responsável pelo alívio das estrias, ao estimular a produção e a distribuição adequada de colágeno na pele.

Como o colágeno é responsável pela estrutura elástica da pele, as estrias lentamente diminuem e por fim podem até desaparecer quando sua produção é estimulada. Em virtude de sua ação através da indução de uma maior produção de colágeno, o tratamento com dermaroller para estrias também é chamado de indução percutânea de colágeno.

Escolhendo o Dermaroller

O primeiro passo para iniciar o tratamento é escolher o tipo do equipamento a ser utilizado. A principal característica de um dermaroller é o tamanho de suas agulhas, de modo que esse é o critério mais importante na hora de adquiri-lo.

Cada pessoa deve adquirir o seu próprio dermaroller, que é um equipamento de exclusividade pessoal em virtude do risco de contaminação. Pelo mesmo motivo, o equipamento deve ser esterilizado para o uso. Como cada pessoa precisa de uma intervenção específica, recomenda-se obter orientação de um dermatologista para saber escolher o tamanho das agulhas.

Sessões

Efeitos modestos sobre as estrias são esperados já na primeira sessão, mas passam a ser efetivamente significativos depois da quarta sessão, em geral. A duração do tratamento, porém, varia conforme a intensidade das estrias e conforme os resultados desejados, além de obedecer a variações individuais.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica indica uma pausa de 6 a 8 semanas entre as sessões. Esse fator determina a longa duração dos tratamentos, que podem se tornar mais rápidos conforme a pele ganha a capacidade de se regenerar mais rapidamente.

O que Fazer Paralelamente ao Dermaroller para Estrias?

Apesar do tratamento com o derma roller ser bastante eficaz, não há sentido em tratar das estrias que já existem enquanto outras são produzidas pelos mesmos maus hábitos de antes. Nesse sentido, e também para acelerar os efeitos do tratamento, recomenda-se um consumo adequado de vitamina C e de colágeno, que pode ser feito de modo eficaz através de suplementação.

Além disso, é preciso evitar que a pele sofra danos entre as sessões, uma vez que os pequenos furos a deixam vulnerável a uma série de males. Nesse sentido, recomenda-se fortemente o uso de protetor solar, bem como de hidratantes adequados.

Precauções

Além da exclusividade do aparelho, recomenda-se que o tratamento seja feito sob orientação profissional. É possível usar o derma roller em casa, mas é certo que a atuação de um dermatologista garante mais segurança e melhores resultados. No entanto, se a intenção for usar o aparelho em casa, tenha o cuidado de não comprar um derma roller com agulhas maiores que 1mm, uma vez que esse é o limite de segurança para o tratamento caseiro.

O tratamento é levemente doloroso, e muito frequentemente provoca a eliminação de pequenas gotas de sangue pelos furos. É preciso, portanto, ser muito cuidadoso, evitando pressionar o equipamento sobre a pele, já que isso pode causar ferimentos.

O dermaroller pode ser mais eficaz em estrias novas, notáveis pela cor avermelhada, do que em estrias antigas. Em todo caso, há sempre chances de sucesso, e o importante é a disciplina para esperar os resultados a longo prazo.

Você acredita que tem a necessidade de utilizar o dermaroller para estrias? Em que parte do corpo elas mais te incomodam? Alguém te recomendou este método? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (114 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

10 comentários em “Como Funciona o Dermaroller Para Estrias?”

    • Estou grávida de 34 semanas,depois que ganhar minha bebê,posso usar enquanto estiver amamentando dermaroller ou só depois que parar..

  1. Não funcionou comigo!! Fiz o tratamento durante 4 meses em uma clínica de estética, 4 sessões e não obtive nenhum resultado continuo com estrias, nao mudou NADA ? Gastei 999 reais atoa

  2. Estou usando o Roller para agulhamento nas estrias que eu tenho na area do bumbum a 2 meses, na primeira cessao ja notei uma diferença bem satisfatoria. após a recuperação da segunda cessao ja não se pode mais ver as estrias que eu tinha com facilidade, como eram poucas e finas com 2 cessoes consegui amenizar praticamente 80% delas. Fiz uso a cada 25 dias. e passei após o roller vitamina c e ingeri capsulas de Silício, 3 capsulas por dia. Estou muito feliz e grandiosamente satisfeita com meus resultados, me sinto outra mulher !!!!!!!

  3. O produto é maravilhoso, estou fazendo ainda meu tratamento, já estou sentindo uma grande diferença. Estou super animada! 🙂
    Comprei meu dermaroller na Loja Sale Store e fui muito bem atendida. Chegou tudo certinho, recomendo.
    Bjinhos