Vitanol A para estrias funciona? Antes e depois e como usar

Especialista da área:
atualizado em 27/03/2022

Vitanol A para estrias funciona? Essa é uma dúvida comum para muitas pessoas que precisam tratar suas estrias, principalmente mulheres.

Isso se deve ao fato de que muitos dos tratamentos que prometem acabar com as estrias não funcionam de verdade, deixando suas usuárias bastante desconfiadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, para responder a essas e outras dúvidas, no decorrer do artigo vamos conhecer melhor como funciona o Vitanol A e quais seus efeitos colaterais, além de aprender como usar o creme.

Veja também: Dicas de creme para estrias na gravidez

O que são as estrias?

Estrias
Você certamente já percebeu alguma estria em seu corpo

As estrias são uma forma de cicatriz que aparecem principalmente no abdômen, glúteos, mamas e coxas, mas que podem aparecer em outras partes do corpo.

Elas são causadas pelo estiramento excessivo da pele, que acaba desgastando as fibras elásticas de forma irreversível. Entretanto, a gravidade depende também da genética, do grau de distensão da área e dos níveis de cortisol.

Já quanto à aparência, as estrias podem ser:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Avermelhadas ou roxas, quando ainda estão em sua fase inicial
  • Claras ou esbranquiçadas, quando estão “maduras”.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o aparecimento de estrias são:

  • Sexo, uma vez que mulheres tem maior chance de desenvolver o problema
  • Herança genética, que é o fato de ter outras pessoas na família com estrias
  • Gravidez, que leva ao aparecimento de estrias na região abdominal
  • Uso prolongado de corticoides
  • Efeito sanfona, que é a perda de peso seguida do seu ganho pouco tempo depois
  • Uso de anabolizantes.

Além disso, alguns problemas genéticos podem aumentar o risco de aparecimento de estrias, como a síndrome de Cushing e a síndrome de Marfan.

O que é o Vitanol A?

vitanol-a

O creme Vitanol A é composto por uma substância chamada de tretinoína, que é usada para tratar várias condições que atingem a pele, como:

  • Acne
  • Linhas de expressão
  • Manchas e asperezas da pele facial
  • Cicatrizes
  • Estrias.

Seu efeito se deve ao fato de que a tretinoína, quando usada de forma regular, aumenta a produção de colágeno, o que ajuda a regenerar a pele, melhorando a aparência das estrias e de outras lesões.

O Vitanol A para estrias funciona mesmo?

O uso do Vitanol A para estrias não foi muito pesquisado, mas os resultados de estudos preliminares são muito positivos. 

Em um deles, realizado no Departamento de Dermatologia do Centro Médico da Universidade de Michigan, o uso diário do creme durante seis meses reduziu a largura, comprimento e gravidade das estrias.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas foi constatado também que o creme foi mais eficaz quando usado em estrias que tinham menos de seis semanas de idade, ou seja, ainda estavam com a aparência mais rosada. Em estrias já brancas, não há garantia de que o creme funcione.

Como usar?

Primeiramente, o uso do Vitanol A deve ser feito por pessoas acima de 12 anos de idade, e apenas na pele íntegra, ou seja, sem ferimentos ou lesões.

Além disso, as instruções de uso são bastante simples, como veremos agora:

  • Lave o rosto com água e um sabonete neutro, secando depois com uma toalha
  • Então, aplique uma fina camada do medicamento na área que deseja tratar, massageando levemente em círculos
  • Por fim, lave bem as mãos após o uso, para evitar o contato do medicamento com os olhos e mucosas.

Observação: O número de vezes que o Vitanol A deve ser usado por dia pode variar de acordo com a gravidade do caso, características da pele e outros fatores avaliados pelo seu médico.

Antes e depois

Na imagem abaixo, observamos o clareamento bastante evidente e o quase total desaparecimento das estrias após o uso de Vitanol A.

Além do uso para estrias, o Vitanol A também é usado para tratamento de espinhas e manchas na pele. É possível atestar a eficácia do produto observando o antes e depois abaixo:

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações 

O Vitanol A é um medicamento considerado bastante seguro, quando usado de forma correta e com orientação médica.

Mas alguns grupos de pessoas não devem utilizar esse medicamento, ou devem fazê-lo com cautela. São eles:

  • Pessoas com histórico de alergia a qualquer um dos componentes da formulação
  • Pessoas com pele muito sensível
  • Regiões da pele com ferimentos e queimaduras.

Além disso, a tretinoína é conhecida por causar problemas congênitos, e seu uso por via oral é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar.

Já quanto ao uso tópico, não se sabe exatamente se pode causar problemas para o feto, mas de forma geral os médicos preferem não utilizar o medicamento nesses casos.

Efeitos colaterais

Assim como qualquer medicamento, o Vitanol A pode causar efeitos colaterais, que podem variar de pessoa para pessoa.

Os mais comuns são:

  • Ardência e dor local
  • Descamação 
  • Coceira 
  • Vermelhidão, especialmente nas primeiras semanas de uso
  • Aumento da sensibilidade da pele, que se torna mais frágil
  • Ressecamento
  • Maior sensibilidade ao sol
  • Mudanças na coloração da pele
  • Inchaço
  • Reações alérgicas.

Mas é importante ressaltar que a maioria dessas reações é temporária, e só atingem a região de aplicação do creme.

Mas, caso esses sintomas se tornem muito incômodos ou não melhorem com o tempo, procure seu médico para que ele possa avaliar melhor o seu caso.

Possíveis interações do Vitanol A

Além dos efeitos colaterais citados acima, o Vitanol A, o uso do produto pode ainda causar interações com alguns medicamentos, sabonetes, cremes e loções para a pele, como:

  • Produtos contendo peróxido de benzoíla, enxofre, resorcinol ou ácido salicílico
  • Remédios que tornem a pele mais sensível à luz solar, como alguns antibióticos e medicamentos para tratar epilepsia
  • Alguns sabonetes e produtos para limpar a pele.

Onde comprar?

A medicação pode ser encontrada em farmácias e drogarias, e é vendida apenas com receita médica, com preços a partir de R$ 45.

Dicas e cuidados

Como em qualquer tratamento de pele, algumas reações desagradáveis podem aparecer, como citamos anteriormente. Por isso, é importante utilizar o Vitanol A apenas com a orientação de um médico dermatologista.

Além disso, caso precise se expor ao sol, é extremamente importante que você use protetor solar na área tratada, pois a pele se torna mais sensível durante o tratamento.

Por fim, a aparência da pele e a produção de colágeno são bastante influenciadas pela alimentação, e a adoção de uma dieta balanceada pode ajudar a amenizar os sinais de envelhecimento e contribuir para a prevenção de outros problemas de pele.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o Vitanol A para estrias funciona mesmo? Tem curiosidade de experimentar o produto? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (194 votos, média 3,87)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

26 comentários em “Vitanol A para estrias funciona? Antes e depois e como usar”

  1. Pode usar plástico filme para cobrir enquanto dorme? Para que não haja o risco de sair com a coberta?
    No texto diz que não trata estrias antigas, entretanto na primeira imagem se trata de estrias esbranquiçadas e antigas, afinal, trata ou não? Trata apenas as estrias mais aprofundadas, é isso?

    Responder
  2. Berg, a foto do rosto a mesma coisa, e veja que a menina perdeu até a coloração do lábio superior e também usou a mesma blusa rsrsr

    Responder
  3. Estou pensando em usa o vitanol A mas minha filha tem um ano e três meses e ainda mama ai estou em dúvida se uso ou não oq vc diz

    Responder
  4. Tenho interesse de testar esse produto. Minhas estrias foram por conta da gravidez. Já testei de tudo. Preciso testar esse. Vai que dar certo.

    Responder
  5. ****** PELO AMOR DE DEUS, GRÁVIDAS NÃO PODEM USAR ******
    NÃO USE SE ESTIVER PENSANDO EM ENGRAVIDAR!!!!!!
    Pode dar má formação fetal!

    Responder
  6. Olha. Eu estou usando o Vitanol A 1mg. Com dermaroller e está indo muito bem. O resultado realmente acontece. Uso a cada 15 dias e na segunda sessão já fiquei muito feliz e
    Satisfeita. Boa sorte a todos. Lembrando que só deve passar o Vitanol a noite e no caso das estrias que ficam em partes que não tomam sol. Não precisa de protetor. Apenas uma boa hidratação durante o dia.

    Responder
  7. Oii eu uso , vou contar minha experiência uso a 3 meses estou amando o resultado , olha que minhas estrias são brancas e antigas , estou muito feliz graças a Deus achei um produto que funciona !

    Responder
  8. Bom dia sim eu tenho estrias no bumbum e tenho muita vontade de fazer um tratamento com Vitanol A para ver se realmente faz efeito.
    Sofro com essas estrias a tempo umas novas outras antigas e queria fazer o tratamento a risca de Deus meses,um ano não sei mas ver o resultado.

    Responder
    • Rodrigo de 1g na versão creme, se você puder comprar um dermaroller, vai acelerar o processo de eliminar as estrias

      Responder
        • Venho há alguns meses pesquisando o Vitanol A , uma amiga usou no rosto e obteve resultado , estou querendo usar no rosto devido a algumas.manchas que me incomoda muito e em algumas estrias são poucas mas estou querendo fazer o teste pra ver se realmente o medicamento funciona.

          Responder
  9. O mais incrível da foto do glúteo, é que conseguiram tirar a foto exatamente na mesma posição, até com a mesma calcinha.

    Responder