Sucos para Emagrecer e Saúde

Suco de Inhame para Imunidade – Como Fazer e Tomar?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Saiba se o suco de inhame para imunidade funciona mesmo e o que pesquisas cientificas concluíram sobre isso além de como fazer e tomar.

O inhame (Dioscorea) é um tipo de tubérculo originário da Ásia, África e do Caribe.

continua depois da publicidade

Frequentemente confundido com a batata doce mesmo sendo menos doce e mais rico em amido esse tubérculo ganhou uma popularidade ainda maior entre os brasileiros nos últimos anos como um alimento que ajuda a tratar os sintomas da dengue.

Existem várias receitas para que você possa adicioná-lo em sua dieta até mesmo para emagrecer, como por exemplo pão de queijo, nhoque, sopas, vitaminas, entre várias outras.

Esses tubérculos são altamente nutritivos, versáteis e podem beneficiar sua saúde de várias maneiras, como por exemplo, aumentando sua imunidade.

Informações nutricionais do Inhame

O inhame é rico em vitaminas, fibras e minerais.

continua depois da publicidade

Uma xícara com cerca de 136 gramas de inhame cozido contém:

  • Calorias: 158
  • Carboidratos: 37 gramas
  • Gordura: 0 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Fibra: 5 gramas
  • Vitamina C: 18% da ingestão diária recomendada (IDR)
  • Vitamina B5: 9% da IDR
  • Manganês: 22% da IDR
  • Magnésio: 6% da IDR
  • Potássio: 19% da IDR
  • Tiamina: 11% da IDR
  • Folato: 6% do IDR
  • Cobre: 23% do IDR

Este tubérculo não é apenas uma excelente fonte de fibra, mas também é rico em potássio e manganês que são importantes para apoiar a saúde óssea, o crescimento, o metabolismo e a função cardíaca.

O inhame contém saponina, tanino, polifenol, vitaminas, açúcares, aminoácidos, ácido urônico, ácido quelidônico, sitosterol, batasina e dioscina, além de componentes gerais.

É por isso que ele tem sido usado como ingrediente nutritivo, tonificante, revigorante do baço, restaurador e como medicamento antidiarreico na medicina oriental.

Além disso, o inhame fornece quantidades decentes de outros micronutrientes, como cobre e vitamina C.

continua depois da publicidade

O cobre é vital para a produção de glóbulos vermelhos e absorção de ferro, enquanto a vitamina C é um forte antioxidante que pode impulsionar o sistema imunológico.

Porque o inhame pode aumentar a sua imunidade

Devido a todos esses seus benefícios para a saúde, na medicina herbal oriental ele é reconhecido como um ingrediente para alimentos funcionais o que fez com que a sua popularidade, produção e consumo aumentasse em todo mundo.

Pesquisadores da Coreia do Sul pesquisarão as atividades imunoestimulantes da mucilagem do inhame.

A atividade de imunopotenciação é uma função que evita a diminuição da imunidade acompanhada de envelhecimento ou doenças.

Como resultado, o inhame mostrou ter uma forte atividade imunopotenciadora segura, ou seja, você pode consumir inhame com toda segurança e ainda por cima melhorar a sua imunidade.

continua depois da publicidade

Outro ponto importante é que o inhame tem uma ação desintoxicante e depurativa o que significa que ele auxilia na eliminação das toxinas do sangue outro fator que torna excelente o suco de inhame para imunidade.

Como fazer

Existem várias receitas de suco de inhame, e isso é ótimo porque assim você pode misturá-lo com seus ingredientes favoritos e deixar o sabor agradável para o seu paladar.

Se você deseja aumentar a sua imunidade, pode optar por fazer este suco incluindo em seus ingredientes alguns alimentos que aumentam a imunidade como por exemplo as frutas cítricas como limão, laranja, acerola, etc.

Para fazer o suco de inhame basta cozinha-lo com casta até ficar macio. Em seguida, desligue o fogo, retire o inhame da água e espere esfriar.

Descasque, corte em pedaços e bata no liquidificador com um copo americano de água.

Se preferir você também pode bater com um copo de leite.

Porém, não é recomendado tomar o suco de inhame cru, porque ele contém ácido oxálico e algumas pessoas são intolerantes à ação deste ácido podendo resultar em sintomas como coceira na garganta.

Como tomar

Para potencializar todos os benefícios do suco de inhame para imunidade, o recomendado é tomar pelo menos três vezes durante a semana.

Como você pode ver o suco de inhame para imunidade é uma ótima opção, pois ele também irá lhe fornecer muitas vitaminas e substâncias que são essenciais para uma ótima saúde.

Fontes e Referências adicionais

Você já conhecia o suco de inhame para imunidade? Pretende experimentar em casa? Comente abaixo!

4.3 de 5 (40 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou usando o suco de inhame com couve para tratar anemia.
    Porém, eu estava usando-o cru e não estava me sentindo muito bem.
    A partir dessas informações, vou usá-lo cozido.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bom dia, eu já tenho a prática de fazer suco de inhame a dois anos e seis meses, o inhame cru, sempre couve, laranja e inhame. Minha família está sendo imunizada antes da pandemia, faço suco três vezes por semana

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Dra.Patrícia Leite
    Boa noite
    Para potencializar todos os benefícios do suco de inhame para imunidade, o recomendado é tomar pelo menos três vezes durante a semana.
    Suco de INHAME...poderá tomar todos os dias ( uma vez ao dia ?)

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • sim. vou experimentar

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • O que é chamamado de inhame no sudeste é chamado de cará no nordeste. Pelo que sei, aquele com as características descritas no artigo é o "inhame do sudeste"; ele é da família das aráceas. O "inhame do nordeste" é que é da família das dioscoreáceas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite