Suco de Inhame Cru Faz Mal?

Especialista:
atualizado em 02/03/2020

Muitos procuram saber se o suco de inhame cru faz mal devido ao fato de o inhame ser um tubérculo muito consumido em todo o Brasil. No entanto, ele também é conhecido por ser bom para o coração, por reforçar o sistema imunológico, por auxiliar na perda de peso e muitos outros benefícios.

A seguir, você descobrirá suas informações nutricionais, seus demais benefícios, se o suco de inhame cru faz mal e uma série de receitas saudáveis de suco de inhame.

O inhame, além de delicioso, tem 118 calorias a cada porção de 100g. Apresenta baixos teores de gordura e fornece nutrientes como proteínas, fibras, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, B6 e C ao organismo.

E se você está preocupado em saber se o inhame cru faz mal, também pode te interessar saber se o suco de inhame emagrece, pois talvez você tenha optado por esse suco por já ter ouvido falar que ele facilita a perda de peso. E, na mesma linha, você também pode estar interessado em saber se o inhame prende ou solta o intestino.

Se você estiver convencido dos benefícios desse suco maravilhoso, vai gostar de saber que quando ele é associado a outros alimentos, ele pode trazer benefícios ainda maiores e até mesmo inacreditáveis. Confira a lista abaixo e surpreenda-se com os seus benefícios.

Se você já pensou em adicionar essa bebida ao seu cardápio, conheça um pouco melhor sobre as suas reais contribuições para saúde e corpo e descubra se o suco de inhame cru faz mal mesmo ou não.

Informações nutricionais

O inhame é uma das fontes de carboidrato mais presentes no plano alimentar de fisiculturistas e pessoas preocupadas com a boa forma, e essa escolha não é por acaso. Ele pode contribuir não só com o bom funcionamento de todo organismo, mas também promover a beleza e o bem estar.

Ao consumir 100 gramas de inhame cru, você está adicionando 100 calorias ao seu cardápio, e essa porção pode garantir quase 25 gramas de carboidratos e 2,3 gramas de proteínas.

Fonte de carboidratos complexos, fornecendo saciedade e energia por um maior período de tempo sem induzir a picos de insulina, o inhame marca presença tradicionalmente nos cafés da manhã de pessoas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

O inhame pode auxiliar na nutrição com o fornecimento de vitaminas A, do complexo B, C, D e muitos minerais, como cálcio, ferro, cobre, manganês, magnésio e potássio. Além de prometer ajudar na redução de medidas, ele ainda apoia a saúde da pele, olhos, ossos, além de não haver proibição para quem tem diabetes, hipertensão ou câncer.

Demais benefícios:

  • Protege contra radicais livres e demais toxinas;
  • Equilibra níveis do hormônio progesterona;
  • Auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol;
  • Contribui com a limpeza do sangue;
  • Auxilia no tratamento de diabetes.

Emagrecimento

Perder peso requer a adoção de uma alimentação equilibrada, por isso, é importante que todos os efeitos não sejam atrelados apenas ao inhame. A bebida pode garantir saciedade e um bom rendimento nos treinos e demais atividades físicas. Lembre-se, treinando melhor você estará queimando mais calorias.

Um copo médio de suco de inhame pode conter até 90 calorias e o alimento ainda contribui para uma menor absorção de gorduras. Portanto, não podemos dizer que o suco de inhame cru faz mal para o peso.

Apesar de ter sido feito com animais, um estudo publicado em 2013 no British Journal of Medicine & Medical Research mostrou que o extrato de inhame por diminuir a ingestão de alimentos justamente por causa da supressão ao apetite, contribuindo assim para a perda de peso. As fibras presentes no tubérculo também parecem colaborar com o emagrecimento. 

Obesidade

O potássio pode estimular as contrações dos músculos na região do estômago, beneficiando o trabalho do intestino grosso. Ele ainda é apontado como funcional para o tratamento de doenças como a obesidade e gordura no fígado. Ele também pode ser conveniente para quem sofre com úlcera e gastrite.

Um dos grandes fatores para casos de obesidade é a ansiedade, e o suco de inhame pode contribuir para a sua redução, auxiliando também na prevenção de cólicas e oscilações de humor, justificados pela ação sobre os níveis de hormônios.

Outros fatores que ajudam a evitar a obesidade e problemas de saúde associados ao aumento do peso são o controle do colesterol e da diabetes proporcionado pelo suco de inhame. Mas para obter esses benefícios não vale adoçar o suco. 

O inhame contém amido e fibras resistentes que auxiliam na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Uma pesquisa publicada no periódico científico Advances in Nutrition em 2013 constatou que esse tipo de amido está associado à redução do apetite, a melhor sensibilidade à insulina e também ao controle dos níveis de açúcar.

Quanto ao colesterol, um estudo de 2005 publicado no Journal of the American College of Nutrition observou os efeitos da ingestão de 390 gramas de inhame por dia durante 30 dias por várias mulheres. Foi constatado ao fim do estudo uma diminuição de 6% dos níveis de colesterol no sangue. A regulação dos níveis de colesterol é importante para quem luta contra a obesidade porque o excesso de colesterol pode levar ao acúmulo de gordura no organismo.

Fibras importantes

Se você deseja perder peso, eliminar as toxinas indesejáveis ao organismo é um dos efeitos a serem conquistados. O inhame é rico em fibras, logo, funcional para manter o funcionamento equilibrado do sistema digestório. Essas fibras podem não só favorecer a eliminação de toxinas, mas também promovem uma melhor circulação sanguínea e saúde cardiorrespiratória.

Uma publicação de 2019 da revista Food & Function mostra que as fibras do inhame aumentam a quantidade de enzimas digestivas que participam da digestão dos alimentos e elevam também o número de bactérias saudáveis no intestino.

Sem exageros

O consumo de inhame cru não é comum, mas de olho nos benefícios e alternativas para conquistar a boa forma, celebridades e figuras públicas têm influenciado seus fãs a tomar esse suco.

Vale lembrar que o consumo deve ser moderado. Se você adotar uma dieta irregular, com alta ingestão de carboidratos, gorduras e colesterol, não se pode dizer que o suco de inhame cru faz mal, mas todos os seus demais hábitos.

Além disso, tomar muito suco de inhame em uma dieta desequilibrada pode prejudicar o seu processo digestivo e causar problemas como a diarreia.

Quando o suco de inhame cru faz mal?

Quem costuma descascar inhame na cozinha, provavelmente já sentiu uma pequena coceira ao fazer isso. O responsável por esse efeito é o ácido oxálico, e um dos motivos pelo qual acredita-se que o suco de inhame cru faz mal é que há pessoas que podem ter intolerância à ação deste ácido, resultando em sintomas como a coceira na garganta ao consumir a bebida.

Se você deseja desfrutar desse aliado para conquistar a boa forma, tente começar tomando pequenas doses, para que assim note como seu organismo reagirá. Mas uma coisa que pouca gente sabe é que existem vários tipos de inhame e a espécie rica em ácido oxálico é o inhame taro, que tem formato arredondado e a casca bastante peluda e é mais comumente encontrado no sul do Brasil. E na verdade esse tipo de inhame nem é o inhame original.

O tubérculo inhame pertence ao gênero Dioscorea. Já o inhame que faz mal quando consumido cru é de outra família chamada de Colocasia que além de ácido oxálico também pode conter algumas toxinas naturais.

Se você tiver dificuldade para reconhecer o tubérculo e o produtor não souber informar direito de qual espécie se tratra, basta cozinhar o inhame, deixa-lo esfriar e só então usa-lo para preparar sua bebida. Esse cuidado elimina qualquer possível efeito colateral associado ao consumo de inhame cru.

Também é importante não exagerar na ingestão do suco de inhame porque seu alto teor de fibras pode causar efeitos adversos como náusea, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça ou vômito.

Combinações

Para tornar a bebida ainda mais completa, o suco de inhame pode contar com a presença de mais ingredientes, o que enriquece nutricionalmente a sua refeição. Vale lembrar que o inhame pode reduzir a absorção de determinados nutrientes, por isso, escolha aqueles que melhor serão aproveitados.

Frutas como limão, laranja e maçã combinam bem com o inhame e ao incluir frutas doces como a maçã na sua receita, o suco vai ficar mais gostoso e você vai poder dispensar a adição de açúcar tranquilamente.

Receitas

Há inúmeras receitas com combinações nutritivas para o suco de inhame. Veja, a seguir, algumas opções interessantes para você adicionar ao cardápio de sua dieta, eventualmente.

1. Suco de inhame com água de coco

93 calorias por porção.

Ingredientes:

  • 50 gramas de inhame cortado;
  • 300 ml de água de coco;
  • Suco de ½ limão.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao liquidificador; Adoce ao seu gosto ou tome natural.

2. Suco detox com inhame

80 calorias por porção.

Ingredientes:

  • 2 folhas de alface;
  • 2 folhas de couve;
  • 300 ml de água;
  • Suco de ½ laranja;
  • ½ kiwi;
  • 1 cenoura;
  • 1 inhame descascado.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes juntos, no liquidificador; Coe, se achar necessário.

3. Suco de inhame com maçã

76 calorias por porção.

Ingredientes:

  • Suco de 1 limão;
  • 1 inhame cortado;
  • 400 ml de água;
  • 1 maçã.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao liquidificador; Coe, se achar necessário. Adoce com mel ou adoçante, ou se preferir, beba natural.

Suco de inhame cru não faz mal

Fique tranquilo pois o inhame de verdade não faz mal, não importa se você vai ingeri-lo cru, cozido ou assado. 

Além de poder ser usado cru mesmo no preparo de um suco bem nutritivo e que pode te ajudar na perda de peso, o inhame é um vegetal versátil que pode ser incluído facilmente em qualquer tipo de receita. Ele cai bem em pratos doces ou salgados, quentes ou frios.

Algumas pessoas confundem o inhame com a batata doce branca, mas saiba que são tubérculos diferentes e o inhame é ainda mais doce e nutritivo do que esse tipo de batata. Nutrientes como fibras alimentares, compostos antioxidantes e vários minerais essenciais como o potássio, o manganês e o cobre estão presentes no inhame.

Apesar de não existirem muitas pesquisas sobre os benefícios do suco de inhame para emagrecer, vá em frente se você pretende usa-lo com esse objetivo em mente pois mal o inhame cru não vai te fazer. E se o suco não causar uma perda de peso expressiva, ao menos a sua saúde vai te agradecer pelos nutrientes e diversos benefícios que eles trouxeram.

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar de alguém que o suco de inhame cru faz mal? Já provou essa bebida ou tem curiosidade de experimentar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (116 votos, média: 3,66 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

80 comentários em “Suco de Inhame Cru Faz Mal?”

  1. para neutralizar o ácido oxalático é bom acrescentar um pouco de bicarbonato de sódio (deixa mais alcalino e ajuda um pouco a combater o câncer e outras doenças);o inhame cozido perde um pouco de suas propriedades; talves as saponinas do inhame (sabão detergente natural) possam combater um pouco o coronavírus transportados na corrente sanguínea !

    • Bom dia, o inhame TARO não pode ser consumido cru devido as toxinas, somente o inhame CARA que é mais longo e menos pelos que podem ser consumido cru, espero ter ajudado…

    • Tomei suco de inhame cru com maçã, com limão ficou muito bom. Porém para mim mal não fez. As pessoas levam muito a sério tudo que vêm na internet, vc pode ser alérgico a qualquer fruta ou verdura legumes etc. O engraçado que nunca vi ninguém falar que é alérgico a cerveja ou cigarro meio bizarro isso moralismo puro tá doido.

  2. que incrível, você tinha muitas celulites? Ou era do tipo que só você achava que tinha, porque as minhas estão berrando, nem consigo olhar. kkkkkkk

  3. comecei a tomar o suco para curar a dengue , foi otimo a cura foi mt rapido continuei tomando e agora emegrecendo tbm otimo

  4. Tenho uma jovem de vinte anos gravida os pés inchado ainda estuda ultimamemte desanimada pra estudar pode consumir leite de inhame cru nao faz mal.

  5. Eu tomo suco de inhame quase sempre. E tomo cru. Já corto uns 3 e coloco no liquidificador com água e bebo. Infelizmente sou bastante exagerada. Não me fez mal !!!

    • Faz aproximadamente 3 anos que consumo suco de inhame todos os dias. Acrescento couve, limão, mamão, farinha de côco, um pedacinho de abóbora (cubo) e maçã, bato no liquidificador com água 50ml de cloreto de magnésio (preparado). e nunca tive nenhum efeito indesejado, pelo contrário uma super disposição. Mas fiquei preocupado com a história de que ele faz mal cru

  6. Eu já tomei o suco com maçã (descobri quando tive chikungunya) e também cozido ou sopa. Nunca passei mal e nem minha família. Na realidade, eu nem sabia que tinha os que fazia mal. Eu nem sei diferenciar inhame de cará…

  7. Tomei hj pela pri7vez o suco de inhame com cenoura feito no juicer sem adição de água após tomar comecei a soar e me sentir bem e n tava com aquela fome pro almoço minha menstruação desceu hj tanbem e por incrível q pareça eu n t morrendo de coloca a nao eu tomei antes do almoço 3ooml e agora 100ml tô amando vou tomar direto agora indicar aos demais

    • Sempre faço o suco de inhame com limão e uma pitadinha de sal e gelo para ficar no ponto. Aprovação total de todos. Nunca tinha feito com maçã ou abacaxi .Agora viu experimentar deve ser ótimo!